Workshop Lições Aprendidas em Projetos

Menu de Cursos

APRESENTAÇÃO DO WORKSHOP LIÇÕES APRENDIDAS EM PROJETOS

Workshop Lições Aprendidas

A Lição Aprendida pode ser entendida como o conhecimento derivado do resultado inédito, tanto de sucesso quanto de fracasso, fruto de uma atividade  do projeto. Espera-se que o reuso do conhecimento adquirido gere novas práticas organizacionais que  tragam benefícios ao projeto e à organização.  A realidade mostra que  são pouquíssimos os casos de empresas  onde existem programas efetivos e sistemáticos para o tratamento de Lições Apendidas. Todo programa eficiente de Lições Aprendidas deve incorporar práticas de identificação, captura, armazenamento, distribuição e aplicação de conhecimento. O programa de Lições Aprendidas também deve considerar práticas de Mudança Organizacional que transformem o conhecimento adquirido em práticas organizacionais  que agreguem valor ao negócio.

Reforçando a importância da prática das Lições Aprendidas, no Guia PMBOK® 6ª edição a mesma faz parte da entrada e saída de todos os processos. Ainda, as Lições Aprendidas podem ser aplicadas como uma ferramenta de gestão dentro de qualquer área da organização.

Veja alguns dos motivos mais relevantes para implementar um o ciclo completo:

-  Melhora a qualidade de produtos e serviços mediante a redução de erros;

- Capacita à equipe de projeto  mediante a aplicação de  metodologias não formais de aprendizagem;

- Desenvolve a cultura colaborativa;

- Permite a reprodução de cases de sucesso mediante a identificação boas práticas organizacionais;

- Possibilita  que o conhecimento gerado nos projetos transcenda seus limites e se incorpore ao “saber” da organização;

- É o ponto de partida para mudanças organizacionais sustentáveis.

OBJETIVO DO CURSO

Os participantes desenvolverão habilidades para aplicar novas ferramentas baseadas em práticas de Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão da Mudança. Assim, poderão efetivamente realizar a implementação prática do ciclo completo de Lições Aprendidas.

PÚBLICO ALVO

Organizações e profissionais que trabalham em ambientes projetizados, seja utilizando a abordagem tradicional ou ágil, ou que desejam incorporar a prática de Lições Aprendidas como uma prática de gestão dentro da sua organização.

CARGA HORÁRIA

O curso tem 16 horas de duração.

Informações pelo e-mail para relacionamento@beware.com.br ou para o nosso telefone (21) 98111-4555.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Você precisa saber

  • Lições Aprendidas, o Ciclo completo.
  • O Conhecimento como recurso organizacional.  Um olhar diferente.
  • A mudança em pauta, sempre!
  • Modelo de governança para implementar o ciclo completo.
  • Alinhando a estratégia com as Lições Aprendidas.

Iniciando o Ciclo

  • Projetos tradicionais, retrospectivas e práticas ágeis.
  • Lições Aprendidas como prática de gestão organizacional.
  • Preparando o encontro de Lições Aprendidas, muito mais do que uma reunião.
  • Identificando as Lições Aprendidas,  capturando o conhecimento tácito.

Práticas de documentação e recuperação de conhecimento

  • O repositório não é um túmulo, não enterre seu conhecimento.
  • Documentar para recuperar, seja assertivo!

Disseminar, compartilhar

  • O beneficio é para toda a organização, dissemine!
  • Desenvolver a cultura colaborativa, é mandatório!
  • A tecnologia a seu favor, muito além do Whatsapp.

Implantando as Novas Práticas

  • A Mudança Organizacional apoiando o processo. Não tem outro jeito!
  • Implementando para colher resultados.
  • Práticas para incorporar o novo conhecimento.
  • Quer avaliar o ROI? É agora!

Modelo de Governança

  • Estruturando o Modelo de Governança.
  • Quem é gestor do ciclo das Lições Aprendidas?
  • Lições Aprendidas como novo serviço do PMO.

 

PROFESSORA BEATRIZ BENEZRA

BEATRIZ BENEZRA

  • Gerente de Projetos, Estrategista em Gestão do Conhecimento e Inovação, Gestor de qualidade e Mudança Organizacional.
  • Master em Tecnologia da Informação (Ciência de Dados) pela PUCRS, formada em Tecnologia da Informação pela PUCRS , tem MBA em Gerência de Projetos pela FGV, certificação HCMP (Human Change Management Profissional), certificação GREEN BELT.  Pós-graduada em  Consultoria para Implantação de Sistemas ERP e Gestão por Processos pela UNISINOS. Fundadora e Coordenadora do Grupos de Usuários de Gestão de Conhecimento e também do Grupo  de Usuários de Mudança Organizacional  da SUCESU-RS.
  • Desenvolveu sua carreira  em grandes corporações como Master Foods, Dell e durante mais de 10 anos na HP Brazil R&D.
  • Avaliadora do Prêmio Inovação do PGQP em 2012, 2013 e 2014.

CONTATO

Solicite orçamento para turmas in company ou consulte sobre próximas turmas abertas através do e-mail relacionamento@beware.com.br ou pelo whatsapp (21) 98111-4555

× Como podemos ajudar?