Agilidade em Iniciativas do Negócio

Menu de Cursos

Agilidade em Iniciativas do Negócio

Em um mercado globalizado, altamente competitivo, volátil e incerto, as organizações precisam, cada vez mais, encontrar formas ágeis de, continuamente, identificar, priorizar, executar e acompanhar suas iniciativas do negócio. Essas iniciativas devem ser centradas em projetos ou no desenvolvimento de produtos? Na verdade, devemos utilizar uma abordagem híbrida, sendo algumas das iniciativas do negócio centradas no desenvolvimento de produtos, utilizando o conceito de fluxo de valor (value stream), e outras centradas em projetos. Essas iniciativas de negócio podem estar ou não inseridas em um programa, e devem ser definidas como desdobramento dos objetivos estratégicos da organização, criando o que chamamos de portfólio híbrido de iniciativas.

Além do conceito de portfólio híbrido, contendo algumas iniciativas centradas no desenvolvimento de produto e outras tratadas como projetos, temos também a possibilidade de utilização de uma abordagem híbrida na gestão de um projeto. A abordagem híbrida em um projeto ocorre quando temos nele o desenvolvimento preditivo do escopo (tradicional) em algumas entregas e o desenvolvimento adaptativo (ágil) em outras.

Este minicurso apresenta, de forma clara e objetiva, o desdobramento da estratégia em um portfólio híbrido de iniciativas (fluxos de valor, projetos ou programas), apresentando exemplos e casos de cada uma dessas iniciativas. Também trata da abordagem híbrida da gestão de projetos onde são exemplificadas entregas com desenvolvimento adaptativo e preditivo.

CARGA HORÁRIA

3 horas

EMENTA

Organização enxuta x organização ágil. Os 3 horizontes de planejamento para o crescimento organizacional. O desdobramento da estratégia em iniciativas. Processo de seleção de iniciativas para o portfólio. As diferenças e semelhanças entre projeto, processo, fluxo de valor, programa e portfólio. O que é ser ágil na gestão de iniciativas. Desenvolvimento preditivo x desenvolvimento adaptativo de produtos e serviços. Frameworks ágeis e tecnologias de apoio mais utilizados no mercado.

TURMAS

Para saber se temos previsão de turma aberta para este curso, acesse a agenda clicando aqui. Caso se interesse, faça uma pré-inscrição, sem compromisso, em https://forms.gle/o6tZbrM5izUcMj5A8 

PROFESSOR

Carlos Magno da Silva Xavier foi eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor em Administração de Empresas pela Universidad Nacional de Rosário – Argentina (Título validado pela UFRJ) e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. É Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil e Sócio-Diretor da Beware Consultoria e Treinamento. Sua experiência profissional, de mais de vinte anos, inclui a consultoria para várias Organizações (TIM, Eletronuclear, BR Distribuidora, Eletropaulo, Marinha do Brasil, Iguatemi, BRF, Emgepron, SESC-Rio, Prudential, Petrobras e outras). É autor/coautor de vinte e um (21) livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware®” – eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado “Project Management Professional” (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e professor convidado de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, PUC-RJ, PUC-RS, Fundação Dom Cabral e UFRJ. A sua tese de doutorado, “As Balas de Prata no Gerenciamento de Projetos”, recebeu o prêmio de “Projeto Acadêmico do Ano de 2014”, durante o 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. Foi Vice-Presidente de Comunicação do PMI-Rio na gestão 2006/2007 e Líder do grupo PMI-Rio no Terceiro Setor de 2003 a 2007.

Conheça também o minicurso “Agilidade em Projetos Não Software” .

 MAIS INFORMAÇÕES

Solicite informações adicionais e/ou orçamento para turmas in company por meio do e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111-4555.

 

 

× Como podemos ajudar?