Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo
Serão apresentados os conceitos e exemplos de como utilizar as ferramentas e técnicas para Planejar o Gerenciamento dos Riscos; Identificar os Riscos; Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos; Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos; Planejar as Respostas aos Riscos; Implementar as respostas aos Riscos e Monitorar os Riscos.
O MÉTODO
Exercícios práticos irão auxiliar na fixação dos conceitos. Serão apresentados, e exercitados na prática, os principais cuidados no processo de estimativas de valores para riscos e para as respectivas respostas.
Esses cuidados permitirão administrar as incertezas utilizando simulação de Monte Carlo através do uso do software @Risk.
Os participantes usarão o @Risk em situações de pré-contrato (proposta) e de execução do contrato, com foco no custo e no lucro.
Cada um deverá usar um notebook, com o MS/Excel instalado, para a realização dos exercícios e utilização do @Risk (versão trial) a ser disponibilizada para o aluno que não tiver o software instalado no computador.
PÚBLICO ALVO
Profissionais que entendem a importância da gestão de riscos para o sucesso do projeto e garante PDUS.
OBJETIVO
O objetivo do curso é definir conceitos de gerenciamento de projetos vinculados sistemática de gerenciamento de riscos.
Após a realização do curso, os alunos terão a capacidade de:
- Aplicar em seu projeto o Novo Conhecimento.
- Atuar criticamente, analisar as questões, novos paradigmas apresentados e procurar soluções técnicas a partir do novo conhecimento adquirido.
CARGA HORÁRIA E PDUS
O curso tem 16 horas de duração, sendo realizado em 2 dias, no horário das 08:30 as 17:30hs com uma hora de intervalo para almoço. O curso vale PDUs para o PMI.
ROTEIRO
DIA 01 (Foco no Valor Esperado usando excel)
Boas práticas em gestão de riscos em projetos de acordo com o PMBOK® Guide
-Planejar o Gerenciamento dos Riscos;
-Identificar os Riscos;
-Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos;
-Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos;
-Planejar as Respostas aos Riscos;
-Implementar as Respostas aos Riscos;
-Monitorar os Riscos.
DIA 02 (Prática na ferramenta @risk)
Aplicando incertezas na Gestão de Riscos
-Estimativas de valores para riscos e para as respectivas respostas.
-Administrar as incertezas utilizando simulação de Monte Carlo.
- Os participantes usarão o @Risk em situações de pré-contrato (proposta) e de execução do contrato, com foco no custo, no lucro e no cronograma.
Prof. LUIZ FERNANDO DA SILVA XAVIER
- Certificado como Risk Management Professional (PMI-RMP);
- Certificado como Project Management Professional (PMI-PMP);
- Mestre e Doutorando em Administração de Empresas;
- Professor do Programa de Cursos Conveniados do FGV-Management, da Fundação Getúlio Vargas desde 1998;
- Coautor de 6 (seis) livros incluindo: "Metodologia de Gerenciamento de Projetos - Methodware®" (Brasport – 3ª edição - 2014);
- "Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos – Uma adaptação da Basic Methodware" (Brasport - 2014);
- "Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware" (Brasport - 2013);
- "Metodologia Simplificada de Gerenciamento de Projetos - Basic Methodware" (Brasport - 2011);
- "Gerenciamento de Escopo em Projetos" (FGV - 3ª edição - 2010);
- "Qualitividade : Excelência e Competitividade pela Qualidade em Serviços" (UFF - 2002).
METODOLOGIA DE ENSINO
Todos os nossos instrutores são certificados PMP, são profissionais com experiência acadêmica e de mercado. Também são atuantes em consultoria, o que os mantém atualizados. Conheça aqui a metodologia de ensino e aprendizado da Beware.
DEPOIMENTOS
“Destaco os exercícios práticos realizados aliados à teoria, o que além de dinamizar favorecem a fixação do aprendizado.”CMG José Antônio Rodrigues - Gerente de Orçamento e Finanças Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear.
“O principal aspecto positivo foi o conhecimento sobre o tema, demonstrado pelo professor. A este somam-se: a plena abordagem ao tema, apropriada à carga horária, as instalações que abrigaram o curso e o material didático.”
Renato Porthun – Planejamento e Controle da Qualidade dos processos CASNAV Centro de Análise de Sistemas Navais.
OBSERVAÇÕES FINAIS
O @Risk foi reescrito e está mais eficiente (@Risk 8). Entretanto, as funcionalidades que eram associadas ao MS/Project ainda não foram disponibilizadas. Neste caso, apesar de abordar o foco no cronograma no curso, só teremos como praticar com o MS/Project associado caso a nova versão (ou uso da versão 7) seja disponibilizada pela Palisade.
PRÓXIMAS TURMAS, INVESTIMENTO, FORMAS DE PAGAMENTO E INSCRIÇÃO
17 e 18 de janeiro de 2024 - Online
06 e 07 de março de 2024- Presencial
Solicite orçamento para turmas fechadas ou consulte sobre próximas turmas online previstas através do e-mail relacionamento@beware.com.br ou pelo WhatsApp (21) 96913-1353