Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing

Menu de Cursos

Aprenda com Ana Luiza Xavier e Carlos Magno Xavier, coautores do livro “Gerenciamento de Projetos de Marketing”, como ter sucesso em suas iniciativas, desde o planejamento estratégico de marketing até a sua implementação.

 

POR QUE VALE A PENA FAZER ESTE CURSO?

Realização de eventos, criação de campanhas de comunicação, lançamento de produtos e serviços e muitas outras ações, realizadas por profissionais de marketing e comunicação, devem ser tratados como projetos. Com o incremento do marketing digital e de tecnologias como big data, machine learning, inteligência artificial, ferramentas de automação e outras, o mercado ficou totalmente focado em dados, produtividade e resultados.

Este curso está alinhado com esse cenário, aplicando práticas modernas de gestão de projetos nas áreas de comunicação e marketing, contribuindo para o aumento da eficácia das iniciativas e para a previsibilidade de prazo e custo dos projetos, agregando valor mais rápido para o negócio.

Utilizamos um modelo Canvas para a concepção colaborativa de projetos de marketing, em conjunto com a metodologia Basic Methodware® (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também incorporamos uma abordagem ágil de desenvolvimento de produtos e serviços (Scrum) e uma forma colaborativa e visual de acompanhamento de projetos (Kanban).

 

INVESTIMENTO E PRÉ-INSCRIÇÃO

Acesse: https://forms.gle/w981HP1EsLA2NQyP8  

 

CARGA HORÁRIA
18 horas

 

OBJETIVOS DO CURSO

Este curso visa:
• Agilizar o processo de planejamento de comunicação e de marketing por meio de metodologias ágeis
• Apresentar uma metodologia simplificada e prática para a gestão de projetos
• Ensinar e exercitar como adotar ferramentas estratégicas ao desenvolver e planejar uma ação ou campanha de comunicação e de marketing
• Aumentar a assertividade dos projetos e amplificar os resultados das ações de comunicação e de marketing, por meio de práticas de gestão de projetos e novas ferramentas de comunicação.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área de comunicação ou de marketing, que buscam conhecer práticas de gerenciamento de projetos para implementar em suas ações de marketing e ter maior assertividade em seus resultados.

 

EMENTA

 

• 1ª aula – Conceitos Básicos e Agilidade na Gestão de Projetos de Marketing

  • A relação entre Projeto, Programa, Portfólio e Processo;
  • A evolução da gestão de projetos ao longo da história;
  • O que é o sucesso de um projeto?
  • Agilidade na Gestão de Projetos de Marketing (O que é ser ágil na gestão de projetos; Desenvolvimento de produtos e serviços: preditivo (tradicional / cascata) x desenvolvimento adaptativo (ágil); Abordagem híbrida na gestão de projetos; Exemplos; Frameworks ágeis e tecnologias de apoio mais utilizados no mercado; Framework Scrum. Papéis no Scrum. O Scrum Master. O Product Owner. Backlog. Cerimônias do Scrum; Pontos fortes e desafios do desenvolvimento ágil).

2ª aula – Planejamento Estratégico de Marketing

  • O que é um Plano Estratégico de Marketing;
  • Definição da persona;
  • Diagnóstico baseado na oportunidade ou problema encontrado, que será endereçado ou resolvido no projeto;
  • Meta SMART, com o claro entendimento do que se espera ser alcançado

• 3ª aula – Planejamento Estratégico de Marketing (continuação)

  • Mapa de comunicação dos stakeholders;
  • Arquétipo;
  • Casa de mensagem;
  • Estratégias owned, paid e earned no funil de comunicação, ou seja, estratégias nos canais proprietários, pagos e com espaço conquistado.

4ª aula – O Projeto de Implementação de um Plano Estratégico de Marketing

  • A Criação Colaborativa do Projeto com o Project Canvas Methodware®.
  • Os processos de gerenciamento de um projeto (Iniciando o Projeto: Autorizar o início do projeto; Planejando o projeto: Identificar os envolvidos; Planejar o Escopo e a qualidade).

5ª aula - O Projeto de Implementação de um Plano Estratégico de Marketing (continuação)

  • Os processos de gerenciamento de um projeto – continuação (Planejar as Respostas aos Riscos; Planejar as Comunicações; Planejar o Tempo e os Recursos; Planejar as Aquisições; Planejar o custo; Aprovar o Plano do Projeto. Executando o Projeto: Gerenciar a execução do Projeto. Monitorando e Controlando o projeto: Checar o trabalho do projeto; Agir para corrigir distorções. Fechando o projeto: Encerrar o projeto).

6ª aula – A Execução do Plano Estratégico de Marketing

  • Metodologia GROWS, para acompanhar o dia a dia, entender o que está dando certo no plano e o que você precisará melhorar.
  • Metodologia I.C.E para priorização das atividades de ajuste do plano
    Indicadores (CAC, LTV, ROI etc.)

 

PROFESSORES

Ana Luiza Xavier (https://www.linkedin.com/in/ana-xavier/)

Premiada, coautora do livro Gerenciamento de Projetos de Marketing, especialista em planejamento estratégico e apaixonada por marketing, Ana Xavier é formada em Comunicação Social pela ESPM, pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV e em Comunicação Digital pela INFNET. Também fez curso de extensão em marketing na University of California Irvine e atuou na área em empresas brasileiras (Light, Aliansce Shopping Center etc.) e americana (World Wide Motion Pictures, na Califórnia). Como consultora, elaborou o planejamento estratégico de marketing para diversas empresas: ONS, Vale, GSK, ExxonMobil, Barra Shopping, Sodexo, azeite Gallo, Norsk Hydro, Ajinomoto aminoVITAL, EY, BP Bunge, Open Society, Horizonte Minerals e outras.

Carlos Magno Xavier (https://www.linkedin.com/in/magno-xavier/)

Eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Sócio-Diretor da Beware Consultoria e Treinamento e sua experiência profissional, de mais de vinte e cinco anos, inclui a consultoria na sistematização do gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em várias Organizações (TIM, Eletronuclear, BR Distribuidora, Eletropaulo, Marinha do Brasil, Iguatemi, Emgepron, SESC-Rio, Petrobras e outras). É autor/coautor de vinte e um (21) livros, dentre eles “Gerenciamento de Projetos de Marketing”. É certificado “Project Management Professional” (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e professor convidado de MBAs da Fundação Getúlio Vargas.

 

 MAIS INFORMAÇÕES

Solicite informações adicionais e/ou orçamento para turmas in company por meio do e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111-4555.

 

 

× Como podemos ajudar?