Curso de Estratégia Empresarial

Menu de Cursos

SOBRE O CURSO:

Identidade Empresarial. Análise do Macroambiente. Planejamento Estratégico: Matrizes e Modelos para Análise do Ambiente Externo: Matriz PEST, Modelo das Forças de Porter. Matrizes e Modelos para Análise do Ambiente Interno: Competências e Capacidades, Forças e Fraquezas, Fatores Críticos de Sucesso; Diagnóstico SWOT. Formulação Estratégica: Matriz de Ansoff, Estratégias genéricas, Cadeia de Valor, Sistema de Atividades, Estratégias Funcionais. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios, Implementação e Controle Estratégico: O “Balanced Scorecard”. Objetivos e plano de ação: Características e ferramentas.

OBJETIVOS:

Definir uma estratégia empresarial com base em ferramentas de planejamento estratégico para implementar um plano corporativo que possa ser bem comunicado, calcado em indicadores mensuráveis e monitorados regularmente. Exercitaremos metodologias de Planejamento Estratégico com o uso vários “case studies.

METODOLOGIA

Aulas expositivas dos aspectos teórico-conceituais, calcadas em exemplos de aplicabilidade prática, exercícios e estudo de caso com apoio de filmes e slides.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Apresentações e expectativas;
  • Porque elaborar estratégias empresariais;
  • Como definir as estratégias organizacionais;
  • A definição de uma identidade empresarial;
  • O estudo dos cenários possíveis;
  • As ferramentas estratégicas mais usadas pelas organizações;
  • O estabelecimento de indicadores bem alinhados com as estratégias;
  • O processo de Comunicação interno e externo (Stakeholders);
  • A monitoração dos resultados através do BSC (Balanced Score Card);
  • Análise de desvios e definição de planos de ação.

 

Carga horária: 24 horas

Sábados das 8:30 às 17:30

Local: Centro do RJ.

Professor: João Teixeira de Azevedo Neto 

CURRÍCULO SUMARIZADO

  • Experiência Executiva em Gestão de Negócios, abrangendo: Recursos Humanos, Finanças,
  • Administração e Tecnologia da Informação, com foco em: Planejamento Estratégico, BSC (Balanced Score Card),
  • Programas de Educação, Comunicação, Finanças Corporativas, Programas de Desenvolvimento, Carreira, Coaching, Remuneração Estratégica e Gestão por Competências;
  • Graduado em Economia com MBA Executivo pela COPPEAD /UFRJ. Cursos Internacionais de Especialização emInternational Employee Relation e Business and Human Resources Consulting Skill nos Estados Unidos;
  • Professor de Graduação, Pós-Graduação e MBA da FGV, ESPM, IBMEC e UCAM nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing e Gestão de Pessoas;
  • Consultor de Estratégia Empresarial, com cursos no Conselho Regional de Economia e no IBEF (Escola de Finanças)
  • Mestrando em Gestão e Economia com foco em Estratégia Empresarial;
  • Membro do Congresso Mundial de RH em Lisboa em 2003 e no Brasil em 2004;
  • Diretor Corporativo do GRUPISA (Grupo de Salários);
  • Profissional do ano pela ABRH-Rio em 2001;
  • Cargos de Gestão: Companhia Siderúrgica, IBM Brasil, IBQN, Petroflex e ILOS;
  • Gerente de Programas de Educação da IBM de 1992 a 1994;
  • Diretor de Recursos Humanos, Administração e Tecnologia da Petroflex.
  • Três destaques na Revista Exame: 100 melhores empresas para se trabalhar nos anos: 2000, 2002 e 2003.