GIP4 MAIO 2022

Habilidades para o futuro, o papel da tecnologia e a felicidade são temas da revista deste mês.

Você também pode ler a revista em PDF Beware - GIP4 maio 2022 Habilidades para o Futuro


As Habilidades para o Futuro

"Voltem para o escritório ou sejam demitidos!" Qual a sua opinião a respeito? 

Entre as “AS 10 PREVISÕES ESTRATÉGICAS PARA 2022 EM DIANTE” divulgadas pelo GARTNER em outubro de 2021, o Trabalho Híbrido está na quarta posição.

Segundo a previsão, até 2024, 30% das equipes corporativas estarão sem chefe devido à natureza ágil e híbrida do trabalho. Com a adoção ágil em 30% e trabalho híbrido em 50% de uma organização, cerca de um terço das equipes poderá operar sem um papel de gerente tradicional.

Com o aumento da força de trabalho híbrida, grande parte dos gestores não tem o conjunto de habilidades necessárias para gerenciar funcionários em situações remotas ou híbridas, e apenas 47% dos funcionários acreditam que seu gestor pode levar a equipe ao sucesso no futuro.

Sem dúvida, o trabalho remoto é um desafio. Por um lado, flexibilidade, liberdade. Por outro lado, existem cada vez maiores reclamações em relação à produtividade, colaboração e comunicação. Mas por quê? Provavelmente porque estamos pegando uma organização "velha" e colocando um nome "novo". O futuro do trabalho é híbrido, exigindo novas capacidades organizacionais, tecnologias e modelos de gestão. Consequentemente, as pessoas precisam adotar melhores formas de organização, adquirir habilidades digitais e desenvolver abordagens de colaboração.

Leia mais no artigo em “Elon Musk: O Futuro do Trabalho é uma Evolução” de Mário Trentim


Tecnologia: o novo idioma do mundo

Com a necessidade de adaptação constante entre o tradicional e o digital, surge a demanda constante de aprendizado. Isto é, ter a capacidade de adquirir novos conhecimentos, reaprender e desaprender conceitos para o resto da vida. Habilidades digitais, sobretudo, são competências para se adaptar ao novo, com agilidade.

Segundo a pesquisa realizada pela McKinsey & Company, os profissionais do futuro deverão reunir competências técnicas, tecnológicas, psicológicas e relacionais, para obter sucesso em um mercado de trabalho cada vez mais marcado pelas transformações digitais.

Mas, engana-se quem pensa que conhecimentos digitais são necessários apenas para quem deseja atuar em áreas da Tecnologia da Informação! O futuro do trabalho vai ser diretamente impactado, o que transformará ainda mais todas as áreas da economia, como, por exemplo, indústria, comércio e logística.

Desta forma, como fica a Gestão de Projetos? Será a Tecnologia o novo idioma do mundo?

Mario H Trentim, de forma lúcida como sempre, reforça que “Não basta descobrir. É preciso praticar!” e preparou um artigo que mostra quais são as habilidades e competências necessárias para aproveitar as novas oportunidades do século 21. Topa o desafio de aprender e aplicar?

Leia mais sobre o tema em seu artigo.


A Felicidade e a Construção da Imagem profissional

Quando se fala de imagem pessoal, qual você deseja transmitir ao mundo? Muitas vezes a imagem pode não condizer com suas metas e objetivos. No entanto, uma imagem se constrói com o reflexo de seus valores e sua busca pelo que almeja para sua vida.

A imagem que passamos de nós mesmos, por exemplo, ainda que a gente se esforce por torná-la a melhor possível, esse melhor nasce das nossas experiências, se baseia nos valores pessoais. E deve haver esforço contínuo em sua manutenção. Isso transmite credibilidade.

O futuro precisa ser conquistado e o passado faz parte da nossa bagagem, da nossa história, mas é o agora que dita o rumo que teremos na vida, afinal de contas, “águas passadas não movem moinhos”! Este é o tema abordado na Newsletter do LinkedIn de autoria do professor Elson Teixeira, que utiliza uma linguagem simples e objetiva para tratar de assuntos como felicidade, aparência e a construção da imagem pessoal e profissional.
Leia mais no artigo do professor Elson Teixeira e inspire-se!


Livro do Mês: “Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos: uma adaptação da metodologia Basic Methodware”

As reestruturações e implantações de processos nas organizações devem ser tratadas como projetos. Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos não estão atendendo às expectativas dos clientes, conforme resultado da pesquisa PMSURVEY.ORG, que comprova que os problemas mais comuns dos projetos são de comunicação. Devemos, então, abandonar os métodos tradicionais? Na verdade, não. É impensável achar que não precisamos fazer cronogramas, gerenciar riscos ou até mesmo combinar escopo.

O que devemos fazer é utilizar métodos híbridos, ou seja, que combinem artefatos tradicionais de metodologias simples (tais como da metodologia Basic Methodware®) com métodos ágeis (tais como Scrum) e com melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders (tais como Canvas e Kanban).

Neste livro utilizamos um modelo Canvas para a concepção de projetos de mapeamento e redesenho de processos, em conjunto com a nossa metodologia (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade.

Adquira seu exemplar aqui


Curso do Mês: Gestão Moderna de Projetos

"No início de um projeto podemos fazer tudo, mas não sabemos nada. Ao final do projeto sabemos tudo, mas já não podemos fazer nada". Peter Drucker

Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos não são suficientes para realizarmos, hoje, a gestão efetiva de projetos. É necessário ganhar agilidade, utilizarmos métodos híbridos, ou seja, que combinem artefatos tradicionais de metodologias simples, com métodos ágeis e melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders.

Para atualizar os profissionais em gestão de projetos, o professor Carlos Magno da Silva Xavier ministrará uma oficina prática, pela ferramenta Zoom, a partir de 27 de julho. Esse curso também está disponível para turmas fechadas In Company, sob consulta.

Para saber mais detalhes acesse a página do curso ou entre em contato pelo WhatsApp 21 981114555.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?