GIP4 ABRIL 2022

Agilidade no negócio, as habilidades essenciais para o profissional, a depressão nas equipes de projeto, e a gestão moderna de projetos, são temas da edição de abril de 2022. 

Você também pode ler a revista em PDF _Beware - GIP4 abril 2022


Agilidade no Negócio

Peter Drucker dizia “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Por isto, as organizações fazem seu planejamento estratégico. Para implementar os objetivos, definidos pela estratégia, atividades são implementadas, seja em formato de projetos, programas ou processos / fluxos de valor.

Agilidade organizacional é a expressão do momento. As características fundamentais das Organizações Ágeis são:

  • Entender a necessidade de mudar e reagir mais rápido do que a velocidade de mudança do ambiente;
  • Entregar um fluxo contínuo de valor para o cliente e a Organização;
  • Utilizar ciclos curtos de entrega e aprendizado, com desenvolvimento adaptativo de produtos e serviços;
  • Utilizar modelo de gestão e processos enxutos com melhoria contínua (Lean).

Essa necessidade de ser ágil está diretamente ligada à evolução exponencial da tecnologia.


Habilidades essenciais para o profissional se manter no mercado

Mário Trentin, no artigo “Quais são as Habilidades para Garantir seu Emprego no Futuro?”, coloca que a expansão digital está transformando o mercado de trabalho de forma disruptiva e que, para garantir as novas oportunidades e ter estabilidade no trabalho, é fundamental ganhar mais agilidade e investir no desenvolvimento de diversas habilidades, cujas áreas abrangem cognição, autoliderança, interpessoalidade e, principalmente, tecnologia.

Hoje os profissionais mudam de emprego com certa frequência. No futuro próximo precisarão mudar de profissão, pois em várias delas os profissionais serão substituídos pela tecnologia.

No artigo A História e o Futuro da Gestão de Projetos,  o Prof. Carlos Magno Xavier escreveu que novas tecnologia de colaboração e IA (Artificial and Data Intelligence Technology), darão um suporte mais rápido e efetivo no planejamento e nas tomadas de decisão na gestão de projetos. Por exemplo, os cronogramas iniciais e registros de riscos serão criados pela IA usando dados históricos como base.

Veja também as 10 previsões estratégicas para 2022 do Gartner


A Depressão nas Equipes dos Projetos

As equipes de projetos estão recebendo metas cada vez mais desafiadoras de prazo, custo e resultados para o negócio. Junte-se a isto uma geração muito competitiva (na faixa dos 25 aos 35 anos) e temos: aos 25, omeprazol; aos 30, rivotril; e aos 35, stent. Eu não me lembro de nenhum amigo comentar, lá pela faixa dos meus vinte e poucos anos, que tinha dificuldade para dormir. Infelizmente vejo muito disto acontecendo hoje.

Os índices atuais de depressão são dez vezes mais altos do que em 1960 (SELIGMAN, M. E. P. Authentic happiness. New York: Free Press, 2002. p. 117). A cada ano, o limiar de pessoas infelizes decresce. Há 50 anos, a idade média para começar uma depressão era de 29,5 anos de idade. Hoje, ela é quase exatamente a metade disso: 14,5 anos de idade.

Caso tenha interesse em ler a continuação deste artigo, onde eu também comento acerca do livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, baixe o artigo completo clicando aqui

Por Carlos Magno Xavier


Gestão Moderna de Projetos

 

"No início de um projeto podemos fazer tudo, mas não sabemos nada. Ao final do projeto sabemos tudo, mas já não podemos fazer nada". Peter Drucker

Em razão do atual cenário de evolução tecnológica e da busca constante por inovações, a gestão de projetos teve de evoluir. Tudo se resume em gerar valor mais rápido para o cliente.

Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos não são suficientes para realizarmos, hoje, a gestão efetiva de projetos. É necessário ganhar agilidade, utilizarmos métodos híbridos, ou seja, que combinem artefatos tradicionais de metodologias simples, com métodos ágeis e melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders.

Para atualizar os profissionais em gestão de projetos, o professor Carlos Magno da Silva Xavier ministrará uma oficina prática, pela ferramenta Zoom, a partir de 6 de julho. Esse curso também está disponível para turmas fechadas In Company, sob consulta.

Para saber mais detalhes acesse a página do curso ou entre em contato pelo WhatsApp 21 981114555.


Livro do Mês: eBook: Metodologia de Gerenciamento de Projetos - Methodware

A grande maioria dos livros de gerenciamento de projetos existentes no mercado apresenta “o que” é necessário para o gerenciamento de projetos, sem entrar no mérito de “como” esses processos devem ser realizados e em que sequência.

A metodologia apresentada mostra aos leitores “como” implementar as boas práticas sugeridas pela publicação, da área de gerenciamento de projetos, mais vendida no mundo – A Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK®), publicada pelo Project Management Institute (PMI).

O livro, que está em sua 3a edição, é voltado para a prática e, por isso, utiliza o projeto de um treinamento para exemplificar os procedimentos de cada processo da metodologia. A metodologia apresentada foi elaborada em 2003 e desde então tem sido implantada em diversas organizações.

Para adquirir o exemplar, acesse aqui.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Preencha as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis. Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de julho de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)10 de julho de 2024

Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)07 e 08 de agosto de 2024
Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)4, 5, 11 e 12 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)9, 10, 16, 17, 23 e 24 de setembro de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)12 e 13 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)02 e 03 de outubro 2024
Curso "Gestão Moderna de Projeto"24hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de outubro de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?