GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – SETEMBRO/ 2018


O Guia PMBOK®, desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), é um guia das melhores práticas de gestão de projetos. Ele mostra ‘o que fazer’ para potencializar o atingimento das metas dos seus projetos.

A 6º edição aponta 10 áreas de conhecimento para o gerenciamento: Escopo, Cronograma, Integração, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas. Desmembraremos a independência do Brasil pela ótica de cada área de conhecimento. Leia aqui.

Eleito, em 2010, uma das 5 personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos, Carlos Magno Xavier é sócio fundador da Beware Consultoria e Treinamento e professor da FGV, UFRJ e FDC. Sempre por dentro das tendências e novidades do mercado, Carlos Magno tem o costume de postar atualizações em seu Linkedin e foi de lá que retiramos 7 dicas para aumentar a eficiência e eficácia do seu gerenciamento de projetos.

Independentemente do seu projeto ser simples ou complexo, esperamos que estas dicas te ajudem a aumentar sua produtividade, seus resultados e a competitividade da sua empresa. Continue lendo aqui.


2) Agenda de Cursos da Beware (Turmas Abertas)

Desde 2015, a Beware é Registered Education Provider (R.E.P.) pelo PMI, atendendo a todos os critérios de qualidade, garantindo PDU´s aos seus alunos e te ajudando a se destacar no mercado de trabalho. Clique no curso abaixo ou entre em https://beware.com.br/servicos/cursos .

Workshop de Gestão de Portfólio e Programas. 16 de Outubro Rio de Janeiro 

(Niterói)

Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo  22 e 23 de Outubro Londrina
Do Project Canvas ao Plano do Projeto 05 e 06 de Novembro Rio de Janeiro 

(Niterói)

Gestão Moderna de Projetos Projetos 05,06 E 07 de Novembro Rio de Janeiro 

(Niterói)

Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo  26 e 27 de Novembro Foz do Iguaçu
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 11 e 12 de Dezembro  Brasília

 

Garanta já a sua vaga, antes que a turma lote!

Vamos até você! Para cursos In Company, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

 


Engana-se quem pensa que gestão de projetos só deve ser realizada em empresas grandes e para projetos complexos. Na verdade, você pode aplicar as boas práticas de gestão para projetos simples ou até para os que são pessoais, tais como emagrecer, organizar um churrasco ou até mesmo realizar uma transição de carreira. Em qualquer uma dessas situações você precisará refletir sobre o tempo, recursos e escopo necessários para atingir o objetivo; o custo envolvido, o que precisará comprar (aquisições), quem irá te ajudar e qual o papel dele(a); como se comunicará com os envolvidos; como se certificará que o objetivo será atendido (qualidade), e como integrar as atividades para otimizar tempo e, principalmente, quais os riscos.

Uma festa de criança pode ser um risco para quem quer emagrecer, assim como o risco de chuva deve ser levado em consideração quando se organiza um churrasco. E não pense que só temos riscos negativos (ameaças). As oportunidades também são riscos, só que positivos. E é justamente sobre riscos que iremos tratar neste artigo. Veja aqui.


COMO ME CERTIFICAR DE QUE O PROJETO ACONTECERÁ DENTRO DO PRAZO E CUSTO ESTIMADO?

COMO REDUZIR O IMPACTO DAS CONSTANTES MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NO MEU PROJETO?

COMO ASSEGURAR QUE OS OBJETIVOS DOS PROJETOS SEJAM CUMPRIDOS?

 

GERENCIAMENTO DE RISCOS

A Beware apoia as empresas na identificação, análise (qualitativa e /ou quantitativa) e resposta aos riscos de projetos, como forma de aumentar a previsibilidade dos resultados. Também elaboramos o plano de atuação em momento de crise.

Realizamos consultoria no gerenciamento de Riscos para projetos da Petrobras, OAS, Queiroz Galvão, Bombardier, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Norskan Offshore, DOF Subsea, Emgepron e ECMAN.

Entre em contato para entender como você pode aumentar a probabilidade de sucesso do seu projeto.

Envie e-mail para beware@beware.com.br ou ligue (21) 3603.0202.


Somos bombardeados, a cada minuto, por centenas de informações, oriundas de várias formas de comunicação: voz, música, livros, Internet, e-mail, WhatsApp, Facebook etc.

Isso faz com que tenhamos dificuldades para filtrar o que realmente é importante e, em alguns casos, com que tomemos decisões equivocadas no gerenciamento de projetos, baseadas em dados imprecisos. Leia aqui.


Livro do Mês: AS BALAS DE PRATA NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Quais são as práticas que aumentam a chance do sucesso no gerenciamento de projetos no Brasil, nas dimensões processo, tecnologia, pessoas e organização?

Essas práticas foram chamadas, neste livro, de “balas de prata”, que são ações que têm uma maior eficácia na solução de um problema. Para o levantamento de dados, o autor, Carlos Magno Xavier, realizou uma pesquisa com 202 projetos no Brasil, dos mais variados tipos de organização, categorias, orçamentos e prazos.

Das 106 práticas pesquisadas, 9 foram associadas ao ótimo resultado de prazo, 5 ao ótimo resultado de custo, 25 ao ótimo resultado para o negócio e 34 aos ótimos resultados ou de prazo, ou de custo ou para o negócio. Os agrupamentos de práticas referentes ao gerenciamento dos “Riscos”, “Pessoas” (conhecimentos e habilidades do gerente do projeto, assim como as atitudes dos executivos, clientes, equipe e colaboradores do projeto) e o gerenciamento de “Tempo, Escopo e Integração”, foram os que mais influenciaram nos resultados ou de prazo, ou de custo ou para o negócio.

Compre o livro aqui.


Dia do Cliente

Veja a nossa mensagem, e agradecimento, para você! Clique nas imagens para assistir aos vídeos.

Aproveite para curtir a página da Beware no Facebook para ficar antenado nas novidades e materiais exclusivos sobre gerenciamento de projetos, processos, programas e portfólio.

Curta aqui facebook.com/bewareconsultant

 

 

Mensagem