A abordagem mais utilizada em projetos; o Modelo SHARP para avaliar habilidades pessoais; Como parar de fazer o micro gerenciamento; e os 7 Segredos das Equipes Virtuais de Alta Performance, são temas da edição de setembro da revista GIP4.
Você também pode ler a revista em PDF REVISTA GIP4 - Ed. setembro 2021
Conteúdo
Qual a abordagem mais utilizada em projetos: adaptativa (ágil), preditiva (em cascata) ou híbrida?
No entender de Carlos Magno Xavier, diretor da Beware, um projeto com abordagem híbrida requer que tenhamos uma ou mais entregas (produtos e serviços) sendo desenvolvidas com escopo preditivo (por exemplo, um treinamento que será feito para os colaboradores, cujo escopo será definido antes do seu início) e uma ou mais entregas sendo desenvolvidas com escopo adaptativo (por exemplo, o desenvolvimento de um aplicativo ou a implementação de uma campanha de marketing), tendo, portanto, a utilização de frameworks ágeis e tradicionais no mesmo projeto.
Ele acha surpreendente ver pesquisas como a “The 2021 Project Management Report” (https://lnkd.in/eZkqDcDz) que sugere que 60% dos gerentes de projetos estão usando abordagens híbridas, tornando-se a forma dominante de entrega. Isso não combina com o que ele tem visto em clientes e em conversas com seus alunos. Três em cada cinco gerentes estão realmente usando abordagens híbridas em projetos?
Compare isso com o “Pulse of Professional do PMI® de 2021”. O relatório completo está em https://lnkd.in/e6CDur2i), onde mostra que apenas 21% dos projetos foram entregues usando métodos híbridos — atrás dos ágeis em 25%, e ficando muito atrás do waterfall em 52%. Não podemos fazer uma comparação exata entre essas duas pesquisas (uma olhou para os gerentes de projetos e a outra para projetos), mas isso ainda é uma grande diferença.
E você, está usando uma abordagem híbrida na maioria dos seus projetos?
SHARP: um modelo amplo para avaliar habilidades pessoais
“O crescimento de nossa alma humana não pode ser interrompido. Muito pelo contrário, apesar de nossos altos e baixos, estamos em uma evolução contínua.”
O artigo do professor Helio Costa, 1º Developer | Fleks Hybrid Model, sugere a utilização do modelo chamado SHARP (Spiral Human Assessment Reflecting Plotter) para avaliar habilidades (hard e soft skills), para mapear os pontos fortes e apontar os que precisam ser melhorados. O modelo é baseado em quatro dimensões: individual, equipe, organização e sociedade.
Clique no link para saber mais.
Como parar de fazer o micro gerenciamento? 3 técnicas que todo gestor pode se beneficiar
Os gestores de hoje devem ser capazes de cumprir muitos papéis. Se você é um microgerente, você provavelmente tem dificuldades em delegar tarefas efetivamente. E deve ter percebido que forçar regras rígidas em sua equipe o tempo todo pode ter um preço muito alto. A micro gestão é um mau hábito que pode ser substituído ao longo do tempo com as habilidades e estrutura certas, além do uso correto da abordagem mais utilizada em projetos. Carlos Magno Xavier fez um artigo que aborda sobre 3 técnicas que todo gestor pode se beneficiar ao parar de fazer o micro gerenciamento.
Clique no link para ler o artigo.
Os 7 segredos das equipes virtuais de alta performance.
Equipes virtuais trabalhando em projetos são, mais do que nunca, uma necessidade. Você pode transformar a sua carreira e a sua organização aprendendo os Sete Segredos das Equipes Virtuais de Alta Performance.
Neste artigo, Mario H Trentim* explica por que transformar sua equipe em um time virtual de alta performance. O maior benefício está no alinhamento da tecnologia com a experiência dos stakeholders, além da adoção da abordagem mais utilizada em projetos. Leia mais aqui.
*Mario H Trentim é Diretor de Governança & Performance, Gestão de Projetos com Foco em Resultados | Microsoft MVP Regional Director | PMO Global Alliance
O 15º Relatório do Status do Ágil
Desde o primeiro relatório, há 15 anos, temos visto um aumento constante no número de organizações que adotam práticas e processos ágeis, tanto dentro do Desenvolvimento quanto dentro de grupos não-TI, incluindo Finanças, Recursos Humanos e Marketing.
Segundo o 15º Relatório do Status do Ágil (15th State of Agile Report) divulgado pela Digital.ai, a adoção ágil teve um crescimento significativo neste ano, e vê um aumento explosivo na adoção do ágil em todas as funções da empresa. Separamos algumas informações extraídas do relatório e as trouxemos para uma reflexão.
Clique no link para ler o artigo.
#DicadeExpert Curso “Conectando Projetos de Capital, Megaprojetos, VIPs, AWP, LPS e Metodologia FEL"
Você tem interesse em aprender mais sobre Megaprojetos , Metodologia FEL, Projetos De Capital , VIPS - Práticas Agregadoras De Valor , Advanced Work Packing e Last Planner System? O Prof. Guilherme Pereira Lima* lançou o curso: "Conectando Projetos de Capital, Megaprojetos, VIPs, AWP, LPS e Metodologia FEL" na plataforma UDEMY, que reúne todos os assuntos em um curso inovador, explicando todas essas práticas de forma clara, mostrando as sinergias e combinações entre esses tópicos.
São mais de 7 horas de aulas divididas em 49 lições com duração entre 7 e 11 minutos, cada. Trata-se de um curso único no mundo lusófono e que pode beneficiar a sua carreira e de outros profissionais de projetos de toda a comunidade que fala o Português.
Aproveite o lançamento com o cupom "MEGAPROJETOS20", e garanta 20% de desconto nos próximos 15 dias!
É só clicar no link: https://www.udemy.com/course/projetos-de-capital-megaprojetos-vips-awp-lps-e-fel/?couponCode=MEGAPROJETOS20
*Guilherme Pereira Lima é Professor, Speaker, Writer and Consultant in Project and Knowledge Management.
Livro do Mês: Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Basic Methodware®
Indicado para profissionais que gerenciam ou que participam de equipes de desenvolvimento de projetos inovadores necessitam identificar, alocar, integrar e gerenciar recursos organizacionais, que querem conhecer práticas que possibilitem focar todo o gerenciamento de um projeto sob a ótica da inovação, aliando essas ações às melhores práticas preconizadas pelo PMI – Project Management Institute.
Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que este tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é prover as técnicas necessárias para que um projeto de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Produtos seja gerenciado com sucesso. Adquira seu exemplar pelo link.
Academia Beware
Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa.
WEBINARS E CURSOS ON-LINE
Preencha as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis. Conheça nossos cursos.
CURSOS CARGA HORÁRIA PROFESSOR LOCAL DATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo 16h Luiz Fernando Xavier Online (Brasil) 2,3 e 4 de outubro de 2024
Workshop on-line de Project Canvas 6h Carlos Magno Xavier Online (Brasil) 2,3 e 4 de outubro de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software 6h Carlos Magno Xavier Online (Brasil) 09 e 10 de outubro de 2024
Workshop de Elaboração da EAP 6h Carlos Magno Xavier Online (Brasil) 15,16 e 17 de outubro de 2024
Curso "Gestão Moderna de Projeto" 24h Carlos Magno Xavier Online (Brasil) 23, 24 e 25 de outubro de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas 8h Carlos Magno Xavier Online (Brasil) 30 de outubro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento
16h Carlos Magno Xavier Online (Brasil) 20,21, 27 e 28 de novembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo 16h Luiz Fernando Xavier Niterói (RJ) 30 de novembro e 01 de dezembro 2024
Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555.
Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.