Como parar de fazer o micro gerenciamento: 3 técnicas que todo gestor pode se beneficiar

13 de outubro de 2021

A micro gestão é um mau hábito que pode ser substituído ao longo do tempo com as habilidades e estrutura certas Se você é um microgerente, provavelmente tem dificuldades em delegar tarefas efetivamente, e já deve ter percebido que forçar regras rígidas em sua equipe o tempo todo pode ter um preço muito alto. 

Confira 3 técnicas que todo gestor pode se beneficiar ao parar de fazer o micro gerenciamento. 

Fonte: https://lnkd.in/ekHsCWgn

1. Use a maturidade em fazer cada tarefa para aprender a delegar

Se você é um microgerente, você provavelmente tem dificuldades em delegar tarefas efetivamente. Felizmente, há uma grande técnica descrita por Andy Grove  que introduz este processo gradualmente e instilar confiança em sua equipe ao longo do tempo: 

Se alguém está realizando uma tarefa pela primeira vez, você deve ser muito prático com eles no início. Nesta fase, você será um micro gerente que vai realmente ajudá-los. Você pode esperar muitas perguntas deles, então esteja preparado para apoiá-los a cada passo do caminho. 

À medida que o trabalho do subordinado melhora com o tempo, você deve responder com uma redução correspondente na intensidade do monitoramento.

2. Use o caos para promover a criatividade e a inovação

Como gerente, você vai ter que aceitar desistir do controle de vez em quando. Isso porque forçar regras rígidas em sua equipe o tempo todo pode ter um preço muito alto. Significa que você está limitando as oportunidades das pessoas de se expressar livremente, inovar e aprender com seus erros.

Uma maneira de introduzir mais flexibilidade no cotidiano da sua equipe é abraçar o caos. Tanto na natureza, quanto em nossa sociedade, o caos é uma força que faz com que novas ideias se formem e se reorganizem.

3. Aprenda a se tornar um treinador para sua equipe

"Nunca diga às pessoas como fazer as coisas. Diga-lhes o que fazer, e eles vão surpreendê-lo com sua engenhosidade." - General George S. Patton, Exército dos EUA.

Os gestores de hoje devem ser capazes de cumprir muitos papéis. O papel de ser treinador da sua equipe é um dos mais importantes. Ao contrário dos micro gerentes, grandes treinadores também entendem o valor daquele famoso ditado antigo: "Dê a um homem um peixe, e ele vai comer por um dia. Ensine um homem a pescar, e ele vai comer por toda a vida."

Finalmente, outra grande diferença na forma como os coaches pensam em comparação com os micro gerentes pode ser vista no momento do feedback que eles dão. Os micro gerentes são tão obcecados em corrigir o trabalho de sua equipe, que seu feedback muitas vezes chega tarde demais. Isso deixa o membro da equipe incapaz de aprender com seus erros.

Ao contrário deles, os treinadores fornecem feedback regular em suas reuniões 1:1. Para eles, o progresso é um esforço contínuo, não um evento único. Isso lhes dá muitas oportunidades para ajudar sua equipe a corrigir o curso e aprender gradualmente.

A micro gestão é um mau hábito que pode ser substituído ao longo do tempo com as habilidades e estrutura certas.

Saiba mais sobre o assunto pelo link do artigo  aqui

× Como podemos ajudar?