GIP4 maio 2023

" 4 disciplinas da Nova gestão"; "Liderança: Melhor ser Acessível do que com as Portas Sempre Abertas"; "A inteligência artificial (IA) na gestão de projetos"; "Como os assistentes virtuais podem auxiliar no gerenciamento de projetos" e "Autenticidade como chave para navegar na era da inteligência artificial"  são temas da edição de maio da GIP4.

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 MAIO 2023


4 disciplinas da Nova Gestão 

Avaliar as tendências e influências que têm impactado os métodos de gestão de projetos, de pessoas, e a gestão estratégica da empresa e como podemos utilizá-las para oportunizar o crescimento pessoal, profissional e organizacional: isso faz parte da NOVA GESTÃO.

Você tem aplicado alguma estratégia para executar seus projetos? Mario H. Trentim em seu artigo apresenta 4 disciplinas da execução estratégica para alcançar o sucesso em sua carreira, negócios e na vida. 

  1. Processos ágeis e flexíveis 
  2. Design organizacional e arquitetura de equipes 
  3. Gestão baseada em dados e automatização 
  4. Liderança adaptativa e transformacional 

Após ler mais e entender sobre estas 4 disciplinas da execução estratégica, fica evidente que se tornaram essenciais em um mercado cada vez mais globalizado, competitivo e em constante mudança. São essas disciplinas, as futuras chaves do sucesso de qualquer área da sua vida, que fazem parte da NOVA GESTÃO, e precisam ser implementadas em organizações que almejam o crescimento e resultados notáveis e exploradas por profissionais que buscam o desenvolvimento pessoal.

Leia mais no artigo 


Liderança: Melhor ser Acessível do que com as Portas Sempre Abertas

Muitos líderes adotam o estilo "Minha porta está sempre aberta". Estas palavras têm a intenção de ser um sinal de apoio de que, como líderes, estão sempre disponíveis para a equipe. Mas, na prática essa disponibilidade acaba afetando a produtividade do líder. Lonnie Pacelli publicou um artigo no qual sugere que o líder atue mais com o estilo “Acessível”. Segundo o autor, adotar um estilo de liderança acessível exigirá alguma prática — e pode inicialmente afastar alguns dos membros da sua equipe que estão acostumados a entrar sempre que desejarem. Fique com ele! Os hábitos mudarão e você descobrirá que é capaz de fazer mais devido a menos interrupções de portas abertas.

Será você um líder do tipo “Porta Aberta” ou “Acessível”? Leia o artigo e entenda a diferença de estilos.

Leia mais no blog


A inteligência artificial (IA) na gestão de projetos

No artigo do professor Carlos Magno Xavier, , “A História, o Momento Atual e o Futuro da Gestão de Projetos” de 2020, ele escreveu que a tendência era que as tecnologias de colaboração e IA (Artificial and Data Intelligence Technology) dariam um suporte rápido e efetivo no planejamento e nas tomadas de decisão em projetos. Hoje isso começa a se tornar uma realidade. 

Como podemos usar a inteligência artificial (IA) na gestão de projetos?

Ferramentas de inteligência artificial (IA) para gerenciamento de projetos estão disponíveis, como por exemplo, os cronogramas iniciais e registros de riscos serão criados pela IA usando dados históricos como base. A capacidade de aprendizado de máquina em termos simples. No entanto, a implementação dessas ferramentas requer conhecimento sobre a tecnologia, bem como uma boa estratégia. Para isso, precisamos entender como aplicá-las aos processos do projeto para obter mais valor. 

Alguns exemplos:

  • Machine learning: previsão de probabilidade de sucesso em razão do planejamento realizado;
  • Processamento de linguagem natural:
  • Análise de documentos (análise do escopo para verificação de erros e completeza, como por exemplo em user stories no desenvolvimento ágil);
  • Assistente virtual (tipo Alexa, Google Assistant, Microsoft Cortana e Siri), onde poderá perguntar, por exemplo: “Como posso melhorar meu cronograma?”;
  • Avaliação se a comunicação está sendo efetiva com base no feedback.
  • Reconhecimento de imagem: medições e status do projeto.

Sem dúvida que ferramentas de IA necessitam de uma grande quantidade de dados para que possam funcionar com maior acuracidade. Gerentes de projetos precisam colaborar com as ferramentas existentes para fornecer dados.

Então, você já começou a aplicar Inteligência Artificial em um de seus projetos?


Como os assistentes virtuais podem auxiliar no gerenciamento de projetos

A inteligência artificial (IA) é capaz de reconhecer e interpretar sequências de palavras, a partir de uma base de dados, e dar a elas significado para que uma resposta possa ser criada. Assim, os assistentes virtuais têm ganhado destaque nos negócios e, consequentemente, na gestão de projetos. 

Seja por comando de voz, como a Siri, ou por meio de chatbot, como o ChatGPT, o fato é que estas ferramentas têm se tornado uma alternativa para melhorar o gerenciamento dos projetos. Quer dizer que dispositivos como Alexa podem ajudar no gerenciamento do seu projeto? Ou, é possível ter uma Siri como sua assistente de projetos? Sim! Então, saiba como o assistente virtual pode auxiliar no gerenciamento de projetos.

Leia o artigo e saiba mais! 


Autenticidade como chave para navegar na era da inteligência artificial

A partir de sua experiência na RioC, o maior evento de criatividade LATAM, Ana Luiza Collares Xavier trouxe uma reflexão sobre a inteligência artificial (IA) e como seu uso vem impactando e mudando o cenário de comunicação e de toda sociedade.

Entre os muitos dados que ela traz em seu artigo, ela traz à tona como hoje há certa dificuldade em ser autêntico nas plataformas digitais, porque ao mesmo tempo que elas buscam conteúdos únicos, o algoritmo tenta padronizar.

Segundo Ana, a tecnologia tenta nos encaixar em uma caixinha, formar estereótipos, encontrar uma fórmula única para "dar certo" e aplicar para todo mundo, tornando uma reprodução dos problemas sociais. A tecnologia é o problema? Não, somos nós. A tecnologia é apenas um reflexo da sociedade. Por isso, precisamos ter cautela com o seu manuseio.

Leia o artigo 


Livro do Mês “Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware"

A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity).

Sua empresa está preparada para este cenário? Este livro faz parte da série Gerenciamento de Projetos sem Complicação, que se propõe a mostrar que estes temas podem ser abordados de forma objetiva, prática e simplificada.

Adquirir exemplar aqui


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?