GIP4 JUNHO 2022

A Competição e a Colaboração em Projetos; Por que não há vagas para Juniores em Tecnologia; O Papel Estratégico das Aquisições e uma reflexão sobre o Sucesso são temas da revista deste mês. 

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 junho 2022


A Competição e a Colaboração em Projetos

Por que e como os profissionais envolvidos em projetos precisam estar preparados e educados para o trabalho colaborativo apesar do ambiente organizacional ser habitualmente muito competitivo? Não havendo colaboração geralmente teremos uma comunicação ineficaz, causando insatisfações entre os participantes e aumentando a chance de insucesso no projeto.

O homem, para gerar e trabalhar com as inovações, necessita cada vez mais libertar-se das influências e ideias tradicionais e pré-concebidas, além de aprender a se conhecer para melhor se relacionar.

Leia mais no artigo de Carlos Magno Xavier.


 Por que não há vagas para juniores em Tecnologia?

Formar profissionais leva tempo, porém traz resultados duradouros para a empresa e para o país.
A falta de vagas juniores é uma das reclamações mais frequentes de quem está iniciando nas carreiras em tecnologia. De fato, pesquisando as vagas abertas, observamos que a grande maioria exige experiência. Mas como obter experiência sem ter acesso a vagas de trabalho?

Leia mais sobre o tema no artigo completo de Mario H Trentim.


Vem aí o 20º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI São Paulo

De volta ao formato presencial!! Anotem na agenda, vem aí o 20º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI São Paulo.

Gerentes de projetos juntos novamente, no maior seminário da América Latina sobre gerenciamento de projetos.

Um ano inteiro de novidades da área compilados em 3 dias, com: Palestras internacionais e nacionais; Workshops, Painéis de debate, Artigos técnicos, Networking poderoso e Descontos exclusivos.

👉 Clique agora no link e garanta sua inscrição 


O papel estratégico que as aquisições têm nos projetos

" Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem." Peter Drucker

Você já parou para pensar no papel estratégico que as aquisições têm nos seus projetos?

Em tempos de colaboração extrema, co-criação e agilidade, não resta dúvida que as aquisições em projetos também conhecidas por strategic sourcing, ganham um contorno ainda mais especial diante de uma abordagem mais híbrida (preditiva e adaptativa).

Alexandre Caramelo Pinto, especialista palestrante em temas de tecnologia, inovação e gerenciamento de projetos, escreveu um artigo que é um convite à reflexão sobre esse e outros aspectos sobre a gestão das aquisições do ponto de vista preditivo, adaptativo e híbrido sob a luz do business agility.

Saiba mais em seu artigo no LinkedIN.


A palavra mágica é SUCESSO

" Toda empresa precisa de gente que erra, que não tem medo de errar e que aprende com o erro."  Bill Gates

O professor Carlos Magno Xavier costuma dizer que a percepção de sucesso, e também de felicidade, está associada às expectativas criadas.

Por exemplo, na Olimpíada de 2016 o Brasil teve a melhor colocação de sua história (13o). Porém, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) colocou como meta ficar entre os dez primeiros colocados, não tendo sido atingida, portanto, a expectativa.

Então, ao colocarmos expectativas desafiadoras e, muitas vezes inatingíveis, seja na vida pessoal ou profissional, aumentamos a chance de fracasso e de infelicidade. Não estamos dizendo que devemos ser acomodados, mas apenas corroborando com a conclusão de texto do professor Elson Teixeira onde ele diz que sucesso é algo que depende do ângulo de observação e, literalmente, está nas nossas mãos.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia mais no artigo do LinkedIN.


Livro do Mês: Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Basic Methodware®

A vantagem competitiva sustentável ocorre quando a empresa consegue desenvolver sua capacidade de inovar, isto é, quando utiliza o conhecimento e as competências tecnológicas para criar novos produtos, processos e serviços.

Para transformar ideias inovadoras em soluções comercialmente viáveis de sucesso, que darão à organização alavancagem competitiva diante da concorrência, os gestores se veem diante de uma necessidade premente: desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais que permitam obter sucesso no desenvolvimento e na implementação de projetos de inovação.

Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que este tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é prover as técnicas necessárias para que um projeto de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Produtos seja gerenciado com sucesso.

Adquira seu exemplar aqui


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?