A Definição do Escopo com apoio da Estrutura Analítica do Projeto (EAP)

15 de fevereiro de 2019

A Definição do Escopo com apoio da Estrutura Analítica do Projeto (EAP)

Autoria: Carlos Magno Xavier (Doutor, PMP)

Ao gerenciar um projeto, um grande desafio é definir com clareza o seu escopo, que consiste nos produtos e serviços, denominados “entregas” (deliverables), que serão gerados para que sejam alcançados os objetivos do projeto. O escopo de um projeto é representado na Estrutura Analítica do Projeto – EAP (tradução para o português de Work Breakdown Structure - WBS).

O que é a estrutura analítica de projetos (EAP)?

A EAP é a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas exigidas. Cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto. Para saber mais detalhes, baixe o ebook gratuito Como Elaborar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP).

A EAP pode ser elaborada no formato gráfico ou em lista, conforme exemplo das figuras 1 e 2.

 

 

 

Figura 1 – EAP no formato gráfico

Figura 1 – EAP no formato gráfico

Figura 2 – EAP no formato gráfico

Figura 2 – EAP no formato gráfico

Na EAP só tem o nome do produto ou serviço, o que não é suficiente para que o escopo fique claro. Para especificar o escopo de cada produto / serviço, um documento deve ser elaborado com a descrição de cada entrega. Este documento pode ser denominado de “Dicionário da EAP”. Veja um exemplo de descrição de uma entrega “Aulas” na figura 3.

Figura 3 – Exemplo de descrição de uma entrega

Figura 3 – Exemplo de descrição de uma entrega

Exemplos de Estrutura Analítica de Projetos (EAP)

Baixe aqui o ebook gratuito Exemplos de Estruturas Analíticas de Projetos.

Método de Estrutura Analítica de Projetos (EAP)

O Guia PMBOK® do Project Management Institute (PMI) sugere quais processos devem ser executados durante o gerenciamento de projetos, indicando o que deve ser feito, mas não como implementá-los. Um destes processos é o de Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP). No ebook gratuito, que mencionamos acima, Como Elaborar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) você conhece métodos de elaboração da EAP.

No artigo "O Seu Projeto é Ágil?", eu teço comentários acerca do desenvolvimento ágil em projetos e o que muda na estrutura analítica quando usamos um método ágil.

 

Se você quiser aumentar o seu conhecimento sobre EAP, participe do  Workshop de Elaboração da EAP comigo, Carlos Magno Xavier, professor da FGV, autor de 18 livros, dentre eles, “Gerenciamento de Projetos – Como Definir e Controlar o Escopo do projeto”

Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor, PMP)

Sobre o autor:

Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor, PMP)

Diretor da Beware - magno@beware.com.br

 Eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos, é Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha. É autor/coautor de 18 livros, Doutor em Administração pela Universidad Nacional de Rosário (título revalidado pela UFRJ), Mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e certificado Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). É sócio-diretor da Beware Consultoria e Treinamento e professor do MBA em Projetos da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e UFRJ. Sua experiência profissional, de mais de 20 anos em gestão de projetos, programas e portfólio, inclui a consultoria em várias organizações, como TIM, Marinha do Brasil, BR Distribuidora, Petrobras, Halliburton, SESC-Rio, Eletronuclear, Eletropaulo, Odebrecht, Shopping Iguatemi entre outras.

× Como podemos ajudar?