O Manifesto da Gestão de Projetos

19 de fevereiro de 2024

Manifesto da Gestão de Projetos (Project Manifesto)

Um manifesto é uma declaração pública ou declaração de princípios, crenças ou intenções. É uma expressão poderosa e concisa de uma determinada ideologia, movimento ou agenda. Os manifestos são frequentemente usados para angariar apoio, inspirar ações e provocar mudanças em vários domínios, como política, arte, movimentos sociais e disciplinas profissionais.

Aqui estão alguns exemplos de manifestos:

  • O Manifesto Comunista: Publicado por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848, delineava os princípios e objetivos do Partido Comunista, pedindo a derrubada do sistema capitalista e o estabelecimento de uma sociedade sem classes.
  • O Manifesto Ágil: Criado por um grupo de profissionais de software em 2001, articulou um conjunto de valores e princípios para o desenvolvimento ágil de software. Enfatizou a colaboração, a adaptabilidade e a melhoria contínua em resposta às mudanças nos requisitos.
  • O Manifesto da Gestão Híbrida: Em 2021, Carlos Magno Xavier e outros 11 profissionais de gerenciamento de projetos redigiram esse manifesto, em que reconhecemos que, em alguns cenários, utilizar apenas a abordagem preditiva ou a adaptativa é útil e apropriado. No entanto, em muitas outras situações, uma combinação dessas abordagens deve ser a escolha mais adequada.

 

Antonio Neto, em seu artigo “The Project Manifesto: 12 Guiding Principles of the Project Economy”, publicado no site do Project Management, propôs um manifesto para a gestão de projetos com os seguintes princípios:

  1. Reconhecemos que os governos implementam políticas por meio de projetos e que os países se desenvolvem e as sociedades evoluem por meio de projetos. Acreditamos que as ideias se tornam realidade através de projetos e que se a pobreza for erradicada, será por meio de projetos.

  2. Acreditamos que os projetos são a língua franca de governos, empresas e mundos pessoais, desde o C-suite até indivíduos que gerenciam suas carreiras e relacionamentos.

  3. Devido à nova realidade de mudanças aceleradas, cada vez mais aspectos de nossas vidas são impulsionados por projetos, e cada vez mais aspectos das organizações estão se tornando projetos. Os projetos tornam-se, assim, um elemento essencial no percurso profissional e pessoal de todos.

  4. Em um mundo cada vez mais automatizado e robotizado, vemos os projetos como a forma de trabalhar mais centrada no ser humano.

  5. Acreditamos que a agilidade organizacional é alcançada por meio de projetos, que rompem silos, reduzem camadas de gestão e criam equipes de alta performance.

  6. Reconhecemos que startups e organizações inovam, crescem, transformam, criam valor de longo prazo e alcançam suas visões e objetivos estratégicos por meio de projetos.

  7. Consideramos nossas vidas como um conjunto de projetos. Os estudos e as carreiras viraram uma série de projetos.

  8. Nossa maior prioridade é entregar melhor os projetos, reduzir a taxa de fracasso, criar mais valor para indivíduos e organizações e criar um desenvolvimento mais sustentável em nossas economias e sociedade em geral.

  9. Vemos que os projetos e a implementação de projetos têm recebido pouca atenção e têm sido ignorados pelos principais pensadores empresariais, publicações de gestão e escolas de negócios. Acreditamos que, nos últimos anos, essa deficiência vem sendo corrigida.

  10. Reconhecemos a educação baseada em projetos como a melhor e mais duradoura experiência de aprendizagem para estudantes e adultos.

  11. Buscamos o reconhecimento das capacidades de projetos e implementação de projetos como essenciais para todos os cargos de gestão e liderança; almejamos que passe a fazer parte dos currículos de todas as escolas e cursos de graduação; nosso objetivo é que seja ensinado em todas as escolas de negócios e programas de MBA.

  12. Declaramos que a gestão de projetos deve ser reconhecida como uma profissão.

Esses princípios destacam coletivamente o papel transformador dos projetos e sua implementação na formação da sociedade, organizações e indivíduos.

× Como podemos ajudar?