GIP4 outubro 2023

Nesta edição de outubro da GIP4 você tem acesso aos temas:

"Os Processos de Gerenciamento de Projetos"; "A IA pode substituir o treinamento em gerenciamento de projetos?"; "É hora de acabar com a batalha entre Waterfall e Agile"; "Como preparar sua equipe para a mudança?" são alguns dos temas da edição de outubro.

Você também pode ler a revista em PDF  GIP4 outubro 2023


Os Processos de Gerenciamento de Projetos

Quem acompanha os lançamentos das edições do Guia PMBOK® do PMI verificou que a 7ª edição, lançada em 2021, veio com uma estrutura completamente diferente das demais, abandonando a organização de capítulos por áreas de conhecimento. Muitos profissionais da área consideraram que a mudança foi para pior, principalmente por terem retirado do guia a visão de processo.

O objetivo desta postagem não é falar dos processos em si, mas divulgar a existência do documento e dar a opinião acerca de alguns conceitos, que lá são citados, que devem ser utilizados com cuidado.

Confira no Blog


A IA pode substituir o treinamento em gerenciamento de projetos?

Bruce Garrod em seu artigo para o Projectmanagement.com, descreveu sua experiência ao testar o ChatGpt fingindo que tinha recebido um projeto e não sabia por onde começar. Ele estava interessado em explorar a possibilidade de seus serviços não serem mais relevantes, uma vez que o conteúdo de IA é facilmente acessível a todos e cria conteúdo baseado em muitas fontes.

O desenvolvimento de habilidades de gerenciamento de projetos é um mundo dramaticamente diferente do que era há apenas cinco anos. A instrução em sala de aula ministrada por um líder ainda é eficaz para aqueles que conseguem acessar esse formato tradicional. O treinamento online com instruções ao vivo ou conteúdo gravado tornou-se muito mais popular. Conteúdo facilmente acessível é útil para alguns profissionais. A IA trouxe agora um novo modo de aprendizagem.

Confira o artigo


É hora de acabar com a batalha entre Waterfall e Agile

Escopo Preditivo (framework tradicional) ou Adaptativo (framework ágil)? Na realidade, devemos escolher a abordagem de desenvolvimento do escopo do projeto de acordo com cada produto ou serviço. Na maioria dos projetos temos que usar as duas abordagens, o que chamamos de abordagem de gestão híbrida.

Antonio Nieto-Rodriguez, no artigo "É hora de acabar com a batalha entre Waterfall e Agile", aponta vários casos de sucesso e fracasso no uso dessas abordagens, sugerindo a utilização da abordagem híbrida.

Carlos Magno Xavier, diretor da Beware, e mais 11 profissionais, da área de gestão de projetos no Brasil, escreveram, em junho de 2020, o "Manifesto da Gestão Híbrida", justamente com esse pensamento. Veja o manifesto em https://www.hybridmanifesto.online/pt-br/

 


Future50 2023: Médico brasileiro está entre os 50 Líderes de Projeto do Futuro neste ano.

O Project Management Institute (PMI) anunciou no seu Portal a sua 4ª lista anual do Future 50, que apresenta os 50 líderes da próxima geração que criam, constroem e transformam o mundo através de projetos notáveis. Os jovens líderes de projeto em destaque na edição, representam a onda de mudança e talento em todo o mundo, um furacão de jovens prontos para remodelar o futuro e acelerar a inovação no aqui e agora. 

Entre os 50 homenageados está o brasileiro Gabriel Liguori, cofundador da startup de biotecnologia TissueLabs. Nomeado nas listas Forbes Under 30 e MIT Innovator Under 35, Gabriel direciona as suas energias para a medicina regenerativa, onde ele cria órgãos e tecidos cultivados em laboratórios. O objetivo é desenvolver órgãos artificiais para enfrentar a escassez de órgãos necessários para transplante, uma paixão que surgiu quando ele enfrentou uma anomalia cardíaca na infância que exigiu um procedimento cirúrgico.

A lista completa do Future 50 de 2023 representa um espectro completo de regiões, indústrias e realizações no mundo do trabalho centrado em projetos, onde as pessoas têm as competências e capacidades necessárias para fazer a diferença e criar mudanças.

Para ler sobre quais paixões e missões impulsionam a próxima geração de talentos, visite: https://www.pmi.org/future-50


Mergulhe na adoção ágil: como preparar sua equipe para a mudança.

Em um artigo recente, Curtis Hibbs compartilhou seus pensamentos sobre “romper o ágil na TI” – ou seja, impulsionar a adoção do ágil fora do mundo de TI onde ele se originou e em outros setores e funções. Neste artigo, pulicado no Projectmanagement.com, Mike Griffiths baseia-se nessas ideias e oferece reflexões sobre como lidar com a resistência à mudança que inevitavelmente acompanha qualquer transição para novas formas de trabalhar.

Como profissionais de projetos, você deve esperar encontrar vários níveis de resistência por parte de suas equipes e organizações ao implementar métodos ágeis pela primeira vez – especialmente em setores e funções fora de TI que são relativamente novos no mundo ágil. Mas não devemos ser muito duros conosco mesmos. Mudar é difícil. 

Leia mais no artigo


Lançamento: Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing

Aprenda com Ana Luiza Xavier e Carlos Magno Xavier, coautores do livro “Gerenciamento de Projetos de Marketing”, como ter sucesso em suas iniciativas, desde o planejamento estratégico de marketing até a sua implementação.

Realização de eventos, criação de campanhas de comunicação, lançamento de produtos e serviços e muitas outras ações, realizadas por profissionais de marketing e comunicação, devem ser tratados como projetos. Com o incremento do marketing digital e de tecnologias como big data, machine learning, inteligência artificial, ferramentas de automação e outras, o mercado ficou totalmente focado em dados, produtividade e resultados.

Este curso está alinhado com esse cenário, aplicando práticas modernas de gestão de projetos nas áreas de comunicação e marketing, contribuindo para o aumento da eficácia das iniciativas e para a previsibilidade de prazo e custo dos projetos, agregando valor mais rápido para o negócio.

O curso on-line tem duração de 18h, e está com turma aberta para início de Dezembro. 

Saiba mais aqui


LIVRO DO MÊS: “ Gerenciamento de projetos de Marketing: Uma adaptação da Metodologia BASIC METHODWARE®"

É possível gerenciar projetos sem burocracia, trazendo como benefício uma maior previsibilidade e aumentando a chance de sucesso do projeto.

Neste livro utilizamos um modelo Canvas para a concepção colaborativa de projetos de marketing, em conjunto com a nossa metodologia Basic Methodware® (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também incorporamos uma abordagem ágil de desenvolvimento de produtos e serviços (Scrum) e uma forma colaborativa e visual de acompanhamento de projetos (Kanban).

Adquirir exemplar aqui.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

 

 

 

× Como podemos ajudar?