GIP4 NOVEMBRO 2021

Governança de Projetos; A Filosofia e o Gerenciamento de Projetos; e As Dez Práticas para o Sucesso são temas desta edição da revista GIP4.

Você também pode ler a revista em PDF Beware - GIP4 Nov.2021


Qual a diferença entre Governança e Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios

Afinal de contas, o que é governança? Qual a diferença para gerenciamento?

A governança se concentra em quem toma as decisões (direitos de decisão e estruturas de autoridade), na forma como as decisões são tomadas (processos / procedimentos), e nos facilitadores de colaboração (confiança, flexibilidade e controles comportamentais), definindo assim o framework de governança no âmbito do qual as decisões são tomadas e os tomadores de decisão são responsabilizados. Saiba mais lendo o artigo de Carlos Magno Xavier, no Linkedin. 


 É hora de investir em Governança de Projetos

O Brasil passa por uma grave crise econômica, agravada pela pandemia da COVID-19, com reflexo direto na paralisação de vários projetos. Temos o desafio de fazer mais com menos, o que só é possível com a melhoria da gestão e aumento da produtividade.

Além disso, durante a pesquisa mundial “Pulse of the Profession® 2021” conduzida pelo PMI (Project Management Institute), os respondentes relataram que, nos últimos 12 meses, 45% dos projetos não foram entregues no tempo, 36% não cumpriram o orçamento e 27% não alcançaram os objetivos para o negócio.

As principais causas apontadas para as falhas nos projetos constam da figura abaixo.

Para melhorar os resultados dos projetos, este é o momento ideal para as organizações investirem na Governança de Projetos. Ela é responsável por prover estrutura, processos, modelos de tomada de decisão e ferramentas para gerenciar os projetos, ao mesmo tempo controlando e apoiando, a fim de obter uma entrega bem-sucedida dos benefícios esperados. Ter processo de gerenciamento aumenta em quatro vezes a chance de sucesso, segundo o PMI´s Pulse of the Profession 2015.

Fonte: Pulse of the Profession 2021 (PMI, 2021)


A Filosofia e o Gerenciamento de Projetos

por Carlos Magno Xavier

A história da filosofia nos mostra muitas respostas diferentes para cada uma dessas perguntas. Grandes sábios, como Aristóteles, Sócrates, Platão, São Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Kant, Hegel, Marx e Freud, discordaram em suas respostas. Quem estava certo?

Utilizando o mesmo raciocínio, as técnicas de gerenciamento de projetos, utilizadas no passado, eram inadequadas?

Leia artigo aqui.


 Gestão de Programas de Projetos – As Dez Práticas para o Sucesso

O standard de gerenciamento de programas do PMI (PMI, 2017) define Programa como: “um grupo de projetos relacionados, subprogramas e atividades de programas, gerenciados de modo coordenado, para obter benefícios que não seriam alcançados se fossem gerenciados individualmente”. Os projetos em um programa possuem objetivos comuns para o negócio.

Programas são fundamentais para as organizações alcançarem seus objetivos estratégicos. Desta forma, podemos dizer que a gestão de um programa tem desafios muito maiores do que o simples monitoramento do desempenho dos seus projetos componentes.

Para obtermos os benefícios esperados é necessária uma governança efetiva do programa e a gestão coordenada dos projetos. 

Leia mais no e-book gratuito “Como ter Sucesso na Gestão de Programas de Projetos?”, disponível aqui


Livro do Mês: Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos: uma adaptação da metodologia Basic Methodware

Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos não estão atendendo às expectativas dos clientes, o que comprova que os problemas mais comuns dos projetos são de comunicação. Devemos, então, abandonar os métodos tradicionais? Na verdade, não. É impensável achar que não precisamos fazer cronogramas, gerenciar riscos ou até mesmo combinar escopo.

Ideal para estudantes e gerentes de projetos de pequeno e médio porte, este livro é uma versão prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos.

Para adquirir seu exemplar acesse o link .


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Preencha as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis. Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?