A Filosofia e o Gerenciamento de Projetos

12 de dezembro de 2021

A Filosofia e o Gerenciamento de Projetos

Por: Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor, PMP)

Estou relendo o livro “O Mundo de Sofia - A história da filosofia” de J Gaarder, que aliás recomendo Nele você percebe a evolução do pensamento humano, desde a Grécia Antiga até o século passado, em relação às questões existenciais como: Quem somos? Como o mundo foi criado? Qual é a coisa mais importante na vida? Por que vivemos? Como devemos viver? Existe vida após a morte?

A história da filosofia nos mostra muitas respostas diferentes para cada uma dessas perguntas. Grandes sábios, como Aristóteles, Sócrates, Platão, São Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Kant, Hegel, Marx e Freud, discordaram em suas respostas. Quem estava certo?

Utilizando o mesmo raciocínio, as técnicas de gerenciamento de projetos, utilizadas no passado, eram inadequadas?

Eu concordo totalmente com o filósofo alemão Hegel quando ele diz que “não existem verdades eternas”. E ele afirma que temos de contextualizar historicamente o conhecimento.

Fazendo um paralelo com a filosofia, não devemos afirmar que as técnicas de gerenciamento de projetos utilizadas no século passado eram erradas. Utilizando uma metáfora, o gerenciamento de projetos é como um rio que recebe água (novos conhecimentos) de seus afluentes ao longo do seu percurso (o passar dos anos).

O que percebemos é que o rio (gerenciamento de projetos) vai se modificando de acordo com as rochas (mercado), barrancos (tecnologias) e curvas (mudanças organizacionais) que vão surgindo em seu caminho.

O “rio” que estamos presenciando nos dias de hoje está nos mostrando a importância de utilizarmos metodologias híbridas para o gerenciamento de projetos, misturando ferramentas tradicionais, como EAP, cronograma, orçamento e análise de riscos, com design thinking, modelos Canvas, Kanban e Scrum.

× Como podemos ajudar?