GIP4 JULHO 2022

A Inteligência Emocional e o Condicionamento Mental; Megatrends 2022 do PMI; e a Arte de dizer “Não”, são alguns dos temas deste mês na revista GIP4. Você também pode ler a revista em PDF GIP4 julho 2022


A Inteligência Emocional e o Condicionamento Mental

O Prof. Elson Teixeira escreveu um artigo que trata sobre o condicionamento mental. Segundo ele, admitir-se inteligente é posicionar-se de acordo com os modernos conceitos científicos sobre inteligência, enquanto admitir-se menos ou mais inteligente do que o outro é contrariar a lógica da própria inteligência e, por isso mesmo, expor-se negativamente, trazendo prejuízo para a sua imagem. Toda e qualquer consideração a respeito de inteligência deve considerar estes aspectos. Assim sendo, é preciso considerar que o emocional interfere diretamente na quantidade e na qualidade da inteligência.

Ele ainda cita que este mesmo princípio pode ser usado pelos líderes na obtenção de resultados de seus funcionários, lógico que não com princípio de educação, mas reconhecimentos dos méritos alcançados. Leia mais aqui


Megatrends 2022 do Project Management Institute 

O PMI vem monitorando ativamente a dinâmica tecnológica, as mudanças demográficas e as complexidades da globalização que estão reformulando nosso mundo. Em 2022 ele identificou seis megatendências que se destacam com base no seu impacto e nas implicações para projetos em todo o mundo:

  1. Disruptura digital
  2. Crise climática
  3. Mudanças demográficas
  4. Mudanças econômicas
  5. Escassez de mão de obra
  6. Movimentos civis, cívicos e pela igualdade

Baixe o relatório completo PMI Megatrends 2022

Acesse o site para saber mais. 

 


Dialogar é uma Arte, Discordar faz Parte

Em excelente postagem, Mario H Trentim coloca: Não saber lidar com as críticas e pontos de discordância pode estar atrapalhando a sua carreira? Sim, com toda certeza. Porém, há outra coisa que atrapalha ainda mais a sua carreira: concordar com tudo.

Para ele, em nossa criação e educação básica, a maioria de nós foi condicionada a concordar ou ficar em silêncio. Entretanto, a vida adulta e profissional exige que possamos mudar esse modelo mental. Ele recomenda você fazer isso aos poucos. Você precisa se conhecer melhor, gerenciar suas emoções. Isso faz parte do desenvolvimento da inteligência emocional. 

“Para Discordar, é Necessário Pensar!” Já parou para pensar sobre isso?

 Leia mais aqui  


A Importância do Engajamento dos Stakeholders

Um dos fatores críticos do sucesso em projetos é o comprometimento dos principais envolvidos (stakeholders) com o projeto. Na realidade, ninguém compromete ninguém, o que fazemos é criar as condições para que as pessoas se sintam comprometidas. Além de entender suas necessidades e expectativas, devemos gerenciá-las a fim de assegurar um projeto bem-sucedido.

As pessoas se sentem mais comprometidas quando entendem a razão e os objetivos do projeto e, também, quando se sentem parte dele, sendo ouvidas e contribuindo com o seu planejamento. Por isso a importância de usar ferramentas comunicativas e colaborativas, como Canvas e Kanban. 

Saiba mais pelo artigo no LinkedIN “Um Patrocinador Engajado é o Principal Impulsionador do Sucesso de um Projeto”, de Carlos Magno Xavier.


Curso do Mês: “GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO, PESQUISA & DESENVOLVIMENTO”

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro o professor Carlos Magno Xavier (Doutor, PMP), autor do  livro “Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento”, ministrará um curso on-line prático acerca desse tema.

Será aplicado um método híbrido de gestão que combina artefatos tradicionais (EAP, cronograma, mapa de riscos) com métodos ágeis (SCRUM), assim como melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders (Canvas e Kanban).

Mais detalhes acesse a página do curso aqui. 


Livro do Mês “A Arte de Dizer Não” Joaquim Quintino Aires

O "Não" é a sua força, a sua afirmação, o seu grito de liberdade. Diga Não ao mundo que teima em impor-lhe as suas regras. E diga Sim à vida que quer mesmo viver. O "Não" é determinante para a nossa felicidade presente e futura. Mas, infelizmente, no dia a dia, esquecemo-nos muitas vezes do papel estruturante do Não na salvaguarda da nossa identidade. 

No livro “A Arte de Dizer Não”, o psicólogo Joaquim Quintino Aires ajuda-nos a usar o "Não" para construirmos um Eu mais forte e mais seguro. E ensina-nos como deve ser posta em prática com equilíbrio e inteligência emocional.

Adquira seu exemplar aqui


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?