GIP4 Fevereiro 2023

“Agilidade organizacional”; “O que é e como funciona o RH ágil?”; “Tendências: Global Project Management Job Trends 2023” e “Agilidade em outros Projetos que não são de Software” são temas da edição de fevereiro da GIP4.

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 fevereiro 2023


Agilidade organizacional não é um bicho de sete cabeças

Os especialistas Alexandre Caramelo e Luciano Sales desenvolveram um artigo onde abordam os “mitos e verdades” da agilidade organizacional. Basicamente o artigo traz duas visões que eles consideram complementares. A primeira é que a agilidade organizacional deve ser bottom up, ou seja, partindo dos times e positivamente influenciando a organização para cima. A segunda opina em favor de uma abordagem top down, onde é essencial compreender aspectos macro para, em seguida, tomar decisões acerca de como atingir a agilidade organizacional.

A dupla reforça que é, no mínimo, intrigante o fato de que muitos de nós costumamos pensar a agilidade organizacional a partir de pequenas estruturas (times ou squads), que ao se multiplicarem e replicarem métodos, frameworks e práticas, atingirão o desempenho desejado de forma "orgânica". Infelizmente, não atingirão!

Quer saber mais? Acesse o artigo


O que é e como funciona o RH ágil

Como muitas organizações buscam se tornar mais ágeis e centradas no cliente, os riscos de RH são vistos como um obstáculo interno ao alto desempenho. Os líderes de RH têm procurado uma maneira de enfrentar esse desafio. O RH precisa de uma abordagem ágil para coletar, entender e agir sobre feedback dos funcionários e sustentar a transição para um RH ágil. 

Em seu novo artigo, Mario H Trentim explora as lições ágeis de RH do mundo da tecnologia, explica o porquê das equipes ágeis de RH precisarem de feedback em tempo real, e como as equipes ágeis de RH abordam o feedback dos funcionários. 

Ler artigo


Tendências: Global Project Management Job Trends 2023

“Inteligência emocional, empatia e colaboração são necessários para administrar a ansiedade que pode surgir em meio a cenários econômicos e políticos incertos”

O Project Management Institute publicou artigo, divulgando alguns resultados do relatório PMI Pulse of the Profession® 2023. Apesar da disrupção e incertezas do mercado, os profissionais de projetos continuam a ter fortes oportunidades de avançar em suas carreiras.

Os pesquisadores descobriram que os setores automotivo, farmacêutico, de energia renovável e têxtil se destacam, com o México e o Brasil, com maior probabilidade de se beneficiar se a região atingir todo o seu potencial como centro de manufatura.

Dada a natureza global dos projetos na região, a fluência em idiomas além do espanhol é um diferencial claro no mercado de trabalho. Além disso, não importa o setor escolhido ou onde eles se enquadram no organograma, os profissionais de projetos devem aprimorar suas habilidades de comunicação e liderança.  

Acessar artigo


Agilidade em outros Projetos que não são de Software

Agilidade não é somente para projetos de software. O professor Carlos Magno Xavier (Doutor, PMP), autor de 21 livros na área de gerenciamento de projetos, conduzirá um minicurso de 6 horas, por web conferência, onde apresentará, de forma clara e objetiva, os conceitos básicos para gerenciar iniciativas de negócio com agilidade, utilizando exemplos e casos reais de outras áreas que não o desenvolvimento de software. Também tratará da abordagem híbrida da gestão de projetos onde serão conceituadas e exemplificadas entregas com desenvolvimento adaptativo (ágil) e preditivo (tradicional).

O minicurso será nos dias 11 e 12 de abril de 2023, das 19 às 22hs, com utilização da plataforma Zoom. Serão utilizadas ferramentas on-line para os exercícios. Por isto, é necessário acesso por computador para participar do minicurso.

Outros detalhes em https://forms.gle/pRrFqP1YAjdey8yf7 


Livro do Mês: “Gerenciamento de Marketing: uma adaptação da metodologia Basic Methodware"

Quem disse que só na engenharia se usa conceitos de projetos e desenvolvimento ágil de produtos e serviços?

O livro do mês "Gerenciamento de Marketing: uma adaptação da metodologia Basic Methodware" trata-se de uma versão prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos em 13 processos.

Utilizando o ciclo PDCA para a melhoria contínua do projeto, ele incorpora práticas ágeis e colaborativas, tais como Canvas, Scrum e Kanban, e aborda as 10 áreas e conhecimento propostas pelo PMBOK® Guide.

Adquirir exemplar aqui


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)19 e 20 de junho de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de julho de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)10 de julho de 2024

Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)07 e 08 de agosto de 2024
Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)4, 5, 11 e 12 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)9, 10, 16, 17, 23 e 24 de setembro de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)12 e 13 de setembro de 2024
Curso "Gestão Moderna de Projeto"24hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de outubro de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?