GIP4 DEZEMBRO 2021

Agilidade, organização enxuta, organização ágil, horizontes de planejamento para o crescimento de uma Organização, e o novo triângulo de competências do gerente de projetos são temas desta edição.

Você também pode ler a revista em PDF Beware - GIP4 dez.2021


Organização Enxuta x Organização Ágil

Por: Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor)

Fala-se muito hoje que a organização deve ser enxuta e que deve ser ágil. Vou colocar aqui o meu entendimento das características fundamentais dessas empresas.

Organização Enxuta

As características fundamentais das “Organizações Enxutas” são: fluxo contínuo de valor para o cliente; modelo de gestão enxuta; redução de desperdícios; e melhoria Contínua.

Como boas referências eu sugiro a leitura do livro “A Startup Enxuta” do Eric Ries e dos livros de Karen Martin, CEO da TKMG, em especial “The Outstanding Organization” e “Value Streaming Mapping”.

A figura abaixo mostra um resumo do entendimento dela acerca do tema.

Organização Ágil

As características fundamentais das “Organizações Ágeis” são: entender a necessidade de mudar e reagir mais rápido do que a velocidade de mudança do ambiente; entregar um fluxo contínuo de valor para o cliente e a organização; utilizar ciclos curtos de entrega e aprendizado, com desenvolvimento adaptativo de produtos e serviços; e utilizar processos enxutos com melhoria contínua (lean).

Como boas referências eu sugiro a leitura dos livros: “The Age of Agile: How Smart Companies Are Transforming the Way Work Gets Done” (Stephen Denning); “Os segredos da gestão ágil por trás das empresas valiosas” (João Kepler e Thiago Oliveira); e “The Agile Enterprise: Building and Running Agile Organizations” (Mário Moreira).

Eu diria que “enxuta” e “ágil” são qualidades complementares. Para ser ágil a organização precisa ser enxuta, sendo uma “máquina de entrega de valor”.


Horizontes de Planejamento para o Crescimento de uma Organização

Por: Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor)

Peter Drucker dizia: “A melhor forma de prever o futuro é cria-lo”. Daí a necessidade do planejamento.

No livro “The Alchemy of Growth” (Baghai, Coley, White. 2000), os autores, executivos da Mckinsey, propuseram três horizontes de planejamento para o crescimento de uma organização, conforme figura abaixo. Eles sugerem alocar 70% do investimento no horizonte 1, 20% no horizonte 2 e 10% no horizonte 3. Esses percentuais devem ser adaptados a cada organização. Por exemplo, uma organização cujo negócio seja totalmente baseado em tecnologia, poderia ter algo como 45% / 35% / 20%.

Já Bill Sharpe, em seu livro “Three Horizons: The Patterning of Hope”, entende que esses horizontes ocorrem simultaneamente. Sugiro assistir o vídeo no Youtube, em que ele explica suas ideias.

Em razão da dinâmica do mercado, esse planejamento deve ser revisto trimestralmente.


O novo Triângulo de Competências do Gerente de Projetos

por Carlos Magno Xavier

Para que fique aderente às mudanças implementadas no Guia PMBOK® – Sétima Edição, o Project Management Institute (PMI) está atualizando o triângulo de competências do gerente de projetos. Essa atualização impactará, embora sem data ainda definida, os próximos exames de certificações como, por exemplo, a PMP (Project Management Professional).

Fonte: palestra proferida por Stephen Townsend durante webinar do Chapter United Kingdom do PMI, em novembro de 2021, disponível pelo vimeo.


Turma Aberta para o curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento

Aprenda com um dos autores do livro “GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO, PESQUISA & DESENVOLVIMENTO” uma metodologia prática para iniciar, planejar, monitorar, controlar e encerrar esse tipo de projeto, onde também serão abordadas Práticas Ágeis e a Abordagem Híbrida na Gestão de Projetos.

A próxima turma aberta está prevista para os dias 8, 9 e 10 de março de 2022. Caso queira saber o valor do curso e/ou tenha interesse em fazer uma pré-inscrição, sem compromisso, acesse o formulário em: https://forms.gle/3DsvnahnNQAMXhFe8.

Informações acerca do curso, acesse a página.


Livro do Mês: "Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)"

A vantagem competitiva sustentável ocorre quando a empresa consegue desenvolver sua capacidade de inovar, isto é, quando utiliza o conhecimento e as competências tecnológicas para criar novos produtos, processos e serviços.
Uma adaptação da metodologia Basic Methodware , este livro, dos irmãos Carlos Magno e Luiz Fernando Xavier, Juliano Heinzelmann Reinert e Ingrid Paola Stoeckicht, apresenta como profissionais podem desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais que permitam obter sucesso no desenvolvimento e na implementação de projetos de inovação.

Para adquirir o exemplar com desconto, acesse aqui 


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Preencha as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis. Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?