Diagnóstico de Maturidade em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio

A Beware oferece consultorias que auxiliam as empresas na gestão dos seus negócios, fornecendo atendimento personalizado e adequado à realidade dos seus clientes. Para saber mais sobre os tipos de consultoria prestados, leia a lista abaixo com as devidas informações.

Diagnóstico de Maturidade em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio

imagem_01

A situação em que a empresa se encontra, em relação à utilização das práticas de gerenciamento de projetos, programas e portfólio, indica a sua maturidade. As organizações com maturidade têm alcançado mais sucesso, segundo o PMI´s Pulse of the Profession 2015, o que está representado na figura ao lado.

Imagem_02

Existem diversos modelos de avaliação dessa maturidade. Os mais usados no Brasil, segundo a pesquisa PMSURVEY.ORG, são: OPM3™ e Darci Prado. Além desses dois modelos, a Beware também faz diagnósticos com base na norma NBR ABNT ISO 21.500 (Orientações acerca do Gerenciamento de Projetos) e com base em um modelo próprio, desenvolvido pelo professor Carlos Magno Xavier. Ao final do diagnóstico de maturidade, pode ser gerado ou não um plano de melhoria.

 

 

OPM3™ (Organizational Project Management Maturity Model)

Imagem_04Imagem_05

O OPM3 é um modelo que incorpora os resultados das boas práticas utilizadas no mundo, referentes aos processos organizacionais de gestão de Portfólio, Programas e Projetos (PPP). No modelo, o termo “boas práticas” refere-se aos métodos correntemente reconhecidos em uma dada indústria ou disciplina, aplicados para alcançar uma meta estabelecida ou objetivo. Essa publicação identificou 489 práticas adotadas pelo mercado, no que diz respeito ao gerenciamento de projetos, programas e portfólio, sendo 229 associadas ao gerenciamento de projetos.

A Beware trabalha com duas opções na aplicação do modelo OPM3®:

  • Utilização do questionário fornecido no manual, com a tabulação e emissão de gráficos sendo elaborados com apoio de planilha do Excel.
  • Utilização do OPM3® Productsuite®, neste caso o diagnóstico sendo aplicado por profissional certificado OPM3®.

 

MODELO BEWARE

Imagem_06

A Beware desenvolveu, com base no OPM3™ (Organizational Project Management Maturity Model) do Project Management Institute (PMI), um questionário para avaliação de projetos ou de uma carteira de projetos na organização. Uma adaptação desse questionário foi utilizada no “Prêmio PRODEP de Gerenciamento de Projetos”, estruturado pela Beware para a Petrobras, visando a avaliação dos seus projetos de exploração e produção, onde também foram avaliados projetos de empresas contratadas. São trinta e duas (32) perguntas para a identificação do uso de cento e seis (106) práticas nas dimensões: pessoas, processos, tecnologia e governança.

 

ISO 21500

Imagem_07

A norma NBR ABNT ISO 21500:2012 fornece uma descrição de alto nível dos conceitos e processos que são considerados boas práticas de gerenciamento de projetos, não abordando, no entanto, o gerenciamento de programas e portfólios de projetos. Ela apresenta 39 processos, divididos em 10 assuntos, também chamados na literatura de “áreas de conhecimento”. O diagnóstico é constituído de 154 perguntas específicas que buscam identificar o nível de realização dos 39 processos de gerenciamento de projetos constantes da norma.

 

DARCI PRADO

Imagem_08

O Prado-MMGP (Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos) contempla as seguintes áreas: Estratégia, Processos, Pessoas e Tecnologia, equacionado por meio de seis dimensões em cinco níveis inspirados no modelo CMM da SEI.

Para maiores detalhes entre em contato conosco pelo e-mail beware@beware.com.br ou telefone (21) 3603.0202.

Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor, PMP) – magno@beware.com.br

Diretor da Beware Consultoria e Treinamento (www.beware.com.br), eleito em 2010 uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. Autor/coautor de quatorze (14) livros, dentre eles “Gerenciamento de Projetos de Construção Civil”. Professor de MBAs da FGV, UFRJ e Fundação Dom Cabral e consultor de diversas empresas.

× Como podemos ajudar?