Como promover a inovação em projetos?

21 de agosto de 2019

Como promover a inovação em projetos?

Autoria: Carlos MAGNO da Silva Xavier

Para aumentar o poder de inovação de sua equipe em projetos, especialmente com foco em transformação tecnológica, existem algumas abordagens que são complementares.

1) Desenvolver a criatividade da equipe;

Para ter inovação é importante ter criatividade. Esses termos são complementares e exigem diferentes competências para prosperar. Enquanto a criatividade é a competência de encontrar uma maneira de fazer algo de forma mais eficiente, eficaz ou divertida, a inovação é a competência de transformar essas ideias criativas em realidade, sendo aí que surge a gestão de projetos como apoio à inovação. Criatividade e inovação estão, portanto, relacionadas.

O ambiente é importante para desenvolver e estimular a criatividade. Os líderes têm um papel fundamental nisso, devendo ter o CHA: Conhecimento na sua área de atuação, Habilidade (comunicação, persuasão, inteligência emocional, alta capacidade de resolução de problemas) e Atitude (vontade de transformar seu conhecimento e habilidade em realizações, atuando como mentores de sua equipe).

Para desenvolver a criatividade na equipe, diversas técnicas podem ser utilizadas: Design Thinking, Brainstorming, Scamper, Mapa mental; Método 635, TRIZ, Delphi e tantas outras.

2) Motivar a criatividade via recompensa;

É importante ter uma política de incentivos com base nos principais focos de melhoria e com avaliações que premiem as principais ideias, por exemplo as relacionadas à redução de custos e/ou ao aumento de produtividade.

Para dar início, você pode definir metas para que seus funcionários pensem em algumas maneiras de tornar os processos de trabalho mais eficientes. Talvez cada funcionário possa ser encarregado de fornecer uma sugestão até o final de cada semana e você avaliará qual ideia é a melhor. A recompensa pode ser tangível, como incentivos monetários/profissionais, ou intangíveis, como o reconhecimento ao anunciar o vencedor para os demais.

3) Criar equipes (squads) de inovação;

Uma forma mais sistemática de promover a criatividade consiste em criar equipes de inovação. Não sei a quantidade de pessoas no seu setor, mas pode ser interessante dividir em equipes. Cada equipe de inovação seria encarregada de apresentar ideias sobre como melhorar o processo de trabalho em um aspecto específico. Os prazos devem ser estabelecidos para garantir que as equipes apresentem suas ideias e sejam recompensadas se forem excelentes.

4) Utilizar projetos para transformar as ideias em inovação

A gestão de projetos é que transforma ideias em realidade. Você pode usar design sprints para testar as suas ideias. Veja o meu artigo Desenhando Produtos em uma Semana com “Design Sprints”.

Utilize métodos ágeis no desenvolvimento de produtos e serviços. Dê uma olhada no meu artigo A Gestão de Projetos no Desenvolvimento Ágil de Projetos e Serviços. 

 

 

Sobre o autor:

Carlos Magno da Silva Xavier ( Doutor, PMP)

Carlos Magno Xavier

Carlos Magno Xavier

Diretor da Beware - magno@beware.com.br

Carlos Magno da Silva Xavier foi eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Sócio-Diretor do Grupo Beware e sua experiência profissional, de mais de vinte e cinco anos, inclui a consultoria na sistematização do gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em várias Organizações (TIM, Eletronuclear, BR Distribuidora, Eletropaulo, Marinha do Brasil, Iguatemi, Emgepron, SESC-Rio, Petrobras e outras). É autor/coautor de dezoito (18) livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware” – eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado “Project Management Professional” (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e UFRJ.