GIP4 novembro 2023

Nesta edição de novembro da GIP4 você tem acesso aos temas:

  • "Riscos em projetos: Riskeen";
  • "Quem é o Melhor: Inteligência artificial generativa ou gerentes de projetos?";
  • "A Inteligência Artificial aplicada à Comunicação e Marketing"
  •  "Como será a próxima geração de gerentes de projetos".

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 novembro 2023


Riscos em Projetos - New GPT on the block_ Riskeen

A incorporação de técnicas como EMV (Valor Monetário Esperado) e simulações de Monte Carlo (em breve), juntamente com uma interação intuitiva e adaptativa, torna o Riskeen um assistente inteligente inestimável para assinantes do CHATGPT Plus. Ele não apenas fornece análises detalhadas, mas também capacita os usuários a compreender e navegar por cenários de risco complexos, independentemente de seu nível de experiência. 

Guilherme Pereira Lima mostra a potencialidade do Riskeen, um novo agente GPT inteligente, no apoio à gestão de riscos em projetos, seja você um profissional experiente ou não.

Leia mais aqui


Quem é o Melhor: Inteligência artificial generativa ou gerentes de projetos?

Os professores Andre Barcaui e Andre Monat fizeram um estudo comparativo entre a inteligência artificial (IA) generativa, especificamente o modelo GPT-4, e um gerente de projeto humano no contexto do desenvolvimento de um plano de projeto. O objetivo do estudo foi analisar o conteúdo e a estrutura de um plano de projeto elaborado por essa nova tecnologia disruptiva e sua contraparte humana, com foco no setor de tecnologia digital. 

Os resultados indicam pontos fortes e fracos únicos para planos de projeto gerados por IA e gerados por humanos, revelando-os como complementares no processo de planejamento de projetos. 

Na conclusão, este estudo ilustrou a sinergia potencial entre a experiência humana e a IA no planejamento de projetos, sugerindo que a integração cuidadosa de capacidades humanas e de IA é fundamental para o desenvolvimento de planos de projeto robustos e confiáveis.

Confira o artigo


Como será a próxima geração de gerentes de projetos?

As habilidades tradicionais de gerenciamento de projetos, como governança de projetos ou metodologia de gerenciamento de projetos, não são suficientes para atender às necessidades organizacionais em constante mudança. 

Recentemente, a Gartner entrevistou 373 líderes de gerenciamento de projetos para identificar as habilidades da “próxima geração” — da consciência organizacional à perspicácia financeira — que têm um impacto no desempenho. Eles também identificaram três funções de gerente de projetos focadas no futuro: professor, orientador e orquestrador — todas destacando os aspectos exclusivamente humanos do gerenciamento de projetos que vão além da execução de tarefas discretas e repetitivas.

Leia o artigo completo aqui.

 


A Inteligência Artificial aplicada à Comunicação e Marketing

A consultora Ana Luiza Xavier tem obtido um ganho de produtividade excepcional com a utilização da IA no planejamento de branding, comunicação e marketing. Diagnóstico, matriz de posicionamento, mapa de comunicação dos stakeholders etc. Por exemplo, o Bard, chatbot baseado em IA do Google e concorrente do ChatGPT, é útil para entender o mercado e conhecer o público-alvo.

Você não precisa de um curso de Inteligência Artificial. Você não precisa conhecer a história da IA, entender como programar ou saber como ela funciona. Um motorista não precisa saber construir um carro (ou entender sobre carros), ele só precisa saber pilotá-lo. 

Como "pilotar" a IA? É necessário fazer boas perguntas. Se você não está tendo boas respostas, é porque não está fazendo as perguntas certas. Essa é a chave (e a porta inteira): o prompt, ou seja, o comando que você dá para a inteligência artificial.

Quer saber como pilotar a IA? Quer saber fazer as perguntas certas? Envie e-mail para a Ana Luiza em anaxavier@beware.com.br que ela pode te ajudar a aumentar sua produtividade em suas ações de comunicação e marketing.


Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing

Com o incremento do marketing digital e de tecnologias como big data, machine learning, inteligência artificial, ferramentas de automação e outras, o mercado ficou totalmente focado em dados, produtividade e resultados.

Carlos Magno e Ana Luiza Xavier, coautores do livro “Gerenciamento de Projetos de Marketing”, vão ministrar um curso que mostrará como gerenciar suas iniciativas desde o planejamento estratégico de marketing até a sua implementação.

O curso será online nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, 5, 6 e 7 de fevereiro de 2024.

Aprenda a como ter sucesso em suas iniciativas, desde o planejamento estratégico de marketing até a sua implementação.

Saiba mais aqui


Livro do mês: “Gerenciamento de Projetos de Adequação à LGPD”

Acaba de ser lançado o livro “Gerenciamento de Projetos de Adequação à LGPD”, tendo como coautores Gianfranco Muncinelli, Carlos Magno Xavier e Luiz Fernando Xavier, os dois últimos sócios-diretores da Beware.

Em razão da Lei nº 13.790/2018, conhecida como LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, as organizações, com o objetivo de evitar sanções (multas, bloqueios) e problemas para a reputação da empresa, precisam ter uma sistemática para tratar corretamente os dados pessoais, inclusive nos meios digitais, protegendo os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade do cidadão.

Esse livro mostra como formatar um projeto de adequação à LGPD, aplicando práticas modernas de gestão de projetos, contribuindo para o aumento da eficiência e eficácia dessa iniciativa.

São utilizados modelos Canvas para a modelagem e concepção colaborativa do projeto, em conjunto com a nossa metodologia Basic Methodware® (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também incorporamos uma abordagem ágil de desenvolvimento de produtos e serviços (SCRUM) e uma forma colaborativa e visual de acompanhamento de projetos (Kanban).

Para adquirir o livro, acesse aqui.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de julho de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)10 de julho de 2024

Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)07 e 08 de agosto de 2024
Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)4, 5, 11 e 12 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)9, 10, 16, 17, 23 e 24 de setembro de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)12 e 13 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)02 e 03 de outubro 2024
Curso "Gestão Moderna de Projeto"24hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de outubro de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

 

 

 

× Como podemos ajudar?