GIP4 maio 2024

Nesta edição você tem acesso aos temas:

Gestão de Projetos de Inovação; Inteligência artificial generativa; Microsoft Copilot 365 Business e Cronogramas - DCMA.

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 maio 2024

 


Gestão de Projetos de Inovação: a chave para o desenvolvimento sustentável de pesquisa e tecnologia no Brasil

A inovação é fundamental para fazermos a diferença em um mercado altamente competitivo. E a vantagem competitiva sustentável ocorre quando a empresa consegue desenvolver sua capacidade de inovar, isto é, quando utiliza o conhecimento e as competências tecnológicas para criar novos produtos, processos e serviços. 

Neste sentido, a gestão de projetos de inovação desempenha um papel crucial no desenvolvimento e implementação eficaz de novas ideias, produtos e tecnologias. A Beware possui, em seu portfólio, o Curso “Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento”, baseado no livro homônimo que é o “livro do mês” desta revista.

A próxima turma aberta está prevista para setembro/2024 e existe a opção de contratação de turma fechada (online ou presencial). Para informações adicionais envie mensagem para relacionamento@beware.com.br

No  artigo “Gestão de Projetos de Inovação: a chave para o desenvolvimento sustentável de pesquisa e tecnologia no Brasil“, de Mario Trentim, você entenderá a importância de adotar boas metodologias e práticas na gestão de projetos de inovação, com destaque para o seu impacto no avanço da pesquisa e da tecnologia.

Leia o artigo aqui


Quem é melhor no planejamento de projetos: Inteligência artificial generativa ou gerentes de projeto?

Os professores Andre Barcaui e Andre Monat fizeram um estudo comparativo entre a inteligência artificial (IA) generativa, especificamente o modelo GPT-4, e um gerente de projeto humano no contexto do desenvolvimento de um plano de projeto. O objetivo do estudo foi analisar o conteúdo e a estrutura de um plano de projeto elaborado por essa nova tecnologia disruptiva e sua contraparte humana, com foco no setor de tecnologia digital. 

Em resumo, a conclusão foi que, embora a IA tenha um imenso potencial para aumentar o planejamento de projetos, o papel fundamental da experiência humana permanece inegável. Uma integração equilibrada da IA ​​e das capacidades humanas garante planos de projeto eficientes, abrangentes e diferenciados.

Baixe o estudo aqui.


10 maneiras de usar a IA para turbinar a produtividade de projetos.

O mercado de aplicativos inteligentes está crescendo tão rápido que você pode nem perceber que está usando um aplicativo baseado em Inteligência Artificial. As organizações e os stakeholders de projetos devem reconhecer e aproveitar esta sinergia para uma gestão eficiente e eficaz dos projetos. Utilizar IA no gerenciamento de seus projetos permitirá que você melhore a sua produtividade.

Carleton Chinner (PMI), sugere 10 maneiras de melhorar a gestão de seus projetos com IA:

  1. Melhore sua escrita
  2. Faça apresentações atraentes
  3. Analise suas tendências de custo e esforço
  4. Automatize processos da sua metodologia de gestão de projetos
  5. Descubra o que seus stakeholders pensam
  6. Gerar documentos do projeto
  7. Planeje um treinamento
  8. Use uma ótima arte
  9. Fale com o seu Assistente de Projeto Virtual
  10. Adicione um membro da equipe virtual

Confira o artigo aqui.


Microsoft Copilot 365 Business: Transformando o Ambiente Empresarial com Inteligência Artificial

Há uma velha piada na indústria da inteligência artificial de que uma tecnologia só é IA até ser útil. Hoje, o mercado de aplicativos inteligentes está crescendo tão rápido que você pode nem perceber que está usando um aplicativo baseado em Inteligência Artificial. Utilizar IA no gerenciamento de seus projetos permitirá que você melhore a sua produtividade.

O Microsoft Copilot é uma solução revolucionária que integra capacidades avançadas de inteligência artificial às aplicações do Microsoft 365, oferecendo uma série de funcionalidades que transformam radicalmente a forma como empresas e profissionais operam diariamente.

Em seu artigo “Microsoft Copilot 365 Business: Transformando o Ambiente Empresarial com Inteligência Artificial", Mario Trentim explora detalhadamente as funcionalidades e benefícios exclusivos que o Microsoft Copilot proporciona, especialmente para usuários empresariais que optam pela assinatura paga do Microsoft 365 Copilot Business.

Leia o artigo


14 pontos para a elaboração de Cronogramas - DCMA

Segundo Rodolfo Stonner cronogramas são fundamentais para o gestor, notadamente o gerente de projetos. O cronograma nos permite prever datas e eventos, criar e analisar cenários, definir medidas corretivas, preventivas ou mitigadoras. Pelo fato de os cronogramas serem tão importantes, ele publica artigos sobre este tema periodicamente. 

Quais são os indicadores (métricas) para a aferição da adequação de um cronograma às boas práticas? É o que ele apresenta em seu artigo com base em uma lista de verificação de 14 itens do DCMA (Defense Contract Management Agency), agência reguladora norte americana.

Leia mais aqui.


Livro do Mês: Gerenciamento de projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&D)”

Para transformar ideias inovadoras em soluções comercialmente viáveis de sucesso, que darão à organização alavancagem competitiva diante da concorrência, os gestores se veem diante de uma necessidade premente: desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais que permitam obter sucesso no desenvolvimento e na implementação de projetos de inovação. 

Profissionais que gerenciam ou que participam de equipes de desenvolvimento de projetos inovadores necessitam identificar, alocar, integrar e gerenciar recursos organizacionais e conhecer práticas que possibilitem focar todo o gerenciamento de um projeto sob a ótica da inovação, aliando essas ações às melhores práticas preconizadas pelo PMI – Project Management Institute.

Este livro, bastante didático, apresenta uma adaptação da metodologia Basic Methodware® para o Gerenciamento de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Adquira seu exemplar aqui.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)14 e 15 de agosto de 2024
Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)4, 5, 11 e 12 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)9, 10, 16, 17, 23 e 24 de setembro de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)12 e 13 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)02 e 03 de outubro 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15,16 e 17 de outubro de 2024
Curso "Gestão Moderna de Projeto"24hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de outubro de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)30 de outubro de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

 

 

 

× Como podemos ajudar?