10 maneiras de usar a Inteligência Artificial para turbinar a produtividade de projetos

10 de setembro de 2023

10 maneiras de usar a Inteligência Artificial para turbinar a produtividade de projetos

O mercado de aplicativos inteligentes está crescendo tão rápido que você pode nem perceber que está usando um aplicativo baseado em Inteligência Artificial. Utilizar IA no gerenciamento de seus projetos permitirá que você melhore a sua produtividade.

Carleton Chinner, em artigo publicado , sugere 10 maneiras de melhorar a gestão de seus projetos com IA. Confira a seguir:

  1. Melhore sua escrita

Várias empresas oferecem plugins de escrita para a maioria dos processadores de texto convencionais. Estes sobrecarregam a sua escrita considerando o seu estilo, sugerindo melhorias para a clareza e concisão.

  1. Faça apresentações atraentes

A maioria dos pacotes de apresentação oferece uma ferramenta que o ajudará a criar uma apresentação de boa aparência. Essas ferramentas muitas vezes incorporam princípios de design gráfico sólido, como a regra dos terços, ou cores complementares.

  1. Analise suas tendências de custo e esforço

A análise de dados é outra forma de conhecimento incorporado que está sendo usada em aplicativos de planilhas. Eles permitem que você faça perguntas em linguagem natural sobre seus dados, fornecendo sugestões sobre as melhores maneiras de analisar suas informações.

  1. Automatize processos da sua metodologia de gestão de projetos

Hoje, é possível assinar serviços online que oferecem soluções low / no-code. Estes são combinados com conceitos modernos de automação de processos robóticos para oferecer maneiras simples de desenvolver rapidamente a automação de processos.

  1. Descubra o que seus stakeholders pensam

Uma aplicação muito útil do processamento de linguagem natural é a análise de sentimento, também conhecida como mineração de opinião. Essa é uma ferramenta que vai ler e-mails recebidos ou avaliações de clientes e classificar seu tom como positivo, negativo ou neutro, podendo adicionar a urgência e a intenção por trás do e-mail.

  1. Gerar documentos do projeto

Sistemas como GPT4, Bard e WatsonX surgiram na consciência pública no último ano. Peça a uma dessas ferramentas para gerar a primeira versão de documentos do projeto, como por exemplo o Registro de Riscos. Não partindo do zero aumentará a sua produtividade. Alimente a ferramenta com a documentação de projeto anterior, dando a orientação de IA sobre seu estilo e preferências.

  1. Planeje um treinamento

Peça à IA para produzir um treinamento com base em um número específico de dias ou slides. Ele produzirá material sugerido que você pode usar como base do curso.

  1. Use uma ótima arte

Precisa de um logotipo com pressa? Que tal uma imagem que você pode usar em uma apresentação ou press-release? Você pode recorrer a um grupo de IAs generativas dedicadas à criação de imagens, como Dall-e, MidJourney e Stable Diffusion.

  1. Fale com o seu Assistente de Projeto Virtual

Os assistentes de voz estão em todo o lado, desde os nossos celulares aos nossos carros e aos nossos assistentes domésticos. Considere utilizar um assistente virtual como se fosse membro da equipe.

  1. Adicione um membro da equipe virtual

A maioria dos fornecedores de soluções de gerenciamento de projetos on-line, como por exemplo FYI.me, adicionou recursos de IA aos seus produtos. As ofertas vão desde o gerenciamento automatizado de recursos baseado em prioridades, até a identificação de potenciais bloqueadores em um cronograma, até o lançamento automatizado de contas e a reconciliação em relação aos orçamentos do projeto.

Este artigo apenas arranhou a superfície do que é possível. Existem tradutores de linguagem natural entre muitos idiomas, gerentes de risco que modelam o risco em todo o seu projeto, IAs dedicadas que aprendem com cada cronograma que encontram para produzir cronogramas de alta qualidade e muitos outros.

Como você tem usado a IA em seus projetos? Deixe seu comentário e confira os demais posts acerca do tema neste blog.

× Como podemos ajudar?