GIP4 junho 2024

Na edição GIP4 de junho de 2024, você tem acesso aos temas: 

"A Competição e a Colaboração em Projetos"; "Como Diminuir a Lacuna entre a Expectativa e a Realidade nas Habilidades da Equipe e ter um Time de Campeões"; "Tendências globais de empregos em gerenciamento de projetos 2024" e "A Teoria da Decisão na Escolha de Fornecedores para Projetos".

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 junho 2024

 


A Competição e a Colaboração em Projetos

Não havendo colaboração teremos uma comunicação ineficaz, causando insatisfações entre os participantes e aumentando a chance de insucesso no projeto. “O ideal é que os componentes do time de trabalho entendam as razões das ações a serem desenvolvidas e, quando possível, possam colaborar com a concepção e/ou com o planejamento do projeto.” - Carlos Magno Xavier

O objetivo deste artigo é mostrar porque e como os profissionais envolvidos em projetos precisam estar preparados e educados para o trabalho colaborativo apesar do ambiente organizacional ser habitualmente muito competitivo.

Leia mais 


Como Diminuir a Lacuna entre a Expectativa e a Realidade nas Habilidades da Equipe e ter um Time de Campeões

Em um mundo dinâmico e competitivo de gerenciamento de projetos, ter uma equipe bem treinada pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um projeto. Se a sua gestão de projetos tem resultado em perdas, atrasos ou déficits, esse artigo é fundamental para você, principalmente se você atua como PMO ou como Gerente de Projeto.

Para transformar sua equipe e garantir o sucesso de seus projetos, é crucial investir no desenvolvimento contínuo de habilidades. Isso é fundamental para diminuir a lacuna entre a expectativa e a realidade de suas equipes. É a chave para essa transformação.

Em seu artigo, Mario H. Trentim explora as principais habilidades em gestão de projetos e como a ausência delas pode impactar negativamente na execução dos projetos. E descreve o caminho para se construir um time de campeões que entrega resultado e cumpre os objetivos estabelecidos.

Leia mais


Tendências globais de empregos em gerenciamento de projetos 2024

Você sabia que o Brasil é um dos 5 países que mais precisarão de executivos de projetos até 2027?

Em termos globais, estamos falando de quase 90 milhões de posições que demandarão conhecimento, experiência e fluidez no uso de diferentes tecnologias, dentre as quais a IA - Inteligência artificial.

O relatório Job Trends to PMI traz informações que reforçam os dados acima, de outro estudo do Project Management Institute acerca de tendências chamado “Job Growth and Talent Gap” que mapeia a necessidade de capital intelectual avançado em projetos até 2027.

Nele se destaca a inteligência artificial (IA), que é disruptiva — mudando a maneira como as pessoas veem empregos e carreiras.

Leia mais


A Teoria da Decisão na Escolha de Fornecedores para Projetos

O ambiente globalizado e cada vez mais especializado em que as empresas estão inseridas faz com que cresça a cada dia a necessidade de conduzir adequadamente os processos de contratação de produtos e serviços.

Quando essas aquisições se referem a projetos, podem ter impactos negativos no sucesso do seu gerenciamento, especialmente no cumprimento de prazos e orçamentos; assim como em impacto na qualidade dos produtos e serviços produzidos.

Em seu artigo, "A Teoria da Decisão na Escolha de Fornecedores para Projetos", Carlos Magno Xavier explica como a Teoria da Decisão pode ser útil no julgamento de propostas de fornecedores.

Ao escolhermos a proposta mais vantajosa para o nosso projeto, é possível esclarecer como queremos um ponto de equilíbrio entre escopo, preço, prazo e qualidade; e se  precisamos utilizar o conceito de “objetivos múltiplos e conflitantes”.

Leia o artigo


Livro do Mês: “ Como coletar requisitos em projetos”

De acordo com o Guia PMBOK® do PMI, “requisito é uma condição ou capacidade que é necessária estar presente em um produto, serviço ou resultado, para satisfazer uma necessidade do negócio”.

Carlos Magno Xavier escreveu o e-book “Como Coletar Requisitos em Projetos”. Nele, ele explica a diferença entre o escopo na visão do cliente e o escopo do projeto. Faça o download gratuitamente do e-book e saiba como trata do assunto por meio de um processo de gerenciamento de escopo denominado “Coletar Requisitos”. 

Baixe aqui


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)14 e 15 de agosto de 2024
Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)4, 5, 11 e 12 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)9, 10, 16, 17, 23 e 24 de setembro de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)12 e 13 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)02 e 03 de outubro 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15,16 e 17 de outubro de 2024
Curso "Gestão Moderna de Projeto"24hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de outubro de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)30 de outubro de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

 

 

 

× Como podemos ajudar?