GIP4 janeiro 2024

Na primeira edição GIP4 de 2024 ,você tem acesso aos temas:

Inteligência artificial e gestão híbrida de projetos: contexto, desafios e oportunidades ; Uso de Metodologia aumenta sucesso de projetos; A Importância dos PMOs em Ambientes Inovadores;  Cinco previsões para o futuro do Gerenciamento de Projetos e Next Stop: Infinity.

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 janeiro 2024


Inteligência artificial e gestão híbrida de projetos: contexto, desafios e oportunidades

Os Professores Alexandre Caramelo e Luciano Sales escreveram um artigo que explora as possibilidades da IA e ML no gerenciamento híbrido de projetos.

Na parte 1 eles tratam do entendimento muitas vezes enviesado sobre os efeitos de longo prazo da mecanização e da automação do trabalho desempenhado pelos seres humanos. Também abordam a contribuição da IA e ML para a gestão de projetos nas suas formas mais recorrentemente percebidas: a incorporação dessas tecnologias no produto, serviço ou resultado do projeto ou pela abordagem híbrida que agrega a visão preditiva e adaptativa em um jogo de ganhos mútuos, sobretudo se apoiada por IA e ML.

Na parte 2, os autores buscam tratar de aspectos de ordem mais técnica que incluem uma conexão dos domínios de desempenho conforme proposto pelo Project Management Institute e suas possíveis soluções de IA e ML. também tratam da configuração típica de projetos envolvendo essas tecnologias, tanto na construção (e seus elevados custos em determinados casos) quanto na contratação de modelos de IAaaS (inteligência artificial como serviço).

Para concluir o artigo, eles citam diversos elementos de governança e ética profundamente enraizados nos projetos envolvendo IA, desde a concepção.

Vale a leitura! Leia mais aqui.


Uso de Metodologia aumenta sucesso de projetos

Muitas organizações procuram colher os benefícios da gestão de projetos, sem realmente compreender o seu valor ou mostrar qualquer vontade de integrá-la na cultura da empresa. Ao fazer isso, as organizações perdem cerca de 11,4% dos recursos aplicados em projetos.

Não é surpreendente, dado que as estatísticas mostram que a subvalorização do gerenciamento de projetos resulta em uma taxa de falha de 50%. E 58% das organizações admitem abertamente não entender o valor do gerenciamento de projetos.

Os PMOs estão em ascensão, com 89% das organizações afirmando ter pelo menos um PMO e 50% afirmando ter mais de um. Para ter uma referência, em 2016, apenas 71% das organizações afirmaram ter um PMO.

Apesar de mais trabalho sendo feito em projetos, simplesmente não há uma oferta grande o suficiente de gerentes de projeto treinados para atender a essa demanda. Apenas 47% dos projetos são executados por profissionais formados / certificados de gerenciamento de projetos.

No site do Plaky  são apresentadas mais dessas estatísticas relevantes de falhas de gerenciamento de projetos, além de serem também abordadas estatísticas de sucesso do gerenciamento de projetos.

Também são exibidas estatísticas sobre o que as organizações são capazes de fazer quando integram adequadamente o gerenciamento de projetos em sua cultura: como terminar, por exemplo, 75% de todos os projetos com a qualidade desejada.


A Importância dos PMOs em Ambientes Inovadores

No dinâmico mundo corporativo de hoje, os Escritórios de Projeto (PMOs) emergem como elementos cruciais, especialmente em cenários focados em inovação, como os parques tecnológicos. Eles vão além da gestão tradicional de projetos, abrangendo coordenação estratégica, otimização de recursos e promoção da inovação contínua.

Em polos inovadores, os PMOs desempenham um papel ampliado, facilitando a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos entre empresas e startups, impulsionando assim inovações disruptivas. Com desafios que incluem a rápida adaptação a tecnologias emergentes e a gestão eficiente de stakeholders, os PMOs estão constantemente evoluindo para enfrentar as demandas de um mercado em constante mudança.

Os PMOs não apenas otimizam a gestão de projetos e recursos, mas também catalisam a inovação e a colaboração, sendo fundamentais em ambientes competitivos e tecnologicamente avançados.

📌 Para saber mais sobre como os PMOs estão transformando o cenário empresarial e industrial, confira o artigo completo de Mario H Trentim.

Leia mais no artigo

 


Cinco previsões para o futuro do Gerenciamento de Projetos

Em artigo publicado em www.pmi.org, um grupo de profissionais de projetos analisa os fatores que moldarão e mudarão o futuro do gerenciamento de projetos. Aqui estão as previsões para líderes de projetos sobre o futuro do gerenciamento de projetos.

1. Habilidades de poder continuarão a liderar o caminho

“Gerenciamento de projetos é todo sobre pessoas”, diz Mark Mullaly. Ele acredita que habilidades de comunicação e a habilidade de liderar e trabalhar eficientemente em times sempre fará a maior diferença entre sucesso e falha.

2. A alfabetização em dados será um conjunto de habilidades essenciais

De acordo com Mullaly, a alfabetização em dados é uma expertise que mais gerentes de projeto precisarão em seus repertórios.

"As organizações precisam realmente ser capazes de gerenciar esses dados e obter insights ao usá-los — e analisá-los e fornecer e produzir insights significativos a partir deles."  

3. Líderes de projeto precisam adotar liderança culturalmente responsiva

Elegbede afirma que os líderes de projetos precisam não apenas ser capazes de colaborar com pessoas de diferentes origens e culturas, mas também precisam ser capazes de contratar, treinar e construir pessoas dessas diversas origens. Ele recomenda que os líderes de projetos e os líderes do escritório de gerenciamento de projetos (PMO) se envolvam, ouçam suas equipes e procurem oportunidades para treinar e educar a equipe sobre tópicos como práticas equitativas para entrevistas e conscientização sobre preconceitos. 

4. Inteligência artificial (I.A.) continuará a crescer, mas não substituirá o trabalho essencial do gerente de projeto.

A IA continuará a ser uma prioridade de investimento para muitas organizações. "Em diferentes ambientes, estamos vendo que a IA e o aprendizado de máquina têm uma influência significativa sobre como os produtos e capacidades e os sistemas e soluções são construídos e entregues", disse Mulally. "E isso simplesmente vai continuar a se amplificar exponencialmente."

5. Gerenciamento de projeto e ESG andarão de mãos dadas

"A pandemia mudou a percepção do ESG", disse Aman Mourya. "Em meio aos lockdowns e à iminente crise climática, as pessoas ficaram mais curiosas sobre como as empresas estão operando." Mas, à medida que as iniciativas ESG continuam a crescer, haverá necessidade de maior padronização e maturidade.

Leia o artigo completo aqui.


Next Stop: Infinity

O PMI Infinity usa navegação inteligente e prompts recomendados para incentivar a exploração profunda de mais de 14.000 conteúdos do PMI, incluindo práticas recomendadas, como estruturas analíticas de trabalho e conceitos importantes de gerenciamento de projetos, como gerenciamento de riscos. O PMI Infinity oferece respostas interativas e detalhadas citando as fontes originais, criando uma experiência conversacional e confiável. Profissionais de projetos podem usar o PMI Infinity para aumentar e reforçar sua compreensão de assuntos complexos, ao mesmo tempo em que aproveitam a tecnologia mais recente.

Esta é apenas a primeira iteração do PMI Infinity. As atualizações contínuas incluirão recursos aprimorados, como edição imediata e priorização de fontes. A partir de 12 de fevereiro de 2024, o PMI Infinity e versões futuras estão restritos aos membros do PMI. 

Visite Infinity.pmi.org para fazer mais com IA hoje. 


Livro do Mês: “PMO: Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na Prática.”

Este livro deixa claro a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e, consequentemente, a performance de seus projetos.

Através de uma abordagem que privilegia a prática, são introduzidos conceitos sobre a constituição de PMOs, sua ligação com a estratégia da empresa e a governança corporativa, gerência de portfólio, suas funções, principais stakeholders envolvidos, gerência de conhecimento e tantos outros tópicos.

Indispensável para gerentes de projeto, gerentes de escritórios de projeto, gestores buscando o desenvolvimento da maturidade de suas organizações, professores, pesquisadores e estudantes da área de gerenciamento de projetos.

Adquira seu exemplar aqui.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)6, 7, 13, 14, 20 e 21 de maio de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)08, 09, 15 e 16 de maio de 2024
Curso "Gestão Moderna de Projeto"s24hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)3, 4 e 5 de junho de 2024,
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)19 e 20 de junho de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de julho de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)10 de julho de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de setembro de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)12 e 13 de setembro de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

 

 

 

× Como podemos ajudar?