GIP4 janeiro 2023

Agilidade escalável: qual melhor abordagem? ; Prontidão Cognitiva; A Ciência da Alta Performance; Cinco Metodologias Ágeis para seus Projetos são temas da primeira edição de 2023!

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 janeiro 2023


Agilidade escalável: qual melhor abordagem

Agilidade é hoje um fator crítico para o sucesso das organizações, assim como para a sua sobrevivência. Qual o framework ágil “escalável” de gerenciamento de projetos e/ou desenvolvimento de produtos e serviços é ideal para o meu negócio? O Scaled Agile Framework (SAFe) é o mais utilizado no mundo, mas o Disciplined Agile (DA) vem crescendo bastante a partir da sua compra pelo Project Management Institute (PMI).

No artigo “Agilidade escalável: qual melhor abordagem?”, o professor Mario Trentim compara esses dois frameworks.

Ler artigo


Prontidão Cognitiva: modelando a mente da “nova”​ liderança

Será que chegou o tempo em que as lideranças se destacariam, cada vez mais, não só pelas suas habilidades técnicas e humanas, mas especialmente, por seus atributos mentais e emocionais?

Seriam esses atributos, os elementos vitais para que pudéssemos saber “surfar” os ambientes de negócio, cada vez mais complexos, permitindo um desempenho ótimo, sem perder a sanidade?

Os teóricos da Prontidão Cognitiva acreditam ser possível educar as pessoas nas funções cognitivas para melhoria do desempenho. Numa organização, sabemos que há atividades mais complexas que outras. Áreas envolvidas com projetos, por exemplo, estão nesta lista. No artigo de Carlos Legal, diretor Executivo na Legalas, você vai poder entender como o conceito de Prontidão Cognitiva está tão conectado com comunidades de gerenciamento de projetos.

Ler artigo


A Ciência da Alta Performance:  Se você quer ir mais longe, DESCANSE! 

Os campeões sabem disso: o segredo do sucesso está no descanso. A ciência traz evidências disso também. Entretanto, infelizmente a grande maioria das pessoas acredita apenas no "trabalho duro". Portanto, o primeiro mito que precisamos quebrar é que “Descansar” não significa "trabalhar menos"!

Trabalhar significa ser produtivo. E a produtividade está relacionada com os resultados, atingir determinado fim. Não adianta você fazer um esforço mediano constante. Se você quer melhorar, quer ter sucesso, você precisa de treinamentos específicos, combinando força e resistência. Porém, você também precisa de "descansos específicos", incluindo descanso ativo e passivo tanto para a sua mente quanto para o seu corpo. O período de recuperação deve ser utilizado estrategicamente.

O Prof. Mario Trentim fez um artigo onde compartilhou histórias que mudaram seu modelo mental a respeito do "trabalho" em equilíbrio com o descanso e a recuperação, que são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Ler artigo


As Cinco Metodologias Ágeis para seus Projetos

A princípio, algumas metodologias ágeis são centradas em uma única atividade de projeto, como estimativa ou reflexão. Embora as metodologias ágeis sejam projetadas de forma holística e bem formalizadas, elas simplesmente não são comumente usadas na maioria dos projetos ou organizações.

Em seu artigo, o Prof. Mario Trentim lista 5 metodologias ágeis mais importantes para você empregar em seus projetos. São elas:

  • SCRUM
  • EXTREME PROGRAMMING
  • MÉTODO KANBAN
  • CRYSTAL METHODS
  • SCRUMBAN

Vale entender a fundo como elas se diferenciam ou se complementam, como de fato cada uma se adequa a um determinado projeto, assim como cada uma pode ser utilizada na prática.

Ler artigo


Livro do Mês: “As balas de prata no gerenciamento de projetos: Práticas de sucesso”

Quais são as práticas que aumentam a chance do sucesso no gerenciamento de projetos no Brasil, nas dimensões processo, tecnologia, pessoas e organização?

As balas de prata no gerenciamento de projetos: Práticas de sucesso: um estudo em projetos no Brasil traz uma reflexão sobre como essas práticas, chamadas neste livro de “balas de prata”, têm uma maior eficácia na solução de um problema. ( Leia também o artigo)

Para o levantamento de dados, o autor Carlos Magno Xavier, realizou uma pesquisa com 202 projetos no Brasil, dos mais variados tipos de organização, categorias, orçamentos e prazos.

Adquirir exemplar aqui


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?