GIP4 FEVEREIRO 2022

A criatividade e inovação em projetos, Questionário Diagnóstico de Inovação - Q.D.I ®, as  Certificações DASM® ou DASSM® e o Gerenciamento de projetos de inovação, são temas da edição de fevereiro de 2022.

Você também pode ler a revista em PDF Beware - GIP4 fevereiro 2022


Criatividade e Inovação em Projetos

É comum ouvirmos a associação das três funções humanas ou competências as sinonimizando quando atribui “extrema imaginação” a quem dá provas de criatividade. Na realidade, a capacidade de “inovação” destaca o pensamento criativo, mas “imaginar” não é “ter pensamento criativo”; é meio, não é fim.

Em seu artigo "CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO ou mera IMAGINAÇÃO?" o Prof. Elson Teixeira traça um paralelo interessante sobre o tema e relaciona os conceitos à prática, em uma leitura fluida e clara.

Confira o artigo aqui


Questionário Diagnóstico de Inovação - Q.D.I ®

O I.N.E.I. conta com uma metodologia exclusiva para avaliar a capacidade de inovação de organizações de qualquer setor ou porte - o Q.D.I.® - Questionário Diagnóstico de Inovação. Entenda O que é o Q.D.I.®, e o que ele irá avaliar. 

Avalie o potencial de Inovação de sua organização ou startup. Conheça também a plataforma e faça uma demo, acessando a página do INEI.

 Confira o site aqui


Certificação: DASM® ou DASSM®: Qual escolher

O Disciplined Agile (DA) – Ágil Disciplinado – do PMI® também chama sua atenção? As novas oportunidades e as Certificações DASM® e DASSM® podem te levar a um novo nível na carreira.

Deborah Zapata, Diretora de Programa de Inovação do Capítulo PMI São Paulo, concedeu uma entrevista para tirar todas as dúvidas sobre qual certificação escolher.

Confira a entrevista aqui.


Curso do Mês: Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento

Dr. Prof. Carlos Magno da Silva Xavier com sua classe.

Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos, como por exemplo os divulgados pelo PMBOK® Guide do PMI (Project Management Institute), não são suficientes para realizarmos, hoje, a gestão efetiva de projetos. É necessário utilizarmos métodos híbridos, ou seja, que combinem artefatos tradicionais de metodologias simples, com métodos ágeis, tal como SCRUM, e com melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders (tais como Canvas e Kanban).

Clique aqui para acessar o conteúdo programático.

Caso queira saber o valor do curso e/ou tenha interesse em fazer uma pré-inscrição, sem compromisso, preencha o formulário aqui, que entraremos em contato.

Livro do Mês: "Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento”

A vantagem competitiva sustentável ocorre quando a empresa consegue desenvolver sua capacidade de inovar. Para transformar ideias inovadoras em soluções comercialmente viáveis de sucesso, que darão à organização alavancagem competitiva diante da concorrência, os gestores se veem diante de uma necessidade premente: desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais que permitam obter sucesso no desenvolvimento e na implementação de projetos de inovação.

Este livro faz parte da série 'Gerenciamento de Projetos sem Complicação', que se propõe a mostrar que este tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é prover as técnicas necessárias para que um projeto de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Produtos seja gerenciado com sucesso.

Para adquirir o exemplar, acesse aqui.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Preencha as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis. Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Captação de Recursos não Reembolsáveis para Financiamento de Projetos Inovadores15hJosé Afonso Oliveira JuniorOnline (Brasil)NOVIDADE
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo 16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil) 19 e 26 de janeiro de 2026
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)02 de fevereiro de 2026
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)3, 4 e 5 de fevereiro de 2026
Curso "Gestão Moderna de Projeto"24hCarlos Magno XavierOnline (Brasil) 3, 4 e 5 de fevereiro de 2026
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)16, 17 e 18 de março de 2026
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)16 e 23 de março de 2026
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23 e 24 de março de 2026

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.