GIP4 abril 2024

Nesta edição você tem acesso aos temas:

"Um Olhar Ágil na Governança do Portfólio"; "Tendências Globais de Empregos em Gerenciamento de Projetos"; "A Competição e a Colaboração em Projetos" e "Sete Dicas para a Gestão de Projetos".

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 abril 2024

 


Um Olhar ágil na Governança do Portfólio

Em um mercado globalizado, altamente competitivo, volátil e incerto, as organizações precisam, cada vez mais, encontrar formas ágeis de, continuamente, identificar, priorizar, executar e acompanhar suas iniciativas de negócio. Essas iniciativas podem ser fluxos de valor (value stream), projetos ou programas e devem ser definidas como desdobramento dos objetivos estratégicos da organização.

Carlos Magno Xavier, diretor da Beware, tratou desse tema no livro “Jornada da Governança Ágil”, nosso livro do mês, em que escreveu o capítulo "Um olhar ágil na Governança do Portfólio".


Tendências globais de empregos em gerenciamento de projetos para 2024

Você sabia que o Brasil é um dos 5 países que mais precisarão de executivos de projetos até 2027? Em termos globais, estamos falando de quase 90 milhões de posições que irão demandar conhecimento, experiência e fluidez no uso de diferentes tecnologias, dentre as quais a IA - Inteligência artificial.

Os desenvolvimentos tecnológicos, em especial a inteligência artificial generativa (IA), estão redefinindo a forma como as empresas gerenciam projetos. Agilidade e resiliência, bem como habilidades de resolução de problemas e pensamento estratégico, são competências vitais para os profissionais de gestão de projetos prosperarem no cenário de trabalho atual.

Os profissionais de gestão de projetos podem avançar em suas carreiras identificando e preenchendo as suas lacunas de competências, sabendo o que é mais importante para as organizações e sabendo quais habilidades estão em alta demanda. Para ver as tendências emergentes e como a IA está mudando o cenário de trabalho, acesse o relatório completo. Para ver relatórios selecionados e específicos da região, role a página.

O relatório Job Trends 2024 do PMI (Project Management Institute), disponível para membros, traz informações que mapeiam a necessidade de capital intelectual avançado em projetos até 2027.

Acesse o relatório aqui.

 


A Competição e a Colaboração em Projetos

“As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz”. Com estas palavras, Maria Montessori (1872 - 1952), educadora, médica e pedagoga italiana, expressou a sua indignação após a 2a Guerra Mundial e colocou a base para o seu método educativo (montessoriano), que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora.

Carlos Magno Xavier, diretor da Beware, em seu artigo publicado, mostra o porquê e como os profissionais envolvidos em projetos precisam estar preparados e educados para o trabalho colaborativo apesar do ambiente organizacional ser habitualmente muito  competitivo. Não havendo colaboração geralmente  teremos uma comunicação ineficaz, causando insatisfações entre os participantes e aumentando a chance de insucesso no projeto.

Leia o artigo aqui.


Sete Dicas para a Gestão de Projetos

Independentemente do seu projeto ser simples ou complexo, esperamos que estas dicas te ajudem a aumentar sua produtividade, seus resultados e a competitividade da sua empresa.

  1. Certifique-se de ter uma metodologia aderente ao porte do projeto e cultura da organização
  2. Sistematize o Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio
  3. Foque na comunicação
  4. Cuidado com o excesso de comunicação
  5. Priorize seus projetos
  6. Não embarque em modas ou tendências só porque todo mundo está embarcando
  7. Tenha relatórios que te apoiam na tomada de decisão

Leia o artigo completo aqui


Livro do Mês:  Jornada da Governança Ágil” 

Descubra o mundo da governança com este livro que explora a importância do tema nos tempos atuais, abordando desde sua evolução até sua relação com a agilidade empresarial. Com análises detalhadas e cases de sucesso, é essencial para líderes e profissionais que buscam estruturar suas empresas para o futuro.

Carlos Magno Xavier, diretor da Beware, é coautor, escrevendo o capítulo "Um olhar ágil na Governança do Portfólio".

Adquira seu exemplar aqui.

 


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de julho de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)10 de julho de 2024

Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)07 e 08 de agosto de 2024
Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)2,3 e 4 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)4, 5, 11 e 12 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)9, 10, 16, 17, 23 e 24 de setembro de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)12 e 13 de setembro de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)02 e 03 de outubro 2024
Curso "Gestão Moderna de Projeto"24hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de outubro de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

 

 

 

× Como podemos ajudar?