GIP4 abril 2023

“Uso de metodologia aumenta o sucesso de projetos”; “Gestão do trabalho: como a tecnologia pode ajudar” ; “As competências essenciais para métodos ágeis e métodos tradicionais"; “Estatísticas acerca dos Gerentes de Projetos” ; “Adoção do Ágil: Números e Estatísticas de 2022” são temas da edição de abril da GIP4.

Você também pode ler a revista em PDF GIP4 ABRIL 2023


Uso de metodologia aumenta o sucesso de projetos

Muitas empresas procuram colher os benefícios da gestão de projetos, sem realmente compreender o seu valor ou mostrar qualquer vontade de integrá-la na cultura da empresa. No entanto, ao fazer isso, as organizações perdem cerca de 11,4% dos recursos aplicados em projetos.

Não é surpreendente, dado que as estatísticas mostram que a subvalorização do gerenciamento de projetos resulta em uma taxa de falha de 50%. E 58% das organizações admitem abertamente não entender o valor do gerenciamento de projetos.

Os PMOs estão em ascensão, com 89%  das organizações afirmando ter pelo menos um PMO e 50% afirmando ter mais de um. Para referência, em 2016, apenas 71% das organizações afirmaram ter um PMO.

Além disso, apesar de mais trabalho sendo feito em projetos, simplesmente não há uma oferta grande o suficiente de gerentes de projeto treinados para atender a essa demanda. Também, apenas 47% dos projetos são executados por profissionais formados / certificados de gerenciamento de projetos.

No artigo do site Plaky são apresentadas mais dessas estatísticas relevantes de falhas de gerenciamento de projetos. Também são abordadas estatísticas de sucesso do gerenciamento de projetos, exibindo o que as organizações são capazes de fazer quando integram adequadamente o gerenciamento de projetos em sua cultura - como terminar 75% de todos os projetos com a qualidade desejada.


Gestão do trabalho: como a tecnologia pode ajudar

A gestão do trabalho sempre foi um desafio para empresas de todos os tamanhos e setores. Com a evolução tecnológica, no entanto, muitas ferramentas surgiram para ajudar a melhorar a organização e o gerenciamento das tarefas e equipes.

Neste artigo, de Mário H. Trentim, você poderá explorar como a tecnologia pode ajudar na gestão do trabalho, destacando as principais soluções disponíveis.

Confira aqui e boa leitura!


As competências essenciais para métodos ágeis e métodos tradicionais

Todos nós buscamos aplicar nossas competências profissionais para desempenhar bem nossas atribuições no gerenciamento de projetos. Por isso, é importante considerarmos aspectos como o contexto organizacional e a complexidade do projeto para entendermos se há alguma lacuna de competência que precisamos preencher.

Com a expansão do conceito da agilidade nas organizações, há alguma competência indispensável para um trabalho ágil? Ou, há alguma competência específica ou atribuição que traz mais resultados para a gestão tradicional de projetos? 

Leia o artigo e entenda.


Estatísticas acerca dos Gerentes de Projetos

A grande demanda de empresas por gerentes de projeto possibilitou que PMs não certificados prosperassem nessa profissão. Portanto, um gerente de projeto é qualquer pessoa disposta a gerenciar projetos, desde que tenha a ambição de tentar, as habilidades necessárias e a resistência para não desistir.

Em termos mais concretos, apenas 47% dos projetos são executados por profissionais de gerenciamento de projetos, deixando os 53% restantes a serem defendidos por PMs não formados / certificados. Isto explica por que 34% dos gerentes de projeto não usam o gerenciamento de riscos e por que 42% deles não utilizam nenhuma metodologia formal. 

Em geral, os 3 principais objetivos de carreira para gerentes de projeto incluem:

  1. Adquirir uma certificação PM
  2. Conseguir um novo emprego
  3. Ser promovido

Para esclarecer a ambiguidade em torno do objetivo de "conseguir um novo emprego" – refere-se principalmente a conseguir um melhor trabalho de gerenciamento de projetos ou ser contratado por uma organização que valorize mais os gerentes de projeto.

De acordo com o PMI, apenas 47% das organizações têm um plano de carreira claramente definido para os PMs – portanto, juntar-se a uma dessas organizações com um nível mais alto de PMM é uma maneira de facilitar o desenvolvimento profissional.

No entanto, "conseguir um novo emprego" também pode significar deixar o gerenciamento de projetos completamente!

Leia o artigo completo e saiba mais sobre estatísticas acerca do gerente de projetos.


Adoção do Ágil: Números e Estatísticas de 2022

É essencial entender os dados atuais e as tendências no desenvolvimento ágil, dada a rapidez com que esses métodos evoluem. Se você pretende adotar esse método ou é um defensor de longo prazo, essas informações são inestimáveis.

Para atender a essa necessidade, Mário H. Trentim escreveu um artigo onde apresenta quais as estatísticas e tendências de desenvolvimento ágil mais importantes que você precisa conhecer.

Leia o artigo


Livro do Mês: “Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos"

As reestruturações e implantações de processos nas organizações devem ser tratadas como projetos. Nesse livro “ Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos - Uma adaptação da metodologia Basic Methodware” os autores utilizaram um modelo Canvas para a concepção de projetos de mapeamento e redesenho de processos, em conjunto com a metodologia Basic Methodware (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade.

Adquirir exemplar aqui


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?