Leia e divulgue para seus contatos esta revista, disponível em:
https://beware.com.br/academia/revista-eletronica/outubro2015/
1) O uso de Canvas é um modismo ou uma tendência na Gestão de Projetos?
Na edição número 60 da Revista Mundo PM (www.mundopm.com.br), principal revista da área de gerenciamento de projetos no Brasil, a maioria dos artigos publicados citava algum tipo de modelo canvas: PM Visual Canvas, Program Model Canvas, Last Planner Canvas e Project Model Canvas.
O Modelo Canvas
Canvas (quadro, tela em inglês) é um mapa visual a ser preenchido visando a concepção, planejamento inicial, reflexão ou mesmo a visualização de alguma situação específica. São vantagens da utilização de um Canvas: velocidade de construção / preenchimento; facilidade de comunicação entre os stakeholders (envolvidos, interessados e impactados); garantia de que haja uma relação entre o preenchimento dos blocos que o compõe já que estão na mesma página lado a lado; e trabalho colaborativo entre os que participam de sua elaboração.
O modelo Canvas mais famoso é o “Business Model Canvas”, proposto pelo suíço Alexander Osterwalder em 2008, baseado em sua tese de doutorado de 2004, Business Model Ontology. O modelo objetiva representar o negócio em uma só página.
O sucesso desse modelo levou a que diversos canvas fossem criados, em diversos nichos de mercado. Em abril de 2014, Felipe Scherer publicou em http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/2014/04/27/15-canvas-para-fazer-a-inovacao-decolar/ uma lista de 15 canvas para apoio à inovação.
Para ler o artigo completo de Carlos Magno da Silva Xavier
2) O Guia PMBOK® do PMI e a Originalidade da Cópia
A primeira vez que eu li a expressão “A originalidade da Cópia“ foi em um artigo do ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso quando eu cursava a Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Estado do Rio de Janeiro, pelos idos de 1983. Achei muito interessante a ideia de que podemos ser originais / inovadores mesmo quando estamos copiando. Sem dúvida que FHC estava se referindo a modelos socioeconômicos, mas essa ideia eu considero válida para qualquer tipo de cópia. O próprio FHC certa vez disse: “Por trás de Niemeyer está Le Corbusier; e o estilo barroco do Estado de Minas Gerais (Brasil) é uma adaptação dos moldes europeus vindos de Portugal”.
Para ler o artigo completo de Carlos Magno da Silva Xavier
3) O Darwinismo e o Gerenciamento de Projetos
Vivemos em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, que tem levado as Organizações a viverem em permanente estado de mudança. Isso me faz lembrar um pensamento de Heráclito de Éfeso: “A única coisa permanente é a mudança”. Para melhor lidar com as mudanças temos presenciado a valorização do gerenciamento de projetos.
A reportagem de capa da Revista Veja 2.270 de 23 de maio de 2012, como resultado da entrevista com 70 líderes no Brasil, apontou que Conhecimento e Habilidades em Gestão de Projetos era uma das oito características do profissional mais cobiçado do mercado.
Para ler o artigo completo de Carlos Magno da Silva Xavier
4) Se prepare para um mercado mais competitivo
Gerencie com sucesso seus projetos, programas e portfólio, se preparando para um mercado mais competitivo!
A Beware é especialista em consultoria e treinamento em gerenciamento de projetos, programas e portfólio, sendo reconhecida pelo Project Management Institute (PMI) como Registered Education Provider (REP) e Registered Consultant Provider.
Os seguintes cursos estão agendados para 2015:
CURSOS | LOCAL | DATA |
Curso de Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo (16 horas) | Niterói - RJ | 14 e 15 de novembro |
Curso de Como Fazer um Plano do Projeto Simples e Efetivo (8 horas) | Rio de Janeiro | 14 de Novembro |
Para maiores informações ou para solicitar uma proposta para uma turma In Company ou uma consultoria em gerenciamento de projetos, programas e portfólio, faça contato com relacionamento@beware.com.br ou pelo telefone (21) 3603.0202.