GIP4 JUNHO 2021

A criação de novos negócios, as perspectivas de oportunidades de trabalho em posições de gestão de projetos, as 4 maneiras de conquistar executivos durante uma apresentação e o papel das certificações são temas da edição da revista GIP4 de junho de 2021.

Você também pode ler a revista em PDF Revista GIP4 - Ed. junho 2021


A criação de novos negócios a partir de negócios existentes como caminho para a transformação digital

O professor Darci Prado acaba de lançar o e-book gratuito “Criando Negócios Digitais Inovadores dentro de Organizações”, juntamente com Flávia Maia e Pedro Donati.

O livro é uma abordagem bem direta e prática para a criação de novos negócios a partir de negócios existentes, um dos caminhos promissores para a transformação digital.  Ressalta-se a sugestão de tratar como projeto(s) a implementação das ondas da jornada de criação de um novo negócio.

Chama atenção o resultado de uma pesquisa, divulgada no livro, que 70,8% dos executivos ouvidos disseram que os investimentos em inovação geraram apenas “melhorias marginais” para os resultados operacionais.

Baixe gratuitamente o e-book, clicando no link:

https://conteudo.midfalconi.com/e-book-criando-negocios-digitais  


O PMI acaba de publicar o relatório “Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs, and Global Implications” de 2021

Gisele Blak Bernat, MSc, PMP, DASSM, comentou acerca do relatório "Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs, and Global Implications" de 2021, que é uma perspectiva de dez anos sobre as oportunidades de trabalho em posições de gestão de projetos, onde são analisadas: indústrias de produção e construção; finanças e seguros; informações e publicação; gestão e serviços profissionais; petróleo e gás; e utilitários. 

Segundo ela, no relatório, três razões são apontadas como as principais para a lacuna que persiste entre oferta e demanda desses profissionais, mesmo após a pandemia mundial:

1 - o real crescimento na demanda por profissionais que requerem habilidades em gestão de projetos

2 - alta demanda por profissionais de projeto nos países emergentes e em desenvolvimento devido ao crescimento econômico.

3 - a taxa de aposentadoria de profissionais qualificados.

Leia o post na íntegra clicando aqui


4 maneiras de conquistar executivos durante uma apresentação

Bruce Gay, gerente sênior de programa da UPMC Enterprises, sugere quatro maneiras de conquistar executivos durante uma apresentação:

1. Inverta o roteiro

Comece com a conclusão e uma recomendação. A partir daí, você passa para os detalhes de apoio: análise, dados adicionais, antecedentes e histórico.

2. Concentre-se na decisão

A apresentação é um meio para se chegar a um fim. Você precisa concentrar as informações em suas mensagens para apoiar a decisão que está tentando fazer com que os executivos tomem.

3. Operação persuadir

A persuasão é o objetivo. É importante que você se concentre nas conclusões e as forneça antecipadamente. Em seguida, crie uma estrutura lógica que os executivos possam seguir e certifique-se de exibir todas as informações e dados de maneira eficaz para que os executivos tomem uma decisão.

4. Vá direto ao ponto

Os executivos estão sempre sem tempo. Uma vez que você concebe, projeta e entrega sua mensagem, é seu trabalho fornecer as informações da maneira mais rápida, clara e flexível possível.

Fonte: PM NETWORK MARÇO/ABRIL DE 2021 PMI.ORG


As certificações do passado NÃO garantem o emprego do futuro

Quais serão as competências necessárias para um Gerente de Projetos daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos?

Em janeiro, publicamos aqui um artigo de Carlos Magno Xavier onde ele aborda "A História, o Momento Atual e o Futuro da Gestão de Projetos". Como as soft skills se tornarão mais importantes para o sucesso do projeto, os gerentes terão que ser mestres em influência porque os projetos terão mais stakeholders envolvidos.

No livro "21 Lições para o Século 21", o historiador israelense Yuval Harari escreveu que, como não sabemos as profissões do futuro, os indivíduos devem focar no desenvolvimento das habilidades de criatividade, colaboração, comunicação e adaptação às mudanças.

No planejamento de curto prazo da carreira profissional, as certificações desempenham um papel fundamental.  Em post no LinkedIN, escrito por Mario H Trentim, ele aborda de forma muito competente a questão das certificações. Clique aqui para ler.


Megatrends 2021

O Project Management Institute (PMI) publicou recentemente o relatório Megatendências 2021. Aqui estão cinco movimentos que atualmente dominam a Economia de Projetos, de acordo com o relatório.

Todos compartilham um mesmo fio condutor: estão exacerbando a exclusão, a ruptura e o descontentamento.

  1. Não é possível exagerar mais o impacto da COVID-19, mas tudo que a pandemia revelou está forçando as empresas a repensarem os negócios normalmente.
  2. A crise climática só pode ser mitigada com iniciativas ambiciosas e inovadoras, e por talentos de projeto para transformar esses planos em realidade.
  3. Movimentos civis, cívicos e pela igualdade têm pressionado as organizações a se posicionarem sobre questões sociais antes consideradas tabus ou prejudiciais aos negócios, ressaltando que o silêncio não é mais uma opção.
  4. Mudar a dinâmica da globalização exige investimentos sérios em infraestrutura e educação para ajudar os mercados emergentes a irem além do status de renda média.
  5. A inteligência artificial como padrão agora é uma aposta na mesa de muitas empresas. O que ainda é desesperadamente necessário, entretanto, são debates complexos sobre suas implicações éticas.

Veja mais no relatório Megatendências 2021 no site do PMI


Livro do Mês: Métodos Ágeis - Sprints de Experiências Práticas

Que tal entender como funcionam as contratações em ambientes ágeis?

Os métodos ágeis são não somente uma tendência ou moda, mas uma realidade que nasceu nos projetos de software e cuja utilização tem crescido em projetos de outras naturezas. Os materiais disponíveis no mercado são, muitas vezes, com abordagem excessivamente teórica, sem relação com a prática, ao contrário deste livro, que visa suprir essa demanda por conhecimento prático, com uma linguagem agradável e de forma que a conexão e aplicação no seu ambiente profissional seja imediata. 

Já disponível nas "melhores livrarias" e também na Amazon.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Preencha as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis. Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?