Temos visto no Brasil, nos últimos 15 anos, uma busca das Organizações em melhorar suas práticas de gestão de projetos, principalmente em razão do aumento da competição entre as empresas e da cobrança por maior eficiência e eficácia em suas iniciativas.
Porém, existe uma confusão entre o que é um padrão, uma metodologia de gerenciamento de projetos e uma metodologia de desenvolvimento de produtos. Por exemplo, o PMBOK® Guide e o SCRUM são metodologias de gerenciamento de projetos?
No texto, o diretor da Beware Consultoria e Treinamento, Carlos Magno Xavier, pretende apresentar a sua interpretação acerca desse assunto, citando alguns padrões e metodologias mais utilizados no apoio ao gerenciamento de projetos. Leia aqui.
Não sei se você já ouviu esta frase: "Este é um projeto ágil; não podemos lhe dar datas”, mas ela é o terror dos clientes e dos PMOs que querem acompanhar os projetos.
Primeiro, é necessário entender que ágil não é um método de gerenciamento do projeto e sim um método de desenvolvimento do produto. As metodologias ágeis mais conhecidas são: Crystal; Extreme Programming (XP); Feature Driven Develpoment (FDD); LEAN Software Development; OpenUP; RUP (a partir da versão 7.0); e SCRUM.
Costumo dizer que uma coisa é usar Scrum e outra é ser "scrulambado". Continue lendo aqui.
2) Agenda de Cursos da Beware (Turmas Abertas)
Desde 2015, a Beware é Registered Education Provider (R.E.P.) pelo PMI, atendendo a todos os critérios de qualidade, garantindo PDU´s aos seus alunos e te ajudando a se destacar no mercado de trabalho. Clique no curso abaixo ou entre em https://beware.com.br/servicos/cursos .
Garanta já a sua vaga, antes que a turma lote!
Vamos até você! Para cursos In Company, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.
Carlos Magno Xavier, sócio Diretor da Beware Consultoria e Treinamento, apresenta como a Teoria da Decisão pode ser útil no julgamento de propostas de fornecedores, de forma a escolhermos a proposta mais vantajosa para o nosso projeto.
"Como queremos um ponto de equilíbrio entre escopo, preço, prazo e qualidade (características do produto ou serviço, experiência da empresa etc.), precisamos utilizar o conceito de “objetivos múltiplos e conflitantes”.
Segundo XAVIER e outros, o ambiente globalizado e cada vez mais especializado em que as empresas estão inseridas faz com que cresça a cada dia a necessidade de conduzir adequadamente os processos de aquisição de produtos e serviços. Quando essas aquisições se referem a projetos podem ter, como conseqüência, impactos negativos no sucesso do seu gerenciamento, especialmente no cumprimento de prazos e orçamentos, assim como na qualidade dos produtos e serviços produzidos. Veja aqui.
COMO AUMENTAR A AGILIDADE E EFETIVIDADE DE SUAS AÇÕES NO PROJETO?
COMO CONCEBER E VIABILIZAR PROJETOS?
COMO AUMENTAR A CHANCE DE SUCESSO DO PROJETO?
CONSULTORIA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Conte com a Beware Consultoria e Treinamento para a concepção, análise de viabilidade, planejamento e acompanhamento dos seus projetos! A transferência do conhecimento durante a consultoria permite também agregar expertise na gestão de projetos para a sua equipe.
O nosso planejamento é ágil e adequado, dependendo da complexidade do projeto e atendendo ao escopo, prazo, custo e qualidade, considerando de forma integrada os riscos, recursos humanos, aquisições e comunicações.
Realizamos consultoria em gerenciamento de projetos para a Marinha, Petrobras, Eletropaulo e muitos outros.
Entre em contato para entender como você pode aumentar a probabilidade de sucesso do seu projeto.
Envie e-mail para beware@beware.com.br ou ligue (21) 3603.0202.
O Gerenciamento do Valor Agregado (GVA) é um sistema extraordinário de gerenciamento que integra, de uma forma muito intrigante, custo… prazo... e desempenho técnico. É um sistema cujos conceitos são, no entanto, difíceis de entender por quem está iniciando na área.
O GVA mede o desempenho em prazo não em unidades de tempo, mas, sim, de custo, ou seja, dinheiro. Depois de superar esse obstáculo mental se descobre outra peculiaridade do GVA: na conclusão de um projeto que está atrasado, a Variação de Prazo (VPR) é igual a zero, e o Índice de Desempenho em Prazo (IDP) é igual a um. Isso é estranho! pois o projeto terminou atrasado, mas os valores dos indicadores dizem que o projeto foi perfeito em termos de desempenho... em prazo! Um executivo sênior que receba o relatório de desempenho do projeto, e que pouco conheça do GVA, não consegue entender porque seu cliente está irritado e grita, “O produto foi entregue atrasado!”
O texto de Walt Lipke, traduzido por Paulo André de Andrade, discute o dilema existente nos indicadores de prazos, VPR e IDP, do GVA. O artigo apresenta um método para solucionar o problema. Demonstra-se que o método resulta em indicadores de prazo que se comportam da mesma forma que os de custo. Leia aqui.
Livro do Mês: PMO - ESCRITÓRIOS DE PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO NA PRÁTICA
Este livro deixa claro a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e, consequentemente, a performance de seus projetos. Revisitando o que há de mais recente na literatura científica, esta obra inova ao compilar artigos inéditos, com base na experiência consultiva e acadêmica de seus autores.
Através de uma abordagem que privilegia a prática, são introduzidos conceitos sobre a constituição de PMOs, sua ligação com a estratégia da empresa e a governança corporativa, gerência de portfólio, suas funções, principais stakeholders envolvidos, gerência de conhecimento e tantos outros tópicos, na busca de compreender quais os aspectos que determinam o sucesso desta entidade dinâmica e ao mesmo tempo de tanto destaque nas organizações contemporâneas.
Indispensável para gerentes de projeto, gerentes de escritórios de projeto, gestores buscando o desenvolvimento da maturidade de suas organizações, professores, pesquisadores e estudantes da área de gerenciamento de projetos.
Compre o livro aqui.
Falando em PMO, participe da pesquisa PMO 2018. Peço que responda, mesmo que não tenha um PMO na sua organização.
O intuito é entender o funcionamento dos Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO) no Brasil.
Que tipos de organizações possuem PMO no Brasil? Elas estão satisfeitas com eles? Que serviços eles prestam?
São só 6 questões e você ainda pode ser o sorteado para ganhar um dos 2 exemplares do livro "Gerenciamento de Projetos – Como definir e Controlar o Escopo de um Projeto" que sortearei entre os respondentes.
Ao final da tabulação eu enviarei o resultado da pesquisa para os participantes.
Participe aqui.
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é fundamental no planejamento de um projeto. Além de representar o escopo do projeto, é a base para a elaboração do cronograma, orçamento, análise de riscos etc.
Como definir o escopo de um projeto?
Como a comunicação interfere na combinação do escopo?
Como elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)? O que muda na EAP quando utilizamos SCRUM?
Como controlar o escopo?
Estas e outras perguntas foram respondidas pelo professor e sócio diretor da Beware Consultoria e Treinamento (www.beware.com.br), Carlos Magno Xavier (Doutor, PMP) na webaula organizada pelo blog www.projetoseti.com.br.
Assista a Webaula O Papel Fundamental da Comunicação e da Estrutura Analítica do Projeto