O Passeio de Cruzeiro e o Gerenciamento de Projetos

20 de julho de 2015

Um cruzeiro no oceano é um excitante passeio. Ao embarcar, você vai aos andares mais altos e checa a suntuosidade dos aposentos e a beleza dos buffets? Ou você vai para baixo e inspeciona a sala de máquinas, os geradores e o casco do navio, e entrevista o comandante e sua tripulação? É natural você atentar para os primeiros detalhes, mas que características da embarcação irão manter você flutuando e vivo?

Você se depara com as mesmas coisas no Acompanhamento de projetos. É difícil imaginar o que pode falhar, difícil de investigar e algumas vezes impossível obter respostas diretas. Mas o seu desconhecimento não elimina os riscos. O Monitoramento e Controle do projeto irá determinar se você irá afundar, nadar ou navegar.

Um dos resultados do PMI´s Pulse of the Profession 2015 é a importância dos relatórios de progresso para o melhor desempenho dos projetos. O relato do progresso de um projeto não deve ser confundido com a emissão de relatórios, principalmente em papel, e a realização de reuniões de status.

Hoje dispomos de tecnologias que permitem não só a apresentação do andamento do projeto em vários dispositivos (PC, tablet, celular etc.), mas também a consulta detalhada de forma a que possa ser verificada a verdadeira razão dos desvios em relação ao planejado.

Se você está acompanhando o projeto somente por meio de apresentações do powerpoint em reuniões periódicas, não parece que você só está indo nos andares mais altos e checando a suntuosidade dos aposentos e a beleza dos buffets?

Carlos Magno Xavier

Diretor da Beware Consultoria e Treinamento em Gerenciamento de Processos, Projetos, Programas e Portfólio

Mensagem