O 15º Relatório do Status do Ágil

7 de outubro de 2021

Desde o primeiro relatório, há 15 anos, temos visto um aumento constante no número de organizações que adotam práticas e processos ágeis, tanto dentro do Desenvolvimento quanto dentro de grupos não-TI, incluindo Finanças, Recursos Humanos e Marketing.

Segundo o 15º Relatório do Status do Ágil (15th State of Agile Report) divulgado pela Digital.ai, a adoção ágil teve um crescimento significativo neste ano, e vê um aumento explosivo na adoção do ágil em todas as funções da empresa. Separamos algumas informações extraídas do relatório e as trouxemos para uma reflexão.

 

Os resultados deste ano indicam um crescimento significativo na adoção ágil dentro das equipes de desenvolvimento de software, aumentando de 37% em 2020 para 86% em 2021.

Mas, o que está impedindo uma adoção ainda mais ampla? A pesquisa mostra nada menos que dez barreiras à adoção, incluindo:

  • Inconsistências em processos e práticas 46%
  • Confrontos culturais 43%
  • Resistência organizacional geral para mudar 46%

Apesar desses desafios, é claro que os entrevistados continuam a ver o valor de ampliar a adoção ágil como uma maneira de alcançar resultados críticos dos negócios. De fato, 2/3 dos entrevistados identificaram a gestão de prioridades, visibilidade ou alinhamento entre negócios e TI como sendo o impacto positivo mais forte da adoção ágil. Por outro lado, a cultura organizacional — uma vez regularmente citada como uma barreira à adoção — não é mais um desafio, com apenas pouco mais de quatro em cada dez entrevistados identificando-a como uma barreira.

Mais uma vez, a pesquisa destacou o Scrum como a abordagem ágil mais popular, sendo: 66% identificando-a como a metodologia que eles seguem mais de perto, e 15% adicionais que seguem derivações de Scrum (ScrumBan 9% e Scrum/XP 6%).

Escalando o Ágil  

Embora uma ampla gama de frameworks de escala esteja em uso, o Scaled Agile Framework (SAFe®) continua sendo o mais popular, com 37% dos entrevistados identificando-o como a estrutura que mais seguem. SAFe® significa que não pode superar o próximo método de escala mais próximo, Scrum@ Scale/Scrum of Scrums (9%).

Nos últimos anos, tem havido uma conscientização crescente sobre as oportunidades e desafios fora do país, escalando práticas ágeis em toda a organização. Inicialmente, o dimensionamento ágil foi abordado através de uma abordagem "Scrum of Scrums". No entanto, ao longo das pesquisas passadas, vimos o uso de SAFe® crescer significando que se torna a abordagem dominante, em uso por mais de um terço dos entrevistados.

Gerenciamento de fluxo de valor

Segundo o relatório, consistente com o ano passado, mais da metade (56%) dos entrevistados implementou ou planeja implementar o VSM e outros 23% relatam que sua organização está interessada no VSM. 

De acordo com a pesquisa do Gartner, a previsão é que "até 2023, 70% das organizações usarão o gerenciamento de fluxo de valor para melhorar o fluxo no pipeline DevOps, levando a uma entrega mais rápida do valor do cliente".

O relatório pode ser obtido em https://stateofagile.com/#

× Como podemos ajudar?