Gerenciamento de Projetos de Marketing

27 de dezembro de 2019

Gerenciamento de Projetos de Marketing
Autoria: ANA Luiza Collares Xavier  e Carlos MAGNO da Silva Xavier (Doutor, PMP) - Diretor da Beware.

A revolução digital trouxe muitas mudanças para o marketing, sendo uma das mais relevantes a possibilidade de mensuração mais assertiva das ações. Com isto e com tecnologias como big data, machine learning, ferramentas de automação e outras, o mercado ficou totalmente focado em resultado, produtividade e dados.

Análises subjetivas e o achismo deram lugar à análise de dados concretos para a tomada de decisão. Muitos profissionais ainda sofrem com esta transição e têm receio de palavras como KPIs (indicadores-chave de desempenho), métricas e ROI (retorno sobre investimento), que nos permitem conhecer nosso cliente bem mais profundamente do que em qualquer momento da história, oferecendo conteúdo mais relevante do que o formato de propaganda tradicional. Assim, o maior ganho é uma comunicação direcionada, assertiva e com menos recursos.

Antes se investia mais para atingir o público alvo, hoje podemos investir menos e falar diretamente com o nosso público, praticamente uma comunicação one on one. A importância da informação no marketing cresceu tanto que as grandes empresas criaram uma área focada em obter, analisar e apresentar dados relevantes que possam trazer à empresa um maior diferencial competitivo e uma maior entrega de valor ao cliente.

Realização de eventos, criação de campanhas de comunicação, lançamento de produtos e serviços etc., tudo é projeto. Os profissionais de comunicação e marketing muitas vezes não chamam essas iniciativas de projetos, mas é importante que sejam tratadas como tal.

Justamente para lidar com esses projetos em um cenário de busca de melhores resultados e de produtividade é que surgiu o livro “Gerenciamento de Projetos de Marketing”, onde, juntamente com Carlos Magno Xavier e Luiz Fernando Xavier, propomos uma metodologia prática e simplificada para o gerenciamento de projetos na área de marketing, aumentando a assertividade das iniciativas e a previsibilidade de prazo e custo dos projetos, assim como os benefícios para a organização.

No livro utilizamos um modelo Canvas para a concepção colaborativa de projetos de marketing, em conjunto com a metodologia Basic Methodware® (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade.

Também incorporamos uma abordagem ágil de desenvolvimento de produtos e serviços (SCRUM) e uma forma colaborativa e visual de acompanhamento de projetos (Kanban).

Tivemos a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca dos conceitos de gerenciamento de projetos. Para que a metodologia pudesse ser melhor entendida e aplicada, utilizamos um caso prático de planejamento de marketing em uma organização.

 

Caso tenha interesse em comprar o livro por R$ 40,00 (43% de desconto) + frete, envie e-mail para relacionamento@beware.com.br com seu nome e endereço de entrega.

 

Sobre o autor:

Carlos Magno da Silva Xavier ( Doutor, PMP)

Diretor da Beware - magno@beware.com.br

Carlos Magno da Silva Xavier foi eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Sócio-Diretor do Grupo Beware, sua experiência profissional, de mais de vinte e cinco anos, inclui a consultoria na sistematização do gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em várias Organizações (TIM, Eletronuclear, BR Distribuidora, Eletropaulo, Marinha do Brasil, Iguatemi, Emgepron, SESC-Rio, Petrobras e outras).

Magno é também autor/coautor de dezoito (18) livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware” – eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado “Project Management Professional” (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e UFRJ.

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