Cinco Lições que a Perda de Peso Ensina à Gestão de Projetos

14 de julho de 2023

Que Lições a Perda de Peso ensina à Gestão de Projetos? E Vice-Versa!

Bruce Harpham* em artigo publicado no site do PMI, lista cinco lições que aprendeu ao emagrecer 20kg, que considera úteis para a gestão de projetos.

Para contextualizar sua situação, alguns antecedentes são úteis. Sua alimentação não foi das melhores durante os dois primeiros anos da pandemia, assim como muitos outros que enfrentaram uma situação semelhante. Embora o ambiente externo certamente tornasse a vida mais difícil, no final do verão de 2022 Bruce sentiu que era hora de mudar, então, estabeleceu uma meta de perder 20 quilos até o final do ano.

A partir de sua experiência, ele relata algumas lições aprendidas dessa jornada que podem ser transferidas para seus projetos, sejam eles pessoais ou profissionais:

Lição 1: Suporte especializado faz uma grande diferença

Um dos aspectos mais valiosos do acompanhamento por especialista é você receber feedbacks periódicos sobre sua alimentação e condicionamento físico. O incentivo diário é poderoso e encoraja a fazer melhor.

Aplicar esta lição ao gerenciamento de projetos é simples: encontre um mentor ou coach que possa fornecer suporte e incentivo enquanto você trabalha em um projeto desafiador.

Lição 2: Rastrear o que está fazendo

Acompanhar tudo o que come com um aplicativo é a primeira mudança. Às vezes, esse hábito é desconfortável, mas proporciona um valioso "speed bump" para desencorajar o lanche (e incentivar mais atividade física!). Essa prática imediatamente aumenta a consciência de como vive cada dia.

No gerenciamento de projetos, muitos de nós temos ótimas ferramentas para acompanhar projetos. Além do rastreamento formal realizado pelo software PM, sugiro o uso do rastreamento pessoal. Por exemplo, pergunte-se quando você tende a ser mais produtivo.

Lição 3: Prepare-se para contratempos e decepções

O progresso nem sempre é linear e previsível. Várias vezes o peso vai aumentar! Às vezes, não vai conseguir identificar rapidamente a causa. Outras vezes, a causa não será clara. Uma lição fundamental aprendida: assuma uma perspectiva mais ampla. Por exemplo, olhe para os últimos sete dias.

No trabalho de projeto, os problemas são quase garantidos. Solicitações de mudança inesperadas, doença de membros da equipe do projeto, falhas de tecnologia — tudo isso acontecerá. É essencial esperar pessoalmente contratempos e fazer o que puder para definir essa expectativa com seus stakeholders.

Lição 4: Dê a si mesmo uma vitória diária 

O processo de ficar em forma e perder peso em excesso é frustrantemente gradual. O impacto das ações de qualquer dia parece ser invisível. A solução é projetar uma vitória diária. Por exemplo, a vitória pode ser "uma sessão de ginástica" ou "evitar comprar junk food".

Aplicar esta lição ao seu trabalho como gerente de projetos é essencial. Tenha alguns marcos emocionantes para comemorar com sua equipe, como o envio de um protótipo.

Lição 5: Encontre seu “porquê”

Esta lição é mais filosófica do que as outras lições. No caso da meta de emagrecimento, existem alguns motivos para se motivar. Por exemplo, aumentar a energia e a força, e se sentir melhor com a aparência. Revisitar esses objetivos ajuda a reacender a motivação quando os problemas surgem.

No gerenciamento de projetos, encontrar o porquê é crucialmente importante. Você não precisa compartilhar seu “porquê” pessoal em um projeto; pode ser algo como “quero fazer esse projeto para conseguir uma promoção” ou “sou apaixonado por melhorar a segurança pública”.

* Bruce Harpham é fundador do ProjectManagementHacks.com, um recurso para gerentes de projetos de TI em crescimento.

× Como podemos ajudar?