10 Lições dos Projetos mais influentes dos últimos 50 anos

11 de novembro de 2019

As 10 Lições dos Projetos mais Influentes dos últimos 50 anos

Autoria: Carlos MAGNO da Silva Xavier (Doutor, PMP) - Diretor da Beware.

Em artigo na PM Network de outubro de 2019, Sunil Prashara listou 10 lições extraídas dos projetos mais influentes nos últimos 50 anos, apontados pelo PMI.

Confira:

Lição 1: Inspiração começa com ação

Em muito projetos, o ato de fazer o impossível se torna a inspiração em si, como levar o homem à lua, decodificar o genoma humano ou desenvolver a World Wide Web.

Lição 2: O futuro deve ser construído

As visões futurísticas podem se tornar um horizonte no presente, tanto no mundo real (prédios gigantescos) como no virtual (videogames).

Lição 3: Fazer mágica dá trabalho

Uma coisa é ter uma ideia (Walt Disney World, Harry Potter) e outra é transformá-la em realidade, o que é feito por um projeto.

Lição 4: Projetos mínimos viáveis são poderosos.

Alguns projetos como O IBM Watson e o M-Pesa foram precursores de novas tendências.

Lição 5: A porta para a democratização está aberta.

O Google Search coloca as informações do mundo nas mãos de todo mundo; a Wikipedia provou que a sabedoria das multidões poderia agregar fatos; e a Khan Academy simplificou a aprendizagem baseada em vídeo.

Lição 6: Colaboração!

A palavra “colaboração” é muito falada, mas quando se trata das questões mais espinhosas e complexas, geralmente é deixada num canto. Porém, o projeto da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio conseguiu mobilizar uma rede de voluntários e especialistas em todo o mundo.

Lição 7: Os prazos são importantes. A iteração também.

Algumas das inovações mais impactantes do mundo foram geradas por esse casamento de urgência e iteração (Hornsdale Power Reserve, Canal do Panamá, Operação Inundação na Índia e outros).

Lição 8:- A bravura traz esperança

Bravura foi exigida em Ruanda após o genocídio de tutsis, em 1994, assim como no Projeto do Vale de Suat, a primeira iniciativa da ativista Malala Yousafzai para defender a educação de meninas no Paquistão.

Lição 9: Estes são os primeiros dias…

Por mais mudanças que vivenciamos nos últimos 50 anos, os próximos 50 prometem trazer mais uma ordem acima de magnitude.

Lição 10: E… precisamos manter os olhos abertos

O potencial humano foi aprimorado, mas muitos outros avanços exigirão vigilância para garantir que os aspectos positivos superem os negativos. Alguns avanços podem ser usados tanto para o bem como para o mal.

Fonte: PM Network

Sobre o autor:

Carlos Magno da Silva Xavier ( Doutor, PMP)

Carlos Magno Xavier

Diretor da Beware - magno@beware.com.br

Carlos Magno da Silva Xavier foi eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Sócio-Diretor do Grupo Beware, sua experiência profissional, de mais de vinte e cinco anos, inclui a consultoria na sistematização do gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em várias Organizações (TIM, Eletronuclear, BR Distribuidora, Eletropaulo, Marinha do Brasil, Iguatemi, Emgepron, SESC-Rio, Petrobras e outras).

Magno é também autor/coautor de dezoito (18) livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware” – eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado “Project Management Professional” (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e UFRJ.

 

 

× Como podemos ajudar?