10 Lições dos Projetos mais influentes dos últimos 50 anos

11 de novembro de 2019

As 10 Lições dos Projetos mais Influentes dos últimos 50 anos

Autoria: Carlos MAGNO da Silva Xavier (Doutor, PMP) - Diretor da Beware 다운로드.

Em artigo na PM Network de outubro de 2019, Sunil Prashara listou 10 lições extraídas dos projetos mais influentes nos últimos 50 anos, apontados pelo PMI 일본어 ime 다운로드.

Confira:

Lição 1: Inspiração começa com ação

Em muito projetos, o ato de fazer o impossível se torna a inspiração em si, como levar o homem à lua, decodificar o genoma humano ou desenvolver a World Wide Web 엄지척 mp3 다운로드.

Lição 2: O futuro deve ser construído

As visões futurísticas podem se tornar um horizonte no presente, tanto no mundo real (prédios gigantescos) como no virtual (videogames) 다운로드.

Lição 3: Fazer mágica dá trabalho

Uma coisa é ter uma ideia (Walt Disney World, Harry Potter) e outra é transformá-la em realidade, o que é feito por um projeto 다운로드.

Lição 4: Projetos mínimos viáveis são poderosos.

Alguns projetos como O IBM Watson e o M-Pesa foram precursores de novas tendências.

Lição 5: A porta para a democratização está aberta.

O Google Search coloca as informações do mundo nas mãos de todo mundo; a Wikipedia provou que a sabedoria das multidões poderia agregar fatos; e a Khan Academy simplificou a aprendizagem baseada em vídeo.

Lição 6: Colaboração!

A palavra “colaboração” é muito falada, mas quando se trata das questões mais espinhosas e complexas, geralmente é deixada num canto. Porém, o projeto da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio conseguiu mobilizar uma rede de voluntários e especialistas em todo o mundo.

Lição 7: Os prazos são importantes. A iteração também.

Algumas das inovações mais impactantes do mundo foram geradas por esse casamento de urgência e iteração (Hornsdale Power Reserve, Canal do Panamá, Operação Inundação na Índia e outros).

Lição 8:- A bravura traz esperança

Bravura foi exigida em Ruanda após o genocídio de tutsis, em 1994, assim como no Projeto do Vale de Suat, a primeira iniciativa da ativista Malala Yousafzai para defender a educação de meninas no Paquistão.

Lição 9: Estes são os primeiros dias…

Por mais mudanças que vivenciamos nos últimos 50 anos, os próximos 50 prometem trazer mais uma ordem acima de magnitude.

Lição 10: E… precisamos manter os olhos abertos

O potencial humano foi aprimorado, mas muitos outros avanços exigirão vigilância para garantir que os aspectos positivos superem os negativos. Alguns avanços podem ser usados tanto para o bem como para o mal.

Fonte: PM Network

Sobre o autor:

Carlos Magno da Silva Xavier ( Doutor, PMP)

Carlos Magno Xavier

Diretor da Beware - magno@beware.com.br

Carlos Magno da Silva Xavier foi eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Sócio-Diretor do Grupo Beware, sua experiência profissional, de mais de vinte e cinco anos, inclui a consultoria na sistematização do gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em várias Organizações (TIM, Eletronuclear, BR Distribuidora, Eletropaulo, Marinha do Brasil, Iguatemi, Emgepron, SESC-Rio, Petrobras e outras).

Magno é também autor/coautor de dezoito (18) livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware” – eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado “Project Management Professional” (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e UFRJ.