GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – JUNHO/ 2018


1) Aumentando a Previsibilidade de Projetos

"No início de um projeto podemos fazer tudo, mas não sabemos nada. Ao final do projeto sabemos tudo, mas já não podemos fazer nada". Peter Drucker.

O professor Hélio Costa, da FGV ,escreveu uma coluna muito interessante na Revista Mundo PM de abril/maio de 2018 (http://projectdesignmanagement.com.br/produto/falando-de-projetos-de-volta-do-futuro/) descrevendo a sua prática “De Volta do Futuro”.

Segundo ele, “A técnica consiste em realizar, no início de uma fase ou de um projeto, uma viagem mental ao fim do projeto ou da fase e se imaginar no pior dos cenários e que tudo deu errado. Ao se ver nesse momento, olhe para trás e descubra tudo o que pode ter acontecido que levou a essa situação. ... Mãos à obra, e comece a planejar o seu projeto para que esse cenário futuro não aconteça. “

Com certeza isso melhora a previsibilidade do projeto. Para tal, o diretor da Beware, Carlos Magno Xavier sugere também a prática "De volta ao Passado", que tem a ver com algo muito pouco aplicado nas organizações que é a “Gestão do Conhecimento”.

Acesse a continuação deste artigo em https://www.linkedin.com/pulse/aumentando-previsibilidade-de-projetos-carlos-magno-da-silva-xavier/.


2) Agenda de Cursos da Beware (Turmas Abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2018 DATA LOCAL
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas. 18 de Julho Rio de Janeiro 

(Niterói)

Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo  23 e 24 de Julho Londrina
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 07 e 08 de Agosto Brasília
Implantação de PMO – Escritório De Gerenciamento de Projetos 09 e 10 de Agosto Rio de Janeiro 

(Niterói)

Do Project Canvas ao Plano do Projeto 11 e 12 de Setembro Rio de Janeiro 

(Niterói)

Capacitação em Gerenciamento de Projetos 11, 12 e 13 de Setembro Rio de Janeiro 

(Niterói)

Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo  27 e 28 de Setembro Goiânia
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo  26 e 27 de Novembro Foz do Iguaçu

 

Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em https://beware.com.br/servicos/cursos/.  Caso tenha interesse em algum que não esteja nessa lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

 


3) Qual a Diferença entre Padrões e Metodologias de Gerenciamento de Projetos

Existe uma confusão entre o que é um padrão, uma metodologia de gerenciamento de projetos e uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços. Por exemplo, o Guia PMBOK® do Project Management Institute (PMI) e o SCRUM são metodologias de gerenciamento de projetos?

Em https://beware.com.br/Padroes_e_Metodologias_de_GP.pdf está disponível um artigo do Diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, com a sua interpretação acerca desse assunto, citando alguns padrões e metodologias mais utilizados no apoio ao gerenciamento de projetos.

No artigo você encontrará resposta para as seguintes perguntas:

  1. Quais os 18 padrões / guias práticos publicados pelo Project Management Institute (PMI)?
  2. O que é um padrão?
  3. O PMBOK® Guide é um padrão ou uma metodologia de gerenciamento de projetos?
  4. Qual a diferença entre metodologia de gerenciamento de projetos e metodologia de desenvolvimento de produto?
  5. RUP, Scrum, Lean Construction e Stage-Gates / FEL são metodologias de desenvolvimento de produtos ou metodologias de gerenciamento de projetos.
  6. Prince2™ e Methodware® são metodologias de gerenciamento de projetos?
  7. O que deve ter uma metodologia de gerenciamento de projetos?
  8. Quais são as metodologias de gerenciamento de projetos utilizadas no mercado?
  9. Qual a importância da adaptação de uma metodologia?

 

4) Gerenciamento de Programas e Portfólio

Em função da boa receptividade dos artigos "Governança e Gerenciamento do Portfólio de Projetos" (https://www.linkedin.com/pulse/governan%C3%A7a-e-gerenciamento-do-portf%C3%B3lio-de-projetos-da-silva-xavier-1/) e "Como ter Sucesso na Gestão de Programas de Projetos?"(https://www.linkedin.com/pulse/sabemos-gerenciar-programas-de-projetos-carlos-magno-da-silva-xavier/), a Beware resolveu organizar um workshop acerca do tema. São somente 5 (cinco) vagas, pois a ideia é que seja algo bem intimista, permitindo a troca de experiências.

Conheça mais sobre o curso em https://beware.com.br/services-view/workshop-de-gestao-de-portfolio-e-programas-8-horas-18-de-julho-de-2018-niteroi/.

Para outras informações, envie e-mail para relacionamento@beware.com.br ou ligue (21) 3603.0202.

 


5) Melhore o Desempenho dos seus Processos e Projetos

A Beware é especialista em gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio, sendo reconhecida pelo Project Management Institute (PMI) como Registered Education Provider (REP).

Para solicitar uma proposta de capacitação In Company ou consultoria, faça contato conosco: beware@beware.com.br ou (21) 3603.0202.

 


6) Livro do Mês: PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na Prática.

Este livro apresenta de forma clara a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e, consequentemente, a performance de seus projetos.

Revisitando o que há de mais recente na literatura científica, esta obra inova ao compilar artigos inéditos, com base na experiência consultiva e acadêmica de seus autores.

Através de uma abordagem que privilegia a prática, são introduzidos conceitos sobre a constituição de PMOs, sua ligação com a estratégia da empresa e a governança corporativa, gerência de portfólio, suas funções, principais stakeholders envolvidos, gerência de conhecimento e tantos outros tópicos, na busca de compreender quais os aspectos que determinam o sucesso desta entidade dinâmica e ao mesmo tempo de tanto destaque nas organizações contemporâneas.

Para comprar o livro em e-book e para obter mais detalhes, clique aqui.


 

Mensagem