1) Escritório de Gerenciamento de Projetos e Processos
(Artigo do professor Carlos Magno Xavier, diretor da Beware)
O Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO - Project Management Office) é uma entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento coordenado de projetos, programas e portfólio. Ele pode atuar de forma corporativa ou setorial.
O Escritório de Gerenciamento de Processos (BPMO – Business Process Management Office) é uma área da empresa voltada exclusivamente para o mapeamento, redesenho e gestão dos processos internos.
No E-BOOK “Como Implantar um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO)?” escrevo acerca dos possíveis serviços que podem ser prestados por um PMO e apresenta dicas de como implantar com sucesso um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO). Para obter gratuitamente esse E-BOOK clique aqui.
Existe uma forte interação entre projetos e processos, sendo semelhantes as funcionalidades de um PMO e de um BPMO. Portanto, sua integração gerará significativos ganhos corporativos. Para maior conhecimento desse tema, apresento o artigo “Escritório de Gerenciamento de Projetos e Processos”. Para acessá-lo, clique aqui.
2) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)
*Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.
Veja outros cursos da Beware em https://beware.com.br/servicos/cursos/. Caso tenha interesse em algum que não esteja nessa lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.
3) Governança e Gerenciamento do Portfólio de Projetos
Como transformar seu planejamento estratégico em realidade? Como selecionar os projetos que irão ser executados no próximo ano para atender aos objetivos estratégicos, obedecendo às limitações físicas e financeiras? Como determinar se uma proposta de projeto é adequada, exequível e viável? Como avaliar e priorizar projetos, estabelecendo categorias de projetos e critérios de avaliação de propostas? Como otimizar e balancear o portfólio? Como gerenciar a execução, monitorar e controlar o portfólio?
Organizações com maturidade no Gerenciamento do Portfólio têm mais chances de conquistar seus objetivos desejados e alcançar o sucesso em seu negócio.
Caso queira conversar com um dos nossos consultores acerca deste tema, envie e-mail para beware@beware.com.br.
4) Estatísticas de Interesse do Project Management Institute
- PMI® membership is 486,680
- Total Project Management Professional (PMP)® credential holders: 777,202
- Total Certified Associate in Project Management (CAPM)® certification holders: 33,731
- Total Program Management Professional (PgMP)® credential holders: 1,935
- Total PMI Scheduling Professional (PMI-SP)® credential holders: 1,686
- Total PMI Risk Management Professional (PMI-RMP)® credential holders: 4,117
- Total PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)® certification holders: 15,901
- Total PMI Portfolio Management Professional (PfMP)® credential holders: 440
- Total PMI Active Professional in Business Analysis (PMI-PBA)®: 1,427
- Worldwide, there are 286 PMI® chapters, with a total chapter membership of 271,684
- Total Registered Education Providers – 1,537
5) Livro do mês: Gerenciamento de Projetos de Construção Civil
Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que o tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é contribuir com o setor da construção, no sentido de reduzir seus esforços na gestão dos seus processos de produção, por meio da implantação de uma metodologia enxuta de gerenciamento de projetos aderente às práticas disseminadas pelo Project Management Institute (PMI).
Para comprar o livro em e-book e para obter mais detalhes, clique aqui.