GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – AGOSTO/ 2018


1) PMI Divulga Novo Standard

O Project Management Institute (PMI) divulgou um novo standard: Organizational Project Management (OPM).

É um framework para alinhar práticas de gerenciamento de projetos, programas e portfólios com a estratégia e objetivos organizacionais, mostrando como personalizar ou adequar essas práticas ao contexto, situação ou estrutura da organização. Essa publicação mostra que a entrega de valor pode ser com todas as abordagens cascata, ágil e híbridas.

Alinhado com o PMBOK® Guide – sexta edição e outros padrões do PMI, OPM ajuda as organizações a entregarem valor por meio dos seguintes princípios:

  1. Alinhamento com a estratégia organizacional
  2. Integração com facilitadores organizacionais
  3. Consistência
  4. Integração organizacional
  5. Valor para a organização
  6. Desenvolvimento contínuo

Embora seja útil para qualquer organização que esteja buscando melhor atender aos seus objetivos estratégicos, essa norma é particularmente benéfica para organizações que não têm uma abordagem de gerenciamento de projetos unificada e as que estão no processo de melhorar ou sustentar sua atual estrutura de gerenciamento de projetos.

Os associados do PMI podem baixar gratuitamente esse e outros padrões em https://www.pmi.org/learning/library?contenttype=Foundational+Standards.


2) Agenda de Cursos da Beware (Turmas Abertas)

Desde 2015, a Beware é Registered Education Provider (R.E.P.) pelo PMI, atendendo a todos os critérios de qualidade, garantindo PDU´s aos seus alunos e te ajudando a se destacar no mercado de trabalho. Clique no curso abaixo ou entre em https://beware.com.br/servicos/cursos .

Do Project Canvas ao Plano do Projeto 11 e 12 de Setembro Rio de Janeiro 

(Niterói)

Capacitação em Gerenciamento de Projetos 11, 12 e 13 de Setembro Rio de Janeiro 

(Niterói)

Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo  20 e 21 de Setembro Niterói,Rio de Janeiro
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas. 16 de Outubro Rio de Janeiro 

(Niterói)

Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo  27 e 28 de Setembro Goiânia
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo  22 e 23 de Outubro Londrina
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo  26 e 27 de Novembro Foz do Iguaçu
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 11 e 12 de Dezembro  Brasília

 

Garanta já a sua vaga, antes que a turma lote!

Vamos até você! Para cursos In Company, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br.

 


3) A Depressão nas Equipes dos Projetos

As equipes de projetos estão recebendo metas cada vez mais desafiadoras de prazo, custo e resultados para o negócio. Junte-se a isto uma geração de muita competitiva (na faixa dos 25 aos 35 anos) e temos: aos 25, omeprazol; aos 30, rivotril; e aos 35, stent. Estou hoje com 59 anos e não me lembro de nenhum amigo comentar, lá pela faixa dos meus vinte e poucos anos, que tinha dificuldade para dormir. Infelizmente vejo muito disto acontecendo hoje.

Os índices atuais de depressão são dez vezes mais altos do que em1960 (SELIGMAN, M. E. P. Authentic happiness. New York: Free Press, 2002. p. 117). A cada ano, o limiar de pessoas infelizes decresce. Há 50 anos, a idade média para começar uma depressão era de 29,5 anos de idade. Hoje, ela é quase exatamente a metade disso: 14,5 anos de idade.

Ao ler o artigo “A triste geração que virou escrava da própria carreira” (http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/ruth-manus/a-triste-geracao-que-virou-escrava-da-propria-carreira-2/), me lembrei de alguns alunos e colegas de gerenciamento de projetos que venho encontrando nos últimos anos. Estou sempre perguntando para eles: qual é a prioridade em sua vida pessoal? Não a de curto prazo, mas sim a de longo prazo? Muitos esperam ser felizes quando atingirem seus objetivos: dinheiro, promoção, carro novo etc. Não percebem que a felicidade está no caminho e não na chegada. A felicidade leva ao sucesso e não ao contrário.

Estão, portanto, com o foco errado de vida, e se cobrando além do necessário. Entendo que a pressão é grande, mas parem para pensar se muitas vezes ela é realmente necessária. Costumo dizer que “Urgente é tudo aquilo que algum incompetente deixou de fazer na hora certa”. Se tem algo que é “para ontem” é porque alguém não planejou o projeto adequadamente.

Caso tenha interesse em ler a continuação deste artigo, onde eu também comento acerca do livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, baixe o artigo completo em http://beware.com.br/Artigos/A_Depressao_nas_Equipes_de_Projetos-Carlos_Magno_Xavier.pdf

 


Como Transformar seu Planejamento estratégico em Realidade?

Como Selecionar os Projetos que Irão Ser Executados no Próximo Ano para Atender aos Objetivos Estratégicos, Obedecendo às Limitações Físicas e Financeiras?

Como Determinar se uma Proposta de Projeto é Adequada, Exequível e Viável?

 

Como Avaliar e Priorizar Projetos, Estabelecendo Categorias de Projetos e Critérios de Avaliação de Propostas?

Como Otimizar e Balancear o Portfólio?

              Como Gerenciar a Execução, Monitorar e Controlar o Portfólio?

 

 

 

4) Governança e Gerenciamento de Programas e Portfólio

Organizações com maturidade no Gerenciamento do Portfólio têm mais chances de conquistar seus objetivos desejados e alcançar o sucesso em seu negócio.

Entre em contato com um dos nossos consultores para entender como você pode aumentar os lucros, a produtividade e a competitividade da sua empresa aprimorando o gerenciamento do seu portfólio de projetos.

Envie e-mail para beware@beware.com.br ou ligue (21) 3603.0202.


5) O Prêmio Projeto e PMO do Ano

O Prêmio Projeto e PMO do Ano, organizado pela Revista Mundo PM, é uma premiação nacional que reconhece empresas e profissionais pelo trabalho na gestão de projetos, programas e portfólios de projetos, assim como no design de soluções para essa área. Como jurado desse prêmio, desde 2013, o diretor da Beware, Carlos Magno Xavier, convida-o(a) a participar.

As categorias da premiação são:
- Projeto do Ano, os melhores resultados em projetos corporativos,
- Projetos Inovador que promove inovação em produtos/serviços ou em práticas de gestão,
- Projeto Acadêmico elege trabalhos de pesquisa e estudos que apresentam uma contribuição para área,
- PMO do Ano, os melhores serviços de escritório de gerenciamento de projetos e práticas para estruturas organizacionais temporárias,
- Agile PM do Ano, os melhores cases processos ágeis e agilistas em projetos, (novo)
- Project Design do Ano, os melhores cases em práticas de design para projetos, (novo)

Inscreva-se aqui: http://projectdesignmanagement.com.br/produto/premio2018/


6) Livro do Mês: Gerenciamento de Projetos de Construção Civil

Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que o tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é contribuir com o setor da construção, no sentido de reduzir seus esforços na gestão dos seus processos de produção, por meio da implantação de uma metodologia enxuta de gerenciamento de projetos aderente às práticas disseminadas pelo Project Management Institute (PMI).

Para comprar o livro em e-book e para obter mais detalhes, clique aqui.


 

Mensagem