Equipe

Formamos uma equipe focada no nosso objetivo, que é agregar valor ao negócio dos nossos parceiros e clientes, ajudando-os a alcançar os resultados desejados por meio do sucesso no gerenciamento de seus processos, projetos, programas e portfólio.

Carlos Magno da Silva Xavier
Sócio-Diretor da Beware

IMG_5886

Foi eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil, Sócio-Diretor do Grupo Beware e sua experiência profissional, de mais de vinte e cinco anos, inclui a consultoria na sistematização do gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em várias Organizações (TIM, Eletronuclear, BR Distribuidora, Eletropaulo, Marinha do Brasil, Iguatemi, Emgepron, SESC-Rio, Petrobras e outras). É autor/coautor de dezesseis (16) livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware” – eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado “Project Management Professional” (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e UFRJ.

Assista um vídeo sobre Carlos MAGNO Xavier: Clique aqui

 

Luiz Fernando da Silva Xavier
Sócio-Diretor da Beware

IMG_6051-001

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), certificado Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo Project Management Institute (PMI), Especialista em Análise de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática (IBPI) e Graduado em Ciências Econômicas pela UFF. Sócio-diretor do Grupo Beware. Possui mais de trinta anos de experiência profissional em projetos. Coautor de sete livros e professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas desde 1998 e da UFRJ desde 2000. Leciona a disciplina de Gerenciamento de Riscos no MBA de Projetos desde 2005. Participou em consultorias na sistematização do gerenciamento de projetos em várias Organizações (TIM, Marinha do Brasil, Eletronuclear, Petrobras, Lojas Americanas, Padtec e outras) e especificamente em gestão de riscos para OAS, Queiroz Galvão, Odebrecht, Andrade Gutierrez, CCRB, CEML, Move São Paulo, ECMAN, EMGEPRON, Marquise, DOF Subsea, NORSKAN Offshore, e outras).

Maria da Penha Trindade Pinheiro Xavier
Sócia-Consultora da Beware

IMG_7920Doutora em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, mestre em Ciências Medicas pela UFF e especialista em Virologia pela UFRJ. Bióloga, perita judicial (CONPEJ), atuando em biossegurança e instalações de gás. Sócia-Consultora do Grupo Beware. Funcionária pública federal atuando na Fundação Oswaldo Cruz há mais de 25 anos. Possui mais de dez trabalhos publicados em revistas indexadas internacionais. Gestora da Qualidade e Biossegurança no Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, referência regional em rota-viroses, onde desenvolve projetos de pesquisa. Professora de Biotecnologia do IOC/FIOCRUZ.

 

Fábio Dias Bahia
Consultor da Beware

IMG_6186Doutorando em Administração, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, pós-graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade da Califórnia, Berkeley/EUA e em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ. Engenheiro de Telecomunicações pela UFF e Project Management Professional (PMP). Iniciou a carreira na Embratel em 1985, onde atuou principalmente na área de viabilidade econômica de projetos. Em 1992 foi para IBM onde ocupou posições gerenciais nas áreas de serviços e telecomunicações. Foi gerente de marketing da Vésper (2000) e de operações na Motorola (2001/2002) onde esteve envolvido em projetos internacionais. É consultor e professor de Gerenciamento de Projetos na FGV e em outras instituições de ensino.

Hélio Rodrigues Costa
Consultor da Beware

Helio NYC2 Doutor em Engenharia de Sistemas da Computação pela UFRJ com ênfase em Gerenciamento de Riscos de Projetos, Programas e Portfólios. É especialista em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Análise de Sistemas pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica e Gestão de Processos pela UFF.  Ministra cursos na FGV desde 2006 e foi premiado como melhor professor em Gerência de Projetos em 2009. Sua Tese de Doutorado em Gerenciamento de Riscos de Portfólio foi escolhida o melhor projeto acadêmico do Brasil no ano de 2011 em concurso realizado pela Revista Mundo PM, especializada em Gerenciamento de Projetos. Sua experiência profissional na área de projetos inclui a função de Gerente de Projetos e Diretor Técnico do Centro de Computação da Aeronáutica, bem como Subdiretor de Projetos da Diretoria de Tecnologia da Informação do Comando da Aeronáutica. Já realizou consultorias em Gerenciamento de Riscos e de Projetos em diversas empresas, tais como WalMart, Zilor, Queiroz, Light, FUNDEP, Nokia, CEMIG, Braskem, Odebrecht, Aeronáutica, Marinha, Incopro do Brasil, Oilstates e Petrobras. Possui diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. É articulista da Revista Mundo PM.

Roberto Paranhos
Consultor da Beware

27844_132572206759243_8028356_n

Gerente de Projetos com MBA e gerenciamento de projetos pela FGV em 2006 e certificação PMP® (Project Management Professional) em 2009 no PMI (Project Management Institute);

Gerente de Processos com certificação CBPP® (Certified Business Process Professional) na ABPMP (Association of Business Process Management Professionals);

Especializações em mapeamento e modelagem de processos de negócio pela UFRJ e especialização CRM pela ESPM;

Professor na pós-graduação de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos e em cursos específicos (Direito Autoral, Produção Gráfica, Contabilidade, Finanças, Viabilidade, Orçamento, etc...)

Fundador da capítulo do IIBA (International Institute of Business Analysis) no Rio de Janeiro;

Gerente de projetos na implantação de áreas operacionais e sistemas de grande porte em empresas nacionais e multinacionais. Muitos desses projetos em áreas de industriais, operacionais e RH. Experiência projetos de mapeamento e modelagem de processos com foco na busca de Gap’s e melhoria da operação com redução de custos.

Membro do PMI Rio como líder do grupo estratégico PMI-Educa, que visa levar as instituições de ensino, as práticas de gerenciamento de projetos;

Juliano Heinzelmann Reinert
Consultor da Beware

foto2Mestre em Engenharia de Produção pela Sociesc (ênfase na avaliação do índice de maturidade para gerenciamento de projetos de inovação), MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV (ênfase em metodologia simplificada), graduado em Automação Industrial (ênfase em computação ubíqua), possui também certificações CCTT, COBIT, Data Cabling System, MCT Fluke, FCP Professional, FCP Fibras Ópticas, FCP Master. Sua vivência profissional inclui mais de dezesete anos de experiência com projetos, consultorias em empresas nas áreas estratégica e especialista em diversas organizações, já atuou também como professor universitário. Sua experiência internacional inclui atuação, treinamentos e visitas em empresas como IBM, Nortel Telecom, Mahle, Porsche, Paulaner localizadas nos EUA e na Europa. Atualmente leciona cursos de gerenciamento de projetos, instrutor oficial Furukawa em cursos de certificação de TIC, consultor e parceiro de negócios da BEWARE, co-autor do livro "Projetos de infraestrutura de TIC" e "Gerenciamento de projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento - P&D" e sócio-diretor da Project Training (treinamentos in-company e EAD). Atua também como palestrante e como voluntário pelo PMI Santa Catarina.

Otualp Macedo
Consultor da Beware

Otu formalPós-graduado em Engenharia Elétrica e em Eletrônica, e certificado PMP pelo PMI (Project Management Institute) desde 2004, tem atuado como gerente, consultor e professor na área de gerenciamento de projetos há mais de vinte e quatro anos. Participou em diversos projetos de implantação de escritórios de projetos, com desenvolvimento de metodologia e treinamentos em gerenciamento de projetos, em organizações como: Marinha do Brasil, BNDES, FURNAS, Jaraguá Equipamentos Industriais e Petrobras. É coautor de dois livros, dentre eles  “Metodologia de Gerenciamento de Projetos - Methodware®”, eleito pelo PMI-RJ, em 2010, o melhor livro brasileiro da década em gerenciamento de projetos. Como consultor da Petrobras, por mais de cinco anos, empregou a metodologia FEL de estruturação de projeto com stage gates (portões).

Ronaldo Miranda Pontes
Consultor da Beware

RonaldoDoutorando em Administração pela Univesidad Nacional de Misiones na Argentina, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, graduado em ciências contábeis pela Fundação Educacional Machado Sobrinho.

  • Professor de Pós Graduação na FGV Management, UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, Faculdade Metodista Granbery;
  • Diretor da EduWork Consultoria e Assessoria Educacional;
  • Autor do Livro Gerenciamento de custos em Projetos. 4ª e 5ª edição. Editora FGV. Rio de Janeiro – 2014;
  • Avaliador do Ministério da Educação - MEC/INEP de Instituições de Educação Superior e Cursos de Graduação;
  • Vários artigos publicados em congressos nacional e internacional - Trabalhos Acadêmicos relevantes:

8' ICEC World Congress: Title: "ANALYSIS OF COSTS VARIATION: A NEW TOOL IN THE MANAGEMENT OF COSTS IN PROJECTS". Durban - South Africa - 2012.

9' ICEC World Congress: Title: “ANALISYS OF COSTS VARIATION IN PROJECT” - Milan, Italy - 2014.

Já atuou como:

  • Diretor de Planejamento e Gestão do Instituto Metodista Granbery;
  • Membro do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Estratégico da UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba.
  • Membro do Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora Minas Gerais
  • Membro do Conselho Diretor do CEMAT – Centro Metodista de Assistência aos Toxicômanos.
  • Membro do Conselho Consultivo do Hospital Samaritano de Campinas – SP;
  • Diretor Financeiro da Fama Fábrica de Malhas Ltda.
  • Membro do CEPE e CONSU da Faculdade Metodista Granbery;
  • Membro da CPA - Comissão Permanente de Avaliação da Faculdade Metodista Granbery.
  • Participação como jurado da terceira e quarta edição do Prêmio Valor Social promovido pelo Jornal Valor Econômico e Instituto Ethos de Responsabilidade Social.
  • Membro do Conselho Fiscal do SINEPE/Sudeste – MG – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Minas Gerais – Região Sudeste.
  • Já ministrou cursos corporativos para: Petrobras, Vale, Procter e Gamble, LG, Unisys, SulAmérica Seguros, Telemar, Usiminas, Basf, Banco do Brasil, IBM, CEMIG e IRB Brasil – Instituto de Resseguros do Brasil.

Possui experiência profissional na gerência e administração de empresas do setor têxtil e educacional, bem como consultorias à empresas. Na docência, experiência em cursos de graduação (Granbery, UFJF) e pós-graduação (FGV Management, UFJF, Granbery).