GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – JULHO/ 2017

1) Como Planejar as Respostas aos Riscos em Projetos

(Artigo do professor Carlos Magno Xavier, diretor da Beware)

O Gerenciamento de Riscos é uma das balas de prata do gerenciamento de projetos. Eu realizei uma pesquisa, com 202 projetos no Brasil, para verificar a relação entre práticas e o sucesso dos projetos. Conclui que os resultados de prazo, de custo e de atendimento aos objetivos do negócio foram predominantemente influenciados pelas práticas de gerenciamento de “Riscos”. Caso queira saber mais acerca dessa pesquisa, consulte o meu artigo As Balas de Prata no Gerenciamento de Projetos. De acordo com a pesquisa, o planejamento do gerenciamento de riscos não foi feito, de forma sistematizada, em cerca de 60% dos projetos. A análise quantitativa foi feita em somente cerca de 30% dos projetos. Também o monitoramento e o controle de riscos, apresentaram índices baixos, sendo utilizadas para esse fim as reuniões de acompanhamento em 53% dos projetos.

O gráfico a seguir apresenta um resumo do percentual de utilização das práticas na área de Gerenciamento de Riscos nos Projetos. Percebe-se que a grande maioria está abaixo dos 40%.

Como podem ver, há uma baixa maturidade no gerenciamento de riscos em projetos no Brasil. Pesquisas quantitativas, realizadas por Ibbs & Kwaak nos EUA, Sukhoo no oeste europeu e por Sonnekus & Labuschagne na África do Sul, verificaram que a área de conhecimento “gerenciamento de riscos” foi a que teve a menor avaliação de maturidade do gerenciamento de projetos em várias organizações (2,85; 1,84 e 2,65, respectivamente, em uma escala de 1 a 5). Temos aí, portanto, uma oportunidade significativa de melhoria.

Eu e o Luiz Fernando Xavier (PMP, RMP), uma das maiores autoridades em gerenciamento de riscos em projetos do Brasil e professor dessa disciplina no MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, preparamos o ebook “Como Planejar as Respostas aos Riscos do Projeto”, onde apresentamos de forma simplificada o gerenciamento de riscos em projetos. Para obter gratuitamente esse E-BOOK, clique aqui. Outros ebooks serão elaborados nesse tema, inclusive tratando da Análise Quantitativa de Riscos, que somente cerca de 30% dos projetos pesquisados por mim utilizaram.


2) Agenda de Cursos da Beware (turmas abertas)

PRÓXIMOS CURSOS EM 2017 DATA LOCAL
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS) 30 e 31 de Agosto

Brasília

Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS)  18 e 19 de Setembro Rio de Janeiro

Workshop de Gestão de Portfólio e Programas (8 HORAS)

10 de Outubro

Rio de Janeiro

Curso De Análise De Viabilidade Econômico-Financeira De Projetos (16 Horas) 14 e 22 de Outubro

Rio de Janeiro

Workshop Project Thinking: Design Thinking Na Gestão De Projetos 20 e 21 de Outubro

Rio de Janeiro

Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS)

23 e 24 de Outubro

João Pessoa

Curso De Estruturação E Implantação De PMO – Escritório De Gerenciamento De Projetos, Programas E Portfólio (16 Horas) 26 E 27 de Outubro Rio de Janeiro
Curso De Gerenciamento De Projetos De Inovação, Pesquisa E Desenvolvimento (16 Horas) 28/10 E 04/11 Jaraguá Do Sul
Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS) 28 e 29 de novembro

Curitiba

Gerenciamento de Riscos, Utilizando Simulação de Monte Carlo (16 HORAS) 11 e 12 de Dezembro

São Paulo

*Clique no nome do curso para ter acesso a mais informações.

Veja outros cursos da Beware em http://beware.com.br/servicos/cursos/ Caso tenha interesse em algum que não esteja nessa lista, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br

 


3) E-book - Como Elaborar a Estrutura Analítica de um Projeto

Em seu livro “Gerenciamento de Projetos - Como definir e controlar o escopo do projeto” (Editora Saraiva), Carlos Magno Xavier, diretor da Beware, propôs uma estratégia em cinco passos para a elaboração da EAP, utilizando a técnica top-down (de cima para baixo), onde usa, a título de ilustração, um projeto de implantação ou melhoria de um processo.

Caso queira baixar um e-book gratuito com essa estratégia, clique aqui.


4) Apoio ao Gerenciamento de Projetos Especiais / Estratégicos

No mercado competitivo em que vivemos, a sobrevivência das Organizações depende da agilidade e efetividade de suas ações. O que define o seu futuro é o sucesso dos projetos. Por isto, precisamos fazer certo a combinação certa dos projetos certos.

Para permitir que você mantenha o foco no negócio, a Beware tem a habilidade necessária para gerenciar os seus projetos especiais / estratégicos. Esse serviço, denominado GPE plus, consiste na concepção, análise de viabilidade, planejamento e acompanhamento desses projetos. A transferência do conhecimento durante a consultoria permite também agregar expertise na gestão de projetos.

Caso queira conversar com um dos nossos consultores acerca deste tema, envie e-mail para beware@beware.com.br.


5) Livro do mês: Metodologia de Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor

Este livro é direcionado para instituições e profissionais que atuam no Terceiro Setor e que precisam aumentar a chance de sucesso de seus projetos, através de utilização das principais técnicas de gerenciamento de projetos, visando contribuir na obtenção de melhores resultados.

O trabalho é resultado da adaptação da metodologia utilizada em empresas para o linguajar e a cultura do Terceiro Setor. Como o livro é voltado para a prática, é utilizado um estudo de caso real para exemplificar os procedimentos de cada processo da metodologia.

 

Para comprar o livro e obter mais detalhes, clique aqui.