A Governança no Gerenciamento de Projetos

19 de maio de 2015

O Brasil passa por uma grave crise econômica, com reflexo direto na paralização de vários projetos. Temos o desafio de fazer mais com menos, o que só é possível com a melhoria da gestão e aumento da produtividade.

Durante pesquisa realizada em 2014, com 400 organizações, por seções regionais do PMI (Project Management Institute), 38% das Organizações relataram que na maioria das vezes ou sempre seus projetos NÃO alcançam os objetivos de tempo, custo, qualidade e satisfação do cliente. As figuras a seguir mostram o percentual de Organizações que na maioria das vezes ou sempre têm problemas de prazo, custo, qualidade e satisfação do cliente e também que “governança” é pouco considerada no gerenciamento de projetos.

figura1

 

Fonte: www.pmsurvey.org

Este é o momento ideal para as organizações investirem na Governança de Projetos. Ela é responsável por prover estrutura, processos, modelos de tomada de decisão e ferramentas para gerenciar os projetos, ao mesmo tempo controlando e apoiando, a fim de obter uma entrega bem-sucedida dos benefícios esperados. Ter processo de gerenciamento aumenta em quatro vezes a chance de sucesso, segundo o PMI´s Pulse of the Profession 2015. A norma ABNT NBR ISO 21.500 fornece orientações sobre processos de gerenciamento de projetos. Um diagnóstico com base nessa norma ajuda a estabelecer a maturidade da Organização e indica onde investir.

A figura a seguir mostra que a sistematização do gerenciamento de projetos é formada por processos, pessoas e tecnologia, com a governança sendo responsável pelo funcionamento integrado dessas dimensões.

figura2

 

Há 15 anos a Beware (www.beware.com.br) oferece serviços de apoio ao gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio em Organizações como Petrobras, Lojas Americanas, BRF, Marinha do Brasil, SESC-RJ, BR Distribuidora e muitas outras. Veja a lista de nossos serviços em https://beware.com.br/servicos/consultorias/.

Peça a visita de um de nossos consultores enviando mensagem para beware@beware.com.br. Atuamos em todo o território nacional.

 

× Como podemos ajudar?