GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – NOVEMBRO/ 2018

Você também pode ver a revista em PDF: https://beware.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Revista_Eletrônica_GIP4_Beware-Novembro_2018-compressed.pdf


 

ESCRITÓRIO DE PROJETOS E PROCESSOS (EPP)

Na publicação do GUIA PMBOK®, define-se que toda organização necessita considerar o valor do negócio e os benefícios esperados dentro dos seus objetivos estratégicos, para alcançar o sucesso. A
construção do valor do negócio será realizada através da gestão eficaz do seu portfólio de programas, projetos e processos. Os
programas e projetos atenderão as metas temporárias (curto, médio e longo prazo) da empresa, em quanto os processos atenderão as metas operacionais diárias. Será na conjunção e no balanceamento dos projetos e processos que as organizações poderão maximizar o valor do seu negócio.

Respondendo a isso, a implantação de um Escritório de Projetos e Processos (EPP) ou Project and Process Management Office (PPMO) tem como principal objetivo incorporar uma estrutura de excelência na gestão corporativa, promovendo uma visão única, mais abrangente, consolidada e integrada do valor do negócio e das ações necessárias para acrescentar esse valor. Consiste na junção de dois conceitos: o Escritório de Processos (BPMO – Business Process
Management Office) e o Escritório de Projetos (PMO – Project Management Office). Leia aqui.


AGENDA DE CURSOS DA BEWARE (TURMAS ABERTAS PARA 2019)

 

Desde 2015, a Beware é Registered Education Provider (R.E.P.) pelo PMI, atendendo a todos os critérios de qualidade, garantindo PDU´s aos seus alunos e te ajudando a se destacar no mercado de trabalho. Clique no curso abaixo ou entre em https://beware.com.br/servicos/cursos .

Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 11 e 12 de Dezembro  Brasília
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas. 11 de Dezembro Niterói, RJ
Gestão Moderna de Projetos 28,29 E 30 de Janeiro Niterói, RJ
Do Project Canvas ao Plano do Projeto 28 e 29 de Janeiro Niterói, RJ
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 07 e 08 de Fevereiro Niterói, RJ
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 21 e 22 de Março Belo Horizonte
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 01 e 02 de Abril Fortaleza
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 20 e 21 de Maio Curitiba
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 20 e 21 de Junho Goiânia
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 22 e 23 de Julho São Paulo
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 21 e 22 de Outubro Recife

 

Garanta já a sua vaga, antes que a turma lote!

Vamos até você! Para cursos In Company, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br ou whatsapp para (21) 97201-9981.

 


THE PROJECT MANAGER OF THE FUTURE

O futuro do gerenciamento de projetos exigirá que organizações e indivíduos adotem um conjunto de competências e abordagens diferenciadas. As empresas devem ser ágeis e rápidas para se adaptarem em nosso ambiente altamente competitivo e em rápida evolução.
A pesquisa do PMI aponta que obter  competência verdadeiramente digital exige hoje uma combinação de habilidades. Estas incluem ciência de dados, uma mentalidade inovadora, conhecimento de segurança e privacidade, conhecimento de conformidade legal e regulamentar, a capacidade de tomar decisões baseadas em dados e liderança colaborativa.
As organizações inovadoras que valorizam a mudança digital estão criando uma cultura
que vê a interrupção como uma oportunidade para permitir a destreza. Veja aqui.


COMO COORDENAR E INTEGRAR PROJETOS DE UM PORTFÓLIO?

COMO MONITORAR E CONTROLAR O DESEMPENHO DO PROJETO?

 

COMO INFORMAR O STATUS DO PROJETO À ALTA GESTÃO?

 

 

IMPLANTAÇÃO DE ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (PMO)

Os benefícios que podem ser gerados por um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO - Project Management Office) dependem das suas funções, estrutura e recursos disponibilizados.

A ideia inicial de implantação surge da necessidade de dar maior transparência aos dirigentes acerca dos projetos que compõem a carteira da empresa e, principalmente, para aumentar a eficiência e eficácia da gestão. No decorrer da implantação outros benefícios são percebidos, tais como padronização das informações, melhor compartilhamento de recursos.

Conte com a Beware Consultoria e Treinamento para a implantação do PMO em sua organização.
Entre em contato:

Envie e-mail para beware@beware.com.br ou whatsapp (21) 97201-9981.


THE PROCUREMENT MODEL CANVAS

No blog do Canvas World foi divulgado o modelo Canvas sugerido pelo Carlos Magno Xavier, sócio diretor da Beware Consultoria e Treinamento, para suportar o processo de concepção e planejamento inicial de aquisições.

O modelo visual , junto com um método colaborativo de planejamento, ajudam a evitar falhas de comunicação e outros problemas comumente vivenciados nas aquisições. Confira abaixo:

Leia aqui o artigo Como Conceber as Contratações para Projetos.


Livro do Mês: GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES EM PROJETOS

Livro GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES EM PROJETOSSaiu a 4ª edição do livro “Gerenciamento de Aquisições em Projetos” da Editora FGV em que o diretor da Beware, Carlos Magno Xavier é coautor e coordenador.

O gerenciamento de aquisições possui uma interdependência com todas as outras áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos. Um dos registros mais importantes deste campo é a necessidade de definir de critérios de seleção adequados para diminuir a probabilidade e/ou o impacto (risco) de o fornecedor não cumprir as exigências do contrato.

O objetivo deste livro é apresentar como se dá o gerenciamento das aquisições em um projeto, o que passa pela decisão de o que, quanto, quando e como serão efetuadas as aquisições, incluindo a administração e o encerramento de contratos.

Compre o livro aqui.


O BINÔMIO QUE GARANTE O SUCESSO DO SEU PROJETO

O BINÔMIO QUE GARANTE O SUCESSO DO SEU PROJETOQuando comecei a “acordar” para a Gestão do Conhecimento, era escassa a bibliografia disponível para poder fazer um estudo mais profundo sobre o assunto. Encontrar material publicado com relatos de cases de sucesso ou metodologias formais para implantação (aquela “receitinha” passo a passo que todos queremos ter) era algo muito raro. Esta realidade evidenciava que o assunto estava timidamente sendo tratado e experimentado. Hoje o panorama mudou muito.

A Gestão do Conhecimento se transforma em assunto em pauta.

Continue Lendo Aqui.

 

Mensagem