GIP4 março 2026

Nesta edição da GIP4, convidamos o leitor a refletir sobre "Como ter Sucesso na Gestão de Programas de Projetos?" Os desafios da profissão, a importância da Formação Profissional e de estar sempre aprimorando suas habilidades e conhecimentos para atender às demandas de um mundo em constante transformação.

Você também pode ler esta edição em PDF GIP4 março 2026


Como ter Sucesso na Gestão de Programas de Projetos?

Programas de projetos são fundamentais para as organizações alcançarem seus objetivos estratégicos. A gestão de um programa tem desafios muito maiores do que o simples monitoramento do desempenho dos seus projetos componentes. Para obtermos os benefícios esperados é necessária uma governança efetiva do programa e a gestão coordenada dos projetos.

As dez práticas que o professor Carlos Magno Xavier sugere para o sucesso da gestão de um programa de projetos são:

1) Ter um Patrocinador engajado
2) Alinhar os programas aos objetivos estratégicos da Organização
3) Estabelecer a Governança do Programa
4) Analisar a Viabilidade do Programa e ter Portões de Revisão
5) Gerenciar os Riscos do Programa
6) Ter Processo para Selecionar Projetos para o Programa
7) Estabelecer uma Comunicação adequada no Programa
8) Focar a Gestão do Programa e de seus Projetos no alcance dos benefícios
9) Priorizar a Gestão usando o Princípio de Pareto
10) Adaptar a Gestão a cada Programa

A Beware disponibiliza uma série de e-books e mini e-books gratuitos, dentre eles "Como ter sucesso na gestão de programas de projetos", onde este tema é um mais aprofundado. Baixe aqui.


PMXPO™ 2026 - a principal experiência global gratuita para profissionais de projetos.

Dê um passo à frente. Cresça através da aprendizagem coletiva.

26 de março | 10h00 - 14h45 EDT (UTC-4) | Evento virtual

O PMXPO é a principal experiência global gratuita que reúne profissionais de projetos por um dia — não apenas para aprender e desenvolver habilidades, mas para se destacarem. Aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Elevar a profissão. E, em última análise, estar à altura das demandas de um mundo em constante transformação.

Você está pronto para aprimorar suas habilidades por meio do aprendizado coletivo e ampliar seu impacto como Profissional de Projetos?

Saiba mais e garanta sua vaga.


Parceria Internacional de Formação Profissional em Gestão de Projetos

A Beware Brasil firmou uma parceria estratégica com a Invicto Consultoria, de Moçambique, para a realização de um programa internacional de formações presenciais em Maputo durante 2026.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacitação de profissionais e organizações em temas essenciais para o desenvolvimento de projetos e investimentos, reunindo a experiência da Beware em treinamento executivo com a presença e conhecimento do mercado local da Invicto.

As formações serão realizadas em Maputo, com turmas presenciais conduzidas por especialistas da Beware Brasil, abordando temas como:

  • Gestão Moderna de Projetos
  • Análise de Viabilidade de Projetos
  • Gestão de Projetos na Construção Civil com MS Project
  • Gestão de Riscos utilizando Simulação Monte Carlo

Público: Gestores, engenheiros, analistas, consultores e profissionais envolvidos na concepção, planejamento e execução de projetos nos setores público e privado.

📍 Local: Maputo – Moçambique
📅 Período: Junho de 2026

Saiba mais aqui.


Curso de Gestão Moderna de Projetos

Ser ágil é uma questão de sobrevivência para as organizações. A transformação e manutenção da agilidade necessita de uma constante revisão dos processos, da cultura, do formato de liderança e das ferramentas de trabalho. Em razão deste cenário, e da busca constante por inovações, a gestão de projetos teve de evoluir. É necessário combinarmos artefatos tradicionais de metodologias simples de gestão de projetos (ex.: Basic Methodware©), com métodos ágeis (ex.: Scrum), com melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders (ex.: modelos canvas e kanban), e com ferramentas de inteligência artificial.

Algumas equipes de desenvolvimento ágil dizem que não podem estimar tempo e custo porque o escopo é variável. Carlos Magno Xavier costuma dizer que: " Uma coisa é usar o método Scrum e outra é ser scrulambado".

O fato de usar um método ágil não quer dizer que vamos deixar de estimar custo e prazo. É claro que existe a possibilidade de rever as estimativas de custo e prazo, em razão da produtividade da equipe, de alterações de escopo e outros riscos que possam ocorrer ao longo do trabalho.

De 27 a 29 de abril, o Prof Carlos Magno Xavier ministrará o curso  "Gestão Moderna de Projetos online", onde os participantes terão uma experiência bem prática.

Poucas Vagas! O curso será das 9 às 18h, com intervalo para almoço das 13 às 14h. Ementa e outros detalhes do curso acesse aqui.

Dúvidas para relacionamento@beware.com.br 


Livro do mês: “Gerenciamento de Projetos de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”

A obra não é um guia de compliance — é uma proposta estruturada de como transformar adequação regulatória em projeto gerenciável, mensurável e, sobretudo, governável. O grande mérito da obra - dos autores Carlos Magno da Silva Xavier, Luiz Fernando da Silva Xavier e Gianfranco Muncinelli - está na tradução de um problema difuso (adequação à LGPD) em uma arquitetura operacional clara. Nela, entra a adaptação da Basic Methodware®, que cumpre um papel crítico: reduzir a complexidade sem perder rigor.

Ao estruturar o projeto em apenas 13 processos, ancorados no ciclo PDCA, o livro resolve um problema clássico em iniciativas de LGPD: o excesso de abstração. Em vez de frameworks pesados e pouco executáveis, a proposta cria fluxo, cadência e previsibilidade — elementos essenciais sob a ótica de gestão de riscos.

No LGPD Canvas a obra atinge um ponto interessante: o LGPD Canvas não é apenas uma ferramenta visual. Ele é, essencialmente, um modelo cognitivo estruturado para lidar com complexidade multidimensional.

Ao organizar o problema em 12 blocos — que vão desde linha de negócio até riscos, terceiros, compliance legal e plano de ação — ele força uma visão sistêmica desde o início do projeto. Esse ponto é crítico: a maior falha em projetos de LGPD não está na execução, mas na modelagem inicial do problema.

A obra entrega algo raro: uma ponte funcional entre teoria, método e execução. Para quem atua com gestão de riscos, a principal mensagem é clara: LGPD não é um projeto jurídico — é um problema de decisão sob incerteza, que exige estrutura, método e linguagem comum entre áreas.

Adquira seu exemplar aqui.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Captação de Recursos não Reembolsáveis para Financiamento de Projetos Inovadores15hJosé Afonso Oliveira JuniorOnline (Brasil)NOVIDADE
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo 16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil) 18 e 25 de maio de 2026
Formação Internacional em Gestão de Projetos
16hLuiz Fernando XavierMaputo/ MoçambiqueJunho de 2026
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)25 e 26 de junho de 2026
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)27 de junho de 2026
Curso "Gestão Moderna de Projeto"16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)08 e 10 de julho de 2026
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 e 16 de julho de 2026
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)20 e 27 de julho de 2026
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)21, 22 e 23 de julho de 2026

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.