REVISTA GIP4 – MAIO 2021

Produtividade, agilidade, adaptabilidade: o uso das ferramentas para conseguir identificar as coisas mais importantes em um projeto para alavancar resultados, são temas da edição da revista GIP4 de maio de 2021.

Você também pode ler a revista em PDF REVISTA GIP4 - Ed.maio 2021


A Gestão Híbrida de Projetos

Escopo Preditivo (framework tradicional) ou Adaptativo (framework ágil)? Na realidade, devemos escolher a abordagem de desenvolvimento do escopo de acordo com cada produto ou serviço do projeto. Na maioria dos projetos temos que usar as duas abordagens, o que chamamos de abordagem de gestão híbrida. Helio Costa, professor e consultor da Fleks Hybrid Model, compartilhou um vídeo acerca do tema e fez uma lúcida analogia para explicar o que é a Gestão Híbrida. 

Por isso é que eu digo: nem preto nem branco, nem xiita nem sunita, nem agilista nem PMBOKista: nós somos gestores de projetos. Confira o vídeo aqui.

E se você ainda não conhece o Manifesto da Gestão Híbrida que escrevemos em julho de 2020, acesse https://www.hybridmanifesto.online/pt-br/ 


Você está preparado para a  Hiperagilidade(?)

Hyper-Agility ou Hiperagilidade é um conceito que vai além das Práticas Ágeis, para que as organizações, como um todo, possam responder às mudanças internas e externas mais rapidamente. Indico a leitura do artigo de Mario H Trentim, onde ele esclarece melhor sobre o que é a hiperagilidade, quais os seus impactos nas organizações e como você pode se preparar utilizando o PMI Citizen Development Framework. Leia mais aqui.


O uso da Matriz Eisenhower para priorização de tarefas

“A produtividade não é a quantidade de horas, mas a quantidade de valor criado com a quantidade de tarefas concluídas.” - Mario Trentim

Urgente-ou-importante? Como identificar as prioridades? A Matriz de Eisenhower ou Matriz Urgente vs Importante é uma estrutura simples e efetiva para que você mantenha o foco nas coisas que devem ser realizadas e concluídas, alavancando a sua produtividade. Você será produtivo quando conseguir identificar as coisas mais importantes que somente você pode fazer e que terão o potencial de alavancar seus resultados. No vídeo disponível no link, Mario H Trentim explica o que é e como funciona a Matriz Eisenhower (Urgente/Importante), uma técnica VISUAL de priorização. Leia mais aqui.


Boa Notícia: Governo vai retomar obras de Angra 3

O professor Álvaro Camargo, em uma postagem em seu linkedin, repercutiu a notícia do Estadão com uma boa notícia para quem trabalha na área de grandes empreendimentos de engenharia.

O Governo Federal vai retomar as obras de Angra 3, com a abertura das propostas das empresas interessadas em participar da obra. Trata-se do maior empreendimento previsto para o Brasil neste ano, e os investimentos totais devem chegar a R$ 15 bilhões. As obras devem ser iniciadas em junho deste ano, e serão divididas em duas fases. A primeira deve ir até 2023 e a segunda fase, com a instalação do reator, até 2026. 


Beware tem novo sócio consultor em seu time de especialistas

Marcelo Viola é o novo sócio consultor da Beware. Com grande expertise de mais de 20 anos em liderança e treinamento de equipes multifuncionais, planejamento e gestão estratégica, Viola veio somar ao nosso time de especialistas com seu vasto conhecimento em gerenciamento de projetos e processos, tendo atuado como consultor e instrutor em grandes empresas como Petrobras, Eletronuclear, Marinha do Brasil, Furnas entre tantas outras.

Saiba mais sobre Marcelo Viola


Livro do Mês: Gerenciamento de Projetos de Construção Civil: uma adaptação da metodologia Basic Methodware® (Gerenciamento de Projetos sem Complicação) - eBook Kindle

Devido à crescente busca por qualidade, baixo custo e maior produtividade no setor da Construção Civil, observa-se que diversas empresas vêm perdendo competitividade ao longo do tempo por não adotarem métodos de gestão adequados em seus empreendimentos. O livro, que ganhou sua versão eBook Kindle, tem como objetivo contribuir com o setor da construção, no sentido de reduzir seus esforços na gestão dos seus processos de produção, por meio da implantação de uma metodologia enxuta de gerenciamento de projetos aderente às práticas disseminadas pelo Project Management Institute (PMI).

Adquira o eBook dos autores: Carlos Magno da Silva Xavier, Luiz Fernando da Silva Xavier e Maury Melo pelos sites da Brasport ou Amazon.


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Preencha as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis. Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)06 e 07 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)11,12,14 e 15 de março de 2024
Curso de Gerenciamento de Projetos de Comunicação e Marketing18hAna Luiza Xavier
Carlos Magno Xavier
Online (Brasil)11, 12, 14, 15, 20 e 21 de março de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)8, 9 e 10 de abril de 2024
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)15 de abril de 2024

Workshop on-line de Project Canvas 6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)23, 24 e 25 de abril de 2024
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)24 e 25 de abril de 2024
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)29 e 30 de abril de 2024

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.

× Como podemos ajudar?