GIP4 janeiro 2025

GIP4 Janeiro 2025: Edição Comemorativa de 25 anos de Beware

Nesta edição da GIP4, você acessa temas como "As Metodologias Methodware®, Basic Methodware® e Risk Methodware®"; " Draft do Guia PMBOK®(PMI, 8a edição)"; "A abordagem híbrida na gestão do portfólio" e os "Top 5 melhores artigos da Beware", destaques ao longo desses 25 anos de trajetória. 

Você também pode ler em PDF a Edição Celebrativa 25 Anos Beware


A Beware faz 25 anos 

Este mês a Beware completa 25 anos de existência. Queremos agradecer aos nossos alunos, clientes, amigos, colaboradores e parceiros a confiança em nosso trabalho.

As Metodologias Methodware®, Basic Methodware® e Risk Methodware®

Em razão da demanda das organizações para gerenciar melhor os seus projetos e, com isso, obter melhores resultados, a Beware desenvolveu as Metodologias de Gerenciamento de Projetos Methodware®, Basic Methodware® e Risk Methodware®, já implantadas em diversas organizações.

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos Methodware® possui processos para iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e fechar projetos. O livro com essa metodologia ganhou, em 2010, o prêmio de “Melhor livro Brasileiro de Gerenciamento de Projetos da Década”.

A Basic Methodware® é uma adaptação da Methodware® e surgiu pela necessidade do mercado de ter uma metodologia mais simplificada para o gerenciamento de projetos de pequeno e médio porte, possuindo apenas 13 processos. A série de livros “Gerenciamento de Projetos sem Complicação” possui hoje 8 (oito) livros:  “Metodologia Simplificada de Gerenciamento de Projetos – Basic Methodware®”; “Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos”; “Projetos de Infraestrutura de TIC “; “Gerenciamento de Projetos de Construção Civil”; “Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos; “Gerenciamento de Projetos Esportivos”; “Gerenciamento de Projetos de Marketing; e “Gerenciamento de Projetos de Adequação à LGPD”, que estão disponíveis na Editora Brasport.

A Risk Methodware® ainda não virou livro, mas tem sido amplamente utilizada pelo Grupo Beware e seus parceiros comerciais, inclusive tendo sido usada em dissertação de mestrado. Ela considera a identificação de riscos usando o modelo bowtie associado ao diagrama de Ishikawa, análise qualitativa com faixas de probabilidade e impacto que permitem a conversão automática em valores quantitativos, analisa o ganho potencial das respostas aos riscos e calcula a reserva de contingência para o projeto. O uso de uma ferramenta de simulação de Monte Carlo permite com que seja apresentado o grau de confiabilidade desta estimativa, informação qualificada para tomada de decisão.

Adaptamos essas metodologias para organizações de diversos tipos e tamanhos. Caso precise de apoio para o desenvolvimento / adaptação da metodologia para a sua organização, entre em contato pelo e-mail relacionamento@beware.com.br.


A Beware disponibiliza o acesso gratuito às suas metodologias Methodware®, Basic Methodware® e Risk Methodware®

Como agradecimento aos nossos alunos, clientes, amigos, colaboradores e parceiros, a Beware está disponibilizando para a Comunidade de Gerenciamento de Projetos um site (Methodweb) com acesso gratuito às nossas metodologias: Methodware®; Basic Methodware®; e Risk Methodware®. Em um futuro próximo, também estarão nesse site a Portfolioware® e a Programware®.

Confira o passo-a-passo:

  1. No link https://bit.ly/MethodWEB você deve clicar em “Não possuo cadastro”.
  2. Ao inserir seus dados, considere o Departamento como sendo “Beware 25 anos”.
  3. Ao aceitar receber newsletter, você está autorizando o envio mensal, por e-mail, da revista eletrônica GIP4, com dicas e artigos relacionados à Gestão de Processos, Projetos, Programas e Portfólio. Se já estiver recebendo, não receberá duas vezes.
  4. Após o cadastro, uma mensagem de confirmação será enviada para o e-mail cadastrado. O próximo passo é fazer login com usuário e senha cadastrados.
  5. Você poderá consultar as três metodologias para que possa conhecê-las.
    Ao lado do nome de cada metodologia tem as opções de edição (clipe) e consulta (lupa).
  6. Seu perfil dá acesso para navegar (lupa), mas não para editar as metodologias. A edição serve para customizações e só pode ser realizada pelos respectivos responsáveis pela metodologia nos nossos clientes.
  7. Após acessar cada metodologia, basta clicar nas caixas para fazer dril down, ver conteúdo ou baixar templates.

Caso tenha interesse em um acesso que possibilita a customização das metodologias para a sua organização, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br. As customizações podem ser feitas pela equipe da Beware ou pelo próprio cliente.


A abordagem híbrida na gestão do portfólio

Muito se discute se é melhor desenvolver um produto com uma abordagem “project oriented” ou “product oriented”. No artigo do Prof. Carlos Magno, “Modelo de Entregas Baseado em Produtos ou Projetos”, ele afirma que devemos utilizar uma abordagem híbrida na gestão do portfólio, sendo algumas das iniciativas de negócio centradas no desenvolvimento de produtos, utilizando, por exemplo, o conceito de fluxo de valor (value stream), e outras centradas em projetos.

É importante salientar que, além do conceito de portfólio híbrido, citado acima, temos também a utilização da abordagem híbrida na gestão de um projeto, o que ele comenta em seu artigo “Abordagem Ágil e Tradicional na Gestão de Projetos”.

Em seu artigo “The project vs. product problem", Nader K. Rad trata o tema de forma extremamente concisa e precisa. Algumas frases interessantes do artigo:

  • “Os projetos não substituem a orientação ao produto, mas são uma forma estruturada de ser orientado ao produto”.
  • “Normalmente, um produto nasce por meio de um projeto. Alguns também são descontinuados por um projeto. Entre esses dois eventos-chave, pode haver grandes mudanças no produto, também implementadas por projetos”.
  • “Os projetos não criam nenhum valor além de seu impacto social e ético direto, e é o produto de cada projeto que pode criar o valor que a maioria das pessoas têm em mente”.
  • “Pessoas que se opõem à ideia de ter projetos e preferem ter um fluxo contínuo de trabalho, acreditam que sua abordagem é a certa e que não deve haver nenhum projeto em seu setor, o que é errado. Precisamos ter o equilíbrio certo entre mudanças contínuas e ad hoc, bem como mudanças estruturadas”.

Sugerimos a leitura do artigo “Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos” do Prof. Carlos Magno, onde ele diz que “Um dos principais desafios é encontrar um equilíbrio entre a criatividade e a disciplina. Por um lado, é preciso estimular a criatividade para gerar ideias inovadoras. Por outro lado, é necessário ter disciplina para elaborar e seguir um planejamento estruturado e garantir que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.”

Caso tenha interesse em saber mais acerca desse tema, dê uma olhada no nosso “Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento” e/ou no livro “Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento”.


Draft do Guia PMBOK®(PMI, 8a edição)

O professor Carlos Magno Xavier fez uma avaliação inicial do draft do Guia PMBOK® (PMI, 8a edição) que ficou sob consulta no mês de dezembro de 2024. Segundo ele, desde a 7a edição, o Guia PMBOK® virou uma colcha de retalhos, ainda menos prático e didático que as versões anteriores. Parece que cada grupo que vai fazer a revisão quer colocar do seu jeito, o que cria muita confusão na Comunidade de Gerenciamento de Projetos. Agora, na 8a edição, as dez "áreas de conhecimento" viraram oito "domínios", com o total de 40 processos. Mudaram de Integração para Governança (será que sabem o que é governança?) e de Custos para Finanças. Juntaram Comunicação com Stakeholders. Acabaram com as áreas de Qualidade e Aquisições.

Tem um artigo muito interessante, do Nader K. Rad, que ressalta bem, na opinião dele, as mudanças boas e ruins do draft.

Leia mais 


Top 5 melhores artigos da Beware

“A única coisa permanente é a mudança” - Heráclito de Éfeso

O Guia PMBOK® do PMI, o Darwinismo e a Originalidade da Cópia

Vivemos em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, que leva as Organizações a viverem em permanente estado de mudança. Para melhor lidar com as mudanças é fundamental o gerenciamento de projetos, com milhares de profissionais canalizando recursos para o desenvolvimento de competências nessa área. Porém, algumas perguntas se fazem necessárias. Antes de aplicar uma prática proposta pela comunidade de gerenciamento de projetos, analise se realmente ela é aderente às necessidades de seu projeto.

Leia mais

As Balas de Prata no Gerenciamento de Projetos

A metáfora “bala de prata” se aplica a qualquer ação que tem uma extrema eficácia na solução de um problema. Existem centenas de publicações indicando o que fazer durante o gerenciamento de um projeto, levando os gestores a terem dificuldades em determinar o foco do seu trabalho e de sua equipe. Uma das consequências é a alta frequência com que os projetos não alcançam os seus objetivos. 

Devemos atuar então de forma objetiva no desenvolvimento de uma maturidade em gerenciamento de projetos. Para isso devemos identificar os fatores, ou seja, os elementos de um projeto que podem ser influenciados para aumentar a probabilidade de seu sucesso. Este artigo pretende citar as práticas que concorrem ou contribuem para o sucesso do gerenciamento de um projeto.

Ler mais


Todo projeto tem risco. Veja como mapeá-los e gerenciá-los em 5 passos

Engana-se quem pensa que a gestão de projetos só deve ser realizada em empresas grandes e para projetos complexos. Na verdade, você pode aplicar as boas práticas de gestão para projetos simples ou até para os que são pessoais, tais como emagrecer, organizar um churrasco ou até mesmo realizar uma transição de carreira.

Leia mais.

Usando PMBOK®, Kanban e Scrum para melhorar o desempenho em projetos de consultoria

O gerenciamento de projetos é uma área de conhecimento que tem sido demandada cada vez com mais intensidade nos últimos anos. A atualização constante, através da participação em cursos e da leitura de livros e artigos, é fator crítico para aqueles que pretendem ter sucesso nessa área. Porém, não basta frequentar bancos escolares, ler diversos materiais sobre o assunto, ter vários anos de experiência, se o profissional não possuir a capacidade de adaptar todo esse conhecimento à realidade de cada empresa / projeto.

Leia mais

A importância do Patrocinador para o sucesso do projeto

Um dos fatores críticos do sucesso em projetos é o comprometimento dos principais envolvidos (stakeholders) com o projeto. Na realidade, ninguém compromete ninguém, o que fazemos é criar as condições para que as pessoas se sintam comprometidas. Além de entender suas necessidades e expectativas, devemos gerenciá-las a fim de assegurar um projeto bem-sucedido.

Leia mais


Livro da década: “Metodologia de Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor” 

Essa obra é o resultado de um esforço realizado, em 2008, por voluntários do Grupo PMI-Rio no Terceiro Setor - iniciativa na seção regional do Project Management Institute (PMI) no Rio de Janeiro.

A metodologia viabiliza às instituições do terceiro setor os benefícios que as organizações do primeiro e segundo setor usufruem pela utilização de metodologias de gerenciamento de projetos, tais como: o atendimento aos objetivos dos projetos, dentro do escopo, custo e prazo planejados. Reforçando a preocupação com a aplicabilidade da metodologia, o livro apresenta um estudo de caso, diversos modelos prontos para utilização (planos de projeto, propostas de projeto social, entre outros) e um glossário de termos de gerenciamento de projeto no Terceiro Setor.

Adquira aqui seu exemplar. 


Academia Beware

Capacitação profissional na área de gerenciamento de processos, projetos, portfólio e programa. 

WEBINARS E CURSOS ON-LINE

Que tal preencher as lacunas entre o planejamento e a execução e maximizando resultados através do uso inteligente dos recursos disponíveis?! Conheça nossos cursos.

CURSOSCARGA HORÁRIAPROFESSORLOCALDATA
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierOnline (Brasil)21 e 28 de março de 2025
Curso "Gestão Moderna de Projeto"24hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)7, 8 e 14 de abril de 2025
Curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento

16hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)9, 10, 23 e 24 de abril de 2024
Workshop de Elaboração da EAP6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)28, 29 e 30 de abril de 2025
Curso de Gerenciamento de Riscos utilizando Simulação de Monte Carlo16hLuiz Fernando XavierNiterói (RJ)09 e 16 de maio de 2025
Agilidade em outros projetos que não de software6hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)25 e 26 de junho de 2025
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas8hCarlos Magno XavierOnline (Brasil)30 de junho de 2025

Para mais informações, envie-nos uma mensagem para o e-mail relacionamento@beware.com.br ou WhatsApp (21) 98111- 4555. 

Solicite uma proposta de consultoria para o seu projeto.