GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PROCESSOS, PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO – REVISTA GIP4 – FEVEREIRO/ 2019

Você também pode ver a revista em PDF: https://beware.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Revista-GIP4-Fevereiro-2019-compressed-1.pdf


A DEFINIÇÃO DO ESCOPO COM APOIO DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP)

Ao gerenciar um projeto, um grande desafio é definir com clareza o seu escopo, que consiste nos produtos e serviços, denominados "entregas" (deliverables), que serão gerados para que sejam alcançados os objetivos do projeto.

O escopo de um projeto é representado na Estrutura Analítica do projeto - EAP (tradução para o português de Work Breakdown Structure - WBS).

No artigo, "A definição do Escopo com Apoio da Estrutura Analítica do Projeto", você encontrará a definição da estrutura analítica de projetos (EAP): qual o método de elaboração da EAP e exemplos de estrutura analítica de projetos.

Leia o Artigo Aqui


APLICANDO A METODOLOGIA SIMPLIFICADA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS À ÁREA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE
PESSOAS

APLICANDO A METODOLOGIA SIMPLIFICADA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS À ÁREA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOASOs líderes de RH precisam ter uma visão sistêmica desenvolvida e focada na sua missão para contribuir através de projetos de forma alinhada e produtiva na corporação, proporcionando vantagem competitiva na empresa dentro do mercado.

A metodologia de Gerenciamento Simplificada de Projetos Basic Methodware é uma ferramenta simples e flexível que auxilia o líder de RH a planejar, executar, acompanhar e encerrar o projeto, estar presente em todo o ciclo de vida da proposta, desde a identificação correta da problemática ou oportunidade até a sua mensuração através de indicadores, mostrando a sua real contribuição dentro da estratégia da empresa.

Conforme citado no estudo por Chiavenato (2010), Lacombe e Heilborn (2008), é uma das áreas que mais traz lucratividade para as empresas e que possui uma necessidade vital e constante de investimento destas, pois é o responsável pelo desenvolvimento do seu bem mais valioso, as pessoas.

Continue Lendo Aqui.


O SEGREDO DAS EMPRESAS CAMPEÃS

Segundo o Pulse of the Profession 2018 do Project Management  Institute (PMI), as organizações campeãs (com 80% ou mais de projetos concluídos no prazo e no orçamento, que cumprem as intenções de negócio e têm alta maturidade de percepção de benefícios) investem no desenvolvimento de talentos:

  • 83% têm treinamento de gerenciamento de projeto
  • 81% têm um processo formal de transferência de conhecimento
  • 81% priorizam o desenvolvimento de habilidades de negócio em gerenciamento de projetos
  • 79% priorizam o desenvolvimento de habilidades de liderança em gerenciamento de projetos
  • 77% têm um processo formal para desenvolver competência em gerenciamento de projetos.

Fonte: PM Network, Janeiro de 2019


AGENDA DE CURSOS DA BEWARE (TURMAS ABERTAS)

Desde 2015, a Beware é Registered Education Provider (R.E.P.) pelo PMI, atendendo a todos os critérios de qualidade, garantindo PDU´s aos seus alunos e te ajudando a se destacar no mercado de trabalho. Clique no curso abaixo ou entre em https://beware.com.br/servicos/cursos .

Workshop de Elaboração de Dashboard 19 de Março Centro, Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 21 e 22 de Março Belo Horizonte
Gestão Moderna de Projetos 25, 26 e 27 de de Março Niterói, RJ
Do Project Canvas ao Plano do Projeto 25 e 26 de Março Niterói, RJ
Workshop de Prazo Agregado 28 de Março Centro, Rio de Janeiro
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 01 e 02 de Abril Fortaleza
Workshop de Auditoria de Cronogramas 11 de Abril Centro, Rio de Janeiro
Curso de Gerenciamento de Projetos para Executivos de Finanças 12 e 13 de Abril Centro, Rio de Janeiro
Workshop de Gestão de Portfólio e Programas 25 de Abril Niterói, RJ
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 29 e 30 de Abril Niterói, RJ
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 20 e 21 de Maio Curitiba
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 20 e 21 de Junho Goiânia
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 22 e 23 de Julho São Paulo
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 21 e 22 de Outubro Recife
Gerenciamento de Riscos, utilizando Simulação de Monte Carlo 10 e 11 de Dezembro Brasília

Garanta já a sua vaga, antes que a turma lote!

Vamos até você! Para cursos In Company, envie mensagem para relacionamento@beware.com.br ou whatsapp para (21) 97201-9981.


COMO OTIMIZAR OS RESULTADOS DOS MEUS PROJETOS?COMO OTIMIZAR OS RESULTADOS DOS MEUS PROJETOS?

COMO ELABORAR CRONOGRAMAS MAIS ASSERTIVOS?

COMO ASSEGURAR QUE OS OBJETIVOS DOS PROJETOS SEJAM CUMPRIDOS?

 

COMO ASSEGURAR QUE OS OBJETIVOS DOS PROJETOS SEJAM CUMPRIDOS?

 

IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Devido à demanda das empresas por gerenciar melhor os seus projetos, a fim de obter melhores resultados, a Beware te apoia na implantação de metodologia de gerenciamento de projeto.

Entre em contato para entender como você pode aumentar a probabilidade de sucesso do seu projeto.

Conte com a Beware Consultoria e Treinamento!

Entre em contato:

Envie e-mail para beware@beware.com.br ou whatsapp (21) 97201-9981.


PMO É PASSADO? CHEGOU A VEZ DO PSO

60% dos profissionais seniores de projetos questionam o valor do PMO; e 50% do PMOs falham em sua primeira implementação.

É fundamental entender esse setor da organização como um prestador de serviços, sendo importante que ele agregue valor para o negócio e não seja tratado somente como um instrumento de relato de desempenho ("dedo duro") dos projetos.

A visão deve ser mais de um facilitador do que de um auditor, de forma a não criar uma rejeição ao seu trabalho.

Por isto, apesar da sigla PMO ser a mais conhecida no mercado, a sugestão do Carlos Magno Xavier é que passemos a chamá-lo de Escritório de Suporte aos Projetos (ESP) ou Project Support Office (PSO).

Continue Lendo Aqui.


WEBINAR GRATUITO DE GESTÃO DE RISCO

Risk? Where? Da metodologia premiada Methodware® ao Riskware®, um caminho de sucesso

Em razão do atual cenário de evolução tecnológica e da busca constante por inovações, a gestão de projetos teve de evoluir. Tudo se resume em entregar mais rápido para o cliente o que foi demandado, sem prejuízo para a qualidade.

Uma boa forma de alinharmos resultados com a vida pessoal é através de processos e ferramentas que auxiliem na otimização do trabalho.

A metodologia Methodware® transformou-se em livro em 2005 e ganhou, em 2010, o prêmio de "Melhor livro de gerenciamento de projetos da década no Brasil", tendo sido adaptada para empresas de diversos tipos e tamanhos. O sucesso agora é com a Riskware®.

Saiba Mais Aqui.


AS NOVAS ATRIBUIÇÕES DO GERENTE DE PROJETOS

De acordo com o Pulse of the Profession 2018 PMI, as responsabilidades do gerente de projeto estão expandindo para:

  • Conselheiro estratégico sobre planejamento, execução e entregas,
  • Inovador, agindo muitas vezes como product owner,
  • Comunicador,
  • Grande pensador, atuando com inteligência emocional,
  • Gerente versátil, por ter experiência com diversas abordagens, tais como waterfall, scrum, agile, lean, design thinking etc.

LIVRO DO MÊS: METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - METHODWARE

METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - METHODWARE

A grande maioria dos livros de gerenciamento de projetos existentes no mercado apresenta “o que” é necessário para o gerenciamento de projetos, sem entrar no mérito de “como” esses processos devem ser realizados e em que sequência. Este livro é direcionado para empresas e profissionais que precisam aumentar a chance de sucesso de seus projetos, através do estabelecimento de métodos para iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos. A metodologia apresentada mostra aos leitores “como” implementar as boas práticas sugeridas pela publicação, da área de gerenciamento de projetos, mais vendida no mundo – A Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK® 5ª edição), publicada pelo Project Management Institute (PMI).

O livro é voltado para a prática e, por isso, utiliza o projeto de um treinamento para exemplificar os procedimentos de cada processo da metodologia. A metodologia apresentada foi elaborada em 2003 e desde então tem sido implantada em diversas organizações. Apresenta um capítulo em que é sugerido como a metodologia deve ser implantada, sob a forma de projeto, e inserida em um contexto mais amplo de melhoria da maturidade em gerenciamento de projetos da empresa.

Apresenta apêndices onde podem ser encontrados: um exemplo de Plano de Gerenciamento do Projeto; 36 modelos (templates) de documentos citados na metodologia em dois softwares de gerenciamento de projetos do mercado: Microsoft Project e Project Builder.

Compre o livro aqui.

 

Mensagem